CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

Sinais da Vocação

A questão agora é a seguinte: Vamos falar de um jovem que está pensando em ingressar na vida sacerdotal ou religiosa. Que critérios (sinais, meios) deve usar para saber se está ou não preparado para deixar sua família e passar para o seminário. Vejamos!

* 1. Querer: Apenas gostar, admirar, achar bonito não é suficiente. Estar em dúvida também não é suficiente. Você precisa estar decidido a seguir esta vida, embora saiba que no futuro, principalmente com os novos conhecimentos que irá adquirir, poderá mudar de idéia. A decisão definitiva você só terá de tomar 6 meses antes da ordenação sacerdotal e, para aqueles que querem ser Irmãos, antes dos votos perpétuos.

* 2. Essa sua opção deve ser por motivos válidos.
 São motivos válidos - Consagrar-se a Deus. Seguir o exemplo de Jesus Cristo. Sentir-se identificado com o carisma da Congregação. Estar preocupado com a construção do Reino de Deus, com a evangelização. Estar preocupado com os pobres, com a justiça, com os problemas sociais. São motivos falsos - Querer libertar-se da família. Buscar a salvação eterna. Desilusão em um namoro. Não é você mesmo que quer, mas é outra pessoa que quer que você abrace esta vida, por exemplo, sua avó, alguém que fez uma promessa... Apenas um entusiasmo de momento. Se há um ponto em que você não pode de forma alguma ser precipitado é este da vocação! Tenha calma, certo?

* 3. Ter boa saúde física e mental: Você precisa ter uma saúde suficiente para viver a vida comunitária e exercer as tarefas no seminário, congregação ou ordem religiosa.

* 4. Maturidade afetiva: Deve ter um desenvolvimento normal tanto na área afetiva como sexual.

* 5. Maturidade humana: Deve ter amor ao trabalho, ao estudo e vida social normal.

* 6. Vida cristã: Você deve estar ligado à sua Comunidade. Participar da Missa ou Culto Dominical; se possível, desempenhar algum serviço ou ministério na Comunidade, por exemplo, catequese, grupo de jovens, música, liturgia etc. Se um jovem desligado da Igreja entra no seminário, não agüenta muito tempo e sai. Isso porque a vida no seminário é muito ligada com as coisas de Deus, forçando-o a uma mudança muito grande de vida. Ao passo que se ele já vive assim em casa, quando vier para o seminário haverá uma continuidade normal em sua vida. Também o engajamento na Igreja serve de teste para você ver se se dá bem mesmo com esse caminho que quer seguir. Outro aspecto importante da vida cristã é o gosto pela oração, pelo diálogo com Deus. Quem não gosta de rezar e de lidar com as coisas de Deus não persevera no seminário. Como poderá perseverar, fazendo aquilo de que não gosta? Seria como alguém querer ser pintor de prédio e não suportar altura, ou querer ser médico e não suportar ver sangue. Temos ainda outro ponto importantíssimo que é a disponibilidade nas mãos de Deus, como Maria: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim conforme a tua palavra" (Lc 1,38).



MAIS INFORMAÇÕES:

Seminário Menor Diocesano 



Endereço

Rua José Miskowski, 240
Cidade: Apucarana / PR
CEP: 86.812-285

Tel: (43) 3423-8848


SAV - Serviço de Animação Vocacional
Caixa Postal 195
86800 – 970 - Apucarana – Pr
(43) 3423 - 6811, Pe Valdecir ou Pe Marcos Bertanha
sav_apucarana@yahoo.com.br
www.savapucarana.blogspot.com