CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

Formação do Padre Diocesano

Tendo em vista que os aspirantes a vocação sacerdotal devem obter crescimento nas dimensões: Humana, Intelectual e Espiritual, a formação dos futuros padres é uma das atividades prioritárias de toda a Diocese de Apucarana.


Neste contexto, devemos pensar em como são importantes os Seminários da diocese! Nele os jovens têm a oportunidade de  concluir sua formação acadêmica, alguns ainda no ensino fundamental e médio e aperfeiçoar-se em sua formação integral. Sem os Seminários, muitos dos presbíteros não teriam tido a oportunidade de desenvolver sua vocação sacerdotal.


Antes de ingressar em um seminário, é importante frisar que a  formação inicia-se na família, na comunidade eclesial. 






O SAV(Serviço de Animação Vocacional) da Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã (anteriormente chamado de pastoral vocacional) oferece preciosos elementos para o discernimento vocacional atráves de encontros, estágios, diálogos! 

Através dos estágios vocacionais,os vocacionados conhecem e ingressam nos seminários da Diocese de Apucarana e Londrina - Pr e se tornam sacerdotes.




<<<ETAPAS DA FORMAÇÃO>>>



O SEMINÁRIO MENOR: Acolhe os jovens com 14 anos ou mais que esteja iniciando ou cursando o Ensino Médio.

O SEMINÁRIO DE MAIOR DE FILOSOFIA: nesta etapa o jovem  é acolhido no seminario menor ou maior (01 ano, Propedeutico para adaptação e preparação do jovem para ingressar no curso de Filosofia) cursa três anos de Filosofia, no Instituto Filosófico da Diocese de Apucarana-Pr, para aprender e praticar a Filosofia, que significa, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Após o termino desta etapa o seminarista será um Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber

O SEMINÁRIO DE TEOLOGIA: É a última etapa da formação presbiteral, na qual os seminaristas cursam quatro anos na faculdade de Teologia da PUC-PR, para que dominem o estudo e a análise das religiões num contexto histórico específico e sua influência sobre os processos antropológicos e sociológicos. No curso de Teologia aprende-se a pesquisar a história, os fenômenos e as tradições religiosas, e também aprenderá a estudar e interpretar os textos sagrados (Bíblia), doutrinas e dogmas de total relevância para  a fé católica.





Você já pensou que Deus tem um plano para sua vida? Entre em contato conosco:
SAV - Serviço de Animação Vocacional
Caixa Postal 195
86800 – 970 - Apucarana – Pr
(43) 3423 - 6811, Pe Emerson ou Pe Marcos Bertanha
sav_apucarana@yahoo.com.br
www.savapucarana.blogspot.com