CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

Respostas!


O que é o SAV?
É a pastoral que se dedica especialmente a despertar e acompanhar as vocações específicas na Igreja.

A quem Deus Chama?
Ele chama a todos, sem distinção de raça ou cor, melhor ou pior. Deus não chama somente os capacitados, mas capacita os escolhidos, aqueles que sentem o chamado de Deus nos mais pobres e nas necessidades da Igreja. Deus é livre para chamar, e a pessoa é livre para responder. O Pai propõe, não impõe.

O que é vocação? Poderia me explicar?
- De maneira sintética, resumida, podemos definir que vocação é o apelo (chamado) de Deus-amor, a uma pessoa. Ele faz seu convite a cada pessoa, homem ou mulher, independente de raça, cor, idade ou posição social. Ele os convoca para o serviço na sua Igreja e para a concretização do seu Reino de amor. Portanto, a vocação, conhecida e seguida, é como o sol que clarifica e aquece toda a existência: é luz, calor, vida, alegria e assim por diante.

Quais são as vocações?

*Vocação Humana
Deus deu a todos a vida, ela é um dom de Deus. O Pai quer que todos sejam pessoas humanas. Mas ninguém vive no mundo sozinho, vivemos com o outro para ajudá-lo a ser melhor. Vivemos no mundo para transformá-lo. Somos chamados para nos construir e para nos desenvolver, somos chamados para ser filhos de Deus, vivendo na sua amizade e participando de seu projeto de amor e salvação.

*Vocação Cristã
É seguir Jesus Cristo, sua vida e seus ensinamentos. É ser membro atuante da Igreja. A vocação cristã, nós a vivemos intensamente numa vocação específica: leiga, matrimonial, sacerdotal ou religiosa.

*Vocação Leiga
É ser sal, luz, fermento no mundo. É ser o coração da Igreja no mundo. É ajudar a comunidade, seja na catequese, na liturgia, na animação, enfim, ajudar naquilo que você mais gosta.

*Vocação Matrimonial
No matrimônio o cristão expressa o amor de Deus. No amor humano está presente o amor de Deus. A família é fonte que gera vocações.

*Vocação Sacerdotal
É continuar a Missão de Jesus Cristo, único e verdadeiro sacerdote, por meio do anúncio da Palavra de Deus, pela celebração dos Sacramentos, principalmente da Eucaristia.

*Vocação Religiosa
É vida de doação e de consagração inteiramente a Deus. É a vida dos irmãos e irmãs religiosos, e dos sacerdotes religiosos, que vivem na alegria da fraternidade e do serviço. São sinais e presença de Deus no mundo.

O que é um encontro vocacional?
O Encontro Vocacional não é tempo de falar, mas de ouvir, escutar o que o Pai tem para nos falar. É o momento de abrir os ouvidos para a escuta atenta de Deus, que tem um projeto de vida para mim. “Falai, Senhor, que o vosso servo escuta!”. É tempo de calar outras vozes dentro de mim, no meu interior, para poder escutar e seguir a voz de Deus.
É muito importante e necessário fazer o encontro vocacional, pois é preciso parar a corrida da vida, que não permite contemplar a mim mesmo, verificar como sou e como estou, para fazer um discernimento, e descobrir o que Deus quer de mim. É uma pausa no caminho, onde me aproximo do poço da água viva, restauro minhas forças e prossigo, de modo novo, meu caminho. Os encontros vocacionais não são somente para aqueles que pretendem seguir a Vida Religiosa, mas também para aqueles que buscam orientações, um sentido para suas vidas. Isso é importante para que você descubra um caminho a seguir, até mesmo uma profissão.

Existe vocação comum e vocação específica?
Sim. Todos pelo Batismo, somos chamados a ser cristãos, portanto a viver santamente. Esta é a vocação comum, diz respeito a todos nós, é a que dá fundamento para a vocação específica.

O que é vocação específica?
Dentro da unidade da Igreja alguns são chamados a se consagrarem de modo especial como Padres (diocesanos ou religiosos) ou Freiras (religiosas).

O SAV cuida de todos estes?
O Serviço de Animação Vocacional  possui o ramo masculino para ser Padre Diocesano e o ramo feminino para ser Freira numa congregação religiosa.

O que é Padre Diocesano?
É aquele que geralmente assume os trabalhos à frente de uma paróquia. Está diretamente ligado ao Bispo Diocesano e atua principalmente nos limites da Diocese (conjunto de cidades que possui uma sede, no nosso caso a sede é Petrópolis).

O que é Padre Religioso?
É aquele que trabalha na Diocese, mas está também ligado à sua Ordem como por exemplo: Agostinianos, Beneditinos, Cartuxos, Cistercienses, Dominicanos, Franciscanos, etc.

O SAV Diocesana só atende os diocesanos?
No primeiro momento acolhemos a todos. Se for o caso, indicamos a Pastoral Vocacional específica de cada congregação religiosa.

Quem pode participar  de um encontro vocacional?
Todos os que se sentem chamados a pensar seriamente sobre a própria vocação para ser Padre.

O SAV trabalha sozinho?
Não. Algumas paróquias tem as Equipes Vocacionais Paroquiais. Estas fazem o primeiro despertar, depois encaminham os vocacionados para os encontros diocesanos. Este é a forma ideal.

O que fazer se na Paróquia não houver este trabalho?
Primeiro deve-se procurar o Pároco ou o Vigário paroquial, pedindo para que possa procurar uma Equipe do SAV.

Como funciona o SAV Feminina?
Esta pastoral está sendo estruturada, já realizou alguns encontros e pretende realizar outros.

Como ficar sabendo das datas dos encontros Masculinos e Femininos?
Todas as paróquias recebem o calendário dos encontros. Ou pode-se entrar em contato direto com os responsáveis pelas Pastorais.

Em que idade Deus chama ao sacerdócio ou a vida consagrada?
- Deus chama quando quer, isto é, em todas as idades. Ordinariamente, Ele faz ouvir a sua voz na adolescência e nos anos da juventude, diante os quais o próprio futuro é decidido. Por isso o adolescente e o jovem deve esforçar-se por descobrir e viver a vocação com a qual Deus o chama a cumprir uma missão neste mundo.

É preciso algum sinal extraordinário para conhecer o "Projeto de Deus" em relação a vocação?
- A vontade de Deus manifesta-se ordinariamente através da Revelação: - Bíblia - Tradição - Magistério vivo da Igreja (vontade de Deus); das inclinações naturais e das inspirações interiores da graça (vontade inspirada); das situações e acontecimentos (vontade esculpida); das ordens e conselhos da autoridade e particularmente do Diretor Espiritual (vontade imperada).

O que é vocação de especial consagração?
- A esta questão podemos afirmar que todo cristão é chamado a realizar a vocação ao apostolado. No entanto, há várias maneiras para realizar isto. A maioria dos homens e mulheres são chamados para santificar-se no caminho do Matrimônio, isto é, na missão de realizar uma família, procriando e educando os filhos para a Pátria terrena e para a Pátria celeste. Agora veja bem, a vocação de especial consagração é chamada assim porque está ligada mais diretamente ao serviço da Igreja em direção às pessoas. As principais vocações de especial consagração são quatro: vocação sacerdotal; vocação religiosa; vocação missionária e podemos dizer também da vocação secular.
 Na vocação de especial consagração, todas são necessárias, mas podemos destacar a sacerdotal. Entre os diversos missionários e missionárias existentes na Igreja, a do sacerdote é fundamental, porque o sacerdote pode consagrar a Eucaristia, fonte e culminância de todo o bem espiritual da Igreja.

Gostaria de saber quando é que a vida ganha um verdadeiro significado.
- Desde a hora do nosso nascimento a vida tem um significado profundo. Foi por amor que passamos a existir e é com amor que devemos viver todos os dias de nossa existência. Portanto, a resposta mais direta é afirmar que a vida ganha verdadeiro significado quando esta vida possui a dimensão da doação aos outros. Jesus mesmo disse: "Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa, salvá-la-á. (Lc 9,24); é o jogo da vida!  Jesus também disse: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos" (Jo 15,13).

É lícito à família pôr obstáculos aos filhos, para que não sigam a vocação?
- Não! Não é justo que a família venha colocar obstáculos quando um adolescente ou jovem manifesta o anseio em ser padre, irmão ou irmã. O papel dos pais deve ser o de orientá-los na importância da escolha que eles necessitam fazer na vida. Não podem absolutamente impedi-los de abraçar a vocação. Além do mais, a vocação é um dom, é um chamado divino. A vocação vem de Deus e assim sendo, quando um filho ou uma filha, adolescente ou jovem, manifesta a sua vocação, o que pode-se fazer além de orientá-lo é rezar. Pedir para que o Senhor da messe aponte o caminho para esta pessoa se muito feliz. A vocação é uma bênção dos céus. É aconselhavel rezar também a nossa Senhora, ela é a Mãe de todos os vocacionados(as), para que o escolhido mantenha-se firme na disponibilidade para Cristo que o chama. Que ele(ela) dê uma resposta consciente, generosa ao Senhor.

A Igreja tem dado espaço para a atuação do jovem?
- Caro amigo internauta, a Igreja sempre tem proporcionado abertura e continua dando passos largos em direção ao jovem. Na Igreja o jovem encontra seu espaço. A todo momento ele é convidado para participar, definir seu papel de jovem que anseia por um mundo melhor. Na Igreja ele encontra o seu lugar para testemunhar seus sonhos e ideais manifestando-se ativamente.
 Através da Pastoral da Juventude e do constante incentivo das Conferencias Episcopais, a Igreja vem continuamente dando lugar e abrindo novos espaços para a participação eclesial do jovem. A potencialidade vital, o instinto de fidelidade e o relacionamento profundo com Deus são características básicas dos jovens que se propõem assumir o papel de agentes transformadores e libertadores do mundo. Assim sendo, a Igreja quer assumir os desafios da evangelização em parceria com com esses ideais da juventude.
 Hoje percebe-se um número crescente de jovens carregando a bandeira da paz, assumindo os desafios da Igreja e do mundo. Levam adiante e com coragem a mensagem do evangelho. Resta-nos a grande esperança de um mundo mais feliz, mais comprometido com a paz, com a esperança e com a nova história.

O que é Instituto Secular?
- Sobre Instituto Secular podemos dizer que ele é o caminho seguido por cristãos, homens e mulheres, que vivem as realidades comuns a todas as pessoas: na família, no trabalho, na cultura, na política e assim por diante. Entretanto, assumem um compromisso de viver plenamente as exigências do Evangelho na pobreza, na castidade e na obediência, por causa do Reino de Deus. Essa consagração lhes dá uma força maior para transformar o mundo sem sair do meio em que vivem. Por isso o que os caracteriza é a chamada "sacularidade consagrada". Alguns vivem em comunidade, outros não.

Quem são os padres?
- Padres, sacerdotes, ou presbíteros, são homens escolhidos por Deus (veja Hbr 5,4), e marcados com um especial caráter que os configura com Cristo sacerdote, a ponto de poder agir em nome e na pessoa de Cristo cabeça, como cooperadores da ordem episcopal. O sacramento que confere poderes sacerdotais ao jovem vocacionado é o Sacramento da Ordem.

O que é necessário para um rapaz tornar-se padre, ou irmão religioso e uma jovem freira?
- A esta pergunta podemos propor três afirmações: 1º - é preciso ter vontade  de ser padre, irmão religioso consagrado, ou no caso de uma moça, ser uma religiosa consagrada; 2º - é preciso ter reta intenção; 3º - é preciso ter qualidades necessárias e deixar-se conduzir pelo Senhor que o chama. Ele é que capacita a quem chama. Expliquemos: o próprio jovem, por sua livre vontade, há de escolher este estado de vida. Não será por insinuação de outro, por fuga do mundo ou para fugir dos problemas em casa ou do trabalho. É necessário desejo sincero que brota do coração. Neste particular, os pais e responsáveis só deverão apoiar, sem forçar ou impedir a jornada.
 O motivo pelo qual o jovem aspira esta vocação deve ser a glória do Senhor, a salvação dos irmãos e irmãs. Não é admitido aqui os motivos fúteis e terrenos como o buscar honrarias, facilidades na vida, desilusões sentimentais, forma de segurança a vida ou o ato de poder e glórias. Assim sendo, deve o candidato à vida religiosa ou à vida sacerdotal apresentar certas credenciais, como prova de que o Senhor o está chamando para tal missão. E são as qualidades:físicas, saúde do corpo e da mente, morais, espirituais e intelectuais, alma e coração, capacidade de conviver com os demais que vem dar maior segurança ao jovem aspirante à este estado de vida. Tudo isso, com certeza, faz parte para um caminhar sereno em busca da realização.
 Sabemos que a vocação se manifesta no coração do jovem através de uma vontade, uma inclinação e pela posse de boas qualidades. Por isso, ser padre ou religioso consagrado é uma graça divina, onde Jesus convida as pessoas para segui-lo. Veja as passagens do Evangelho: o jovem rico, o cobrador de impostos, vocação de Maria, vocação dos apóstolos, etc. A verdade é que Jesus continua chamando jovens generosos para segui-lo: "vem e segue-me".

Pode haver padres casados?
- O Concílio Vaticano II diz que o celibato, enquanto atitude radical de despojamento, é fonte especial de fecundidade espiritual para o mundo, tão voltado ao uso e abuso do sexo, do dinheiro, e do poder. O celibato é uma forma de santificação do mundo. Mas não é, por sua natureza, exigência explicitamente fundamental do sacerdócio, como na Igreja primitiva (cf. 1Tm 3,2-5 e Tt 1,6). Agora veja bem, se alguém que foi ordenado padre não quer viver mais como padre ele deve pedir a liberação de seu ofício ao Papa. Fica porém, nele o caráter (=marca), pois uma vez sacerdote, isto é para sempre. Ele não poderá mais exercer o seu ministério, a não ser em casos extremos, como por exemplo, o da morte iminente de alguém que precisa do atendimento sacramental e dos serviços do sacerdote.
 - Sobre este assunto, você poderá compreender melhor na resposta que procuramos dar sobre o celibato na Igreja. Está questão está um pouco mais abaixo. Confira!.

Além dos padres, dos bispos, quem poderá exercer o ministério ordenado na comunidade cristã?
Esta é uma boa pergunta. Vejamos!  A pessoa, além do bispo e do padre, que pode exercer o ministério ordenado na comunidade cristã é o diácono. Ele, por meio da graça sacramental que deriva da Ordem Sagrada, exprime o serviço na Igreja, à imitação de Jesus o servo de todos. Portanto, o diácono é um servidor. Servir significa dar continuidade à missão de salvação de Jesus, colocando à disposição dos irmãos e irmãs a própria vida.
Os encargos dos diáconos são: a administração solene do Batismo; a distribuição da Eucaristia; a assistência e a bênção do Matrimônio; a pregação da Palavra de Deus; o atendimento aos pobres.

Pra que diáconos, se outros podem ser delegados para fazer a mesma coisa?
- Sim, é verdade! Outros podem ser ministros extraordinários do Batismo, da Comunhão e até presidir matrimônios. Mas, se alguém foi ordenado diácono, ele recebeu explicitamente a graça sacramental própria, que o capacita ordinariamente para este serviço. A ordenação é o reconhecimento do carisma ou do dom de Deus dado à pessoa, construindo-a efetivamente na função como um dever de ofício. Faço aqui uma comparação. Veja: É possível gerar filhos sem ser casado. Mas sem o sacramento do matrimônio, não se dá a graça própria dele. Assim sendo o diácono tem a graça sacramental da Ordem recebida pela Igreja de Deus.

O que é vocação religiosa?
- Vocação religiosa é a proposta de Deus, ou melhor, é o chamamento de Deus para uma pessoa consagrar-se totalmente a Ele. Portanto, religiosos são  cristãos que gostam muito de Deus e querem dedicar sua vida inteira a ele e aos irmãos. Na verdade, os religiosos encontram em Deus sua segurança, sua alegria, sua motivação e sua realização total. Por isso querem continuar tanto nos gestos de Cristo, em especial sua vida para serem diante do mundo e dos demais cristãos um exemplo vivo do Evangelho, do projeto do Reino de Deus que Jesus deixou. Acreditam que o Evangelho é a melhor solução para os problemas do mundo. Mais ainda: que ele não só é a melhor solução para os problemas, mas que faz muito feliz quem o segue.

O que é carisma?
- A palavra carisma vem do grego "cháris" que significa graça, dom. É um dom do Espírito Santo para o serviço aos irmãos e irmãs. Na verdade, o Espírito Santo distribui carismas não só para pessoas individuais, mas também para grupos, instituições e até para Continentes, como por exemplo, o carisma da Igreja da América Latina. Entre as instituições destaca-se o carisma das Congregações Religiosas. No entanto, para se conhecer com mais profundidade o carisma de uma congregação é necessário conhecer também o carisma de seu fundador. Os dois não se identificam, mas um nasce do outro.

O que é celibato? Ele possui alguma vantagem?
- Celibato é um dom ou graça que Deus concede à natureza de quem chama. Consiste em alguém consagrar livremente todo o seu ser (corpo e alma) à grande família de Deus. Troca a possibilidade de construir uma pequena família humana pelo pastoreio da Igreja. O celibato não é desprezo do sexo, que é criado por Deus. Nem tampouco é desprezado o matrimônio, mas é uma doação a Deus e ao seu povo, feita "por causa do Reino dos Céus" (cf. Mt 19,12). São Paulo diz que é uma consagração total da pessoa às coisas do Senhor (cf. 1Cor 7,32). É um carisma, um dom de Deus.
 - Podemos dizer que o celibato tem vantagens sim. As principais são estas: 1- pelo celibato o padre se consagra a Cristo da mesma maneira privilegiada, sem dividir o coração com outros interesses e afetos (cf. 1Cor 7,32-34). Pelo celibato, o padre se liga mais a Jesus que também esteve sempre disponível o tempo todo para todos, para poder servir melhor. 2- pelo celibato, livremente assumido, o padre se torna sinal vivo do mundo que está por vir, o mundo do amor total, onde todas as realidades são transformadas por Deus, e onde só Deus será tudo em todos e para todos. (cf.2Cor 11,2); 3- pelo celibato, o padre está mais livre para se dedicar de corpo e alma ao povo. Querendo ir, por exemplo, evangelizar até mesmo regiões distantes, não tem esposa e filhos que lhe possam causar embaraços. Sua família, seus filhos é todo o povo de Deus. Esta mesma resposta serve para compreender a vida de especial consagração, ou seja, a vida religiosa, pessoas que se tornaram irmãos missionários e irmãs missionárias.

Vocação é um privilégio?
- Podemos dizer que sim! A vocação é um privilégio, mas um privilégio de serviço aos irmãos e irmãs à semelhança de Jesus que disse: "O Filho do homem não veio ao mundo para ser servido, mas para servir e dar sua vida a redenção de muitos" (Mt 20,28).

Encontramos dificuldades para seguir a vocação?
-  Amigo(a) internauta, certamente não é fácil seguir uma vocação no desempenho de uma missão. A verdade é que dificuldades sempre aparecem. Até mesmo o próprio Filho de Deus teve seus momentos difíceis, a tal ponto de dizer em oração a Deus: " Meu Pai, se for possível, afaste de mim este cálice". Mas depois colocou-se inteiramente na confiança e nas mãos do Pai dizendo: "Que seja feita a tua vontade". Assim podemos entender, não é fácil seguir a vocação traçada, principalmente pelo fascínio que o mundo oferece. Muitas coisas são apresentadas diante de nossos olhos como grande valores, e se não tivermos uma percepção mais crítica das coisas, acabamos engolindo tudo o que nos é apresentado. Muitos destes tais valores, são na verdade, os contra-valores, coisas que desfiguram a pessoa humana. Basta ver quantas fantasias levando o coração despreparado a mergulhar no mar do egoísmo. O certo é que, se a pessoa fechar-se para a graça de Deus, com certeza, estas coisas que acabamos de citar tomará conta do coração, impossibilitando uma resposta adequada a vocação, como sendo chamado de Deus. Mas por outro lado, estejamos cientes de que pode-se seguir a vocação confiando plenamente naquele que nos convocou, ou seja, em Deus. Assim compreendemos, a graça de Deus é maior do que qualquer obstáculo ou fascínio que o mundo possa apresentar.  Deus concede a graça para quem lhe pede com humildade e com perseverança. A graça supera toda forma de contradição e de pecado.
 O importante para quem sente-se acolhido e chamado por Deus, quer seja para a vida sacerdotal ou religiosa, tem que adquirir a virtude da disponibilidade. Como sabemos, a disponibilidade exige desapego da riqueza, dos prazeres e do egoísmo (Mc 10,21). Portanto, os meios importantes para obter e guardar a virtude da disponibilidade são: a oração confiante; a meditação da palavra de Deus; a comunhão freqüente; a devoção a Nossa Senhora; a direção espiritual; a prática da mortificação voluntária; a participação constante na vida da comunidade e outros.

Quem deve ser missionário?
- O Missionário ou missionária é todo aquele que é batizado, que é enviado pela autoridade da Igreja para realizar a obra das missões, seja ele padre, freira, irmão consagrado ou leigo. Missionário é ser enviado. É aquele(a) pessoa que dedica todo os eu tempo e sua vida para pregar a doutrina de Jesus às pessoas que ainda não a conhecem.
 O missionário(a) deve se distinguir pelo conhecimento da religião, pela vivência cristã e pelo grande amor e zelo ao povo de Deus. Portanto, se Deus escolher alguém de sua família para esta vocação de missionário(a) é uma grande benção. Pense em tudo isto, pois você é muito especial para Deus, para o mundo, para a Igreja.

Quem é que possui o dever de evangelizar?
- Esta questão já está de certa forma incluída na resposta anterior. No entanto, fique certo de que Evangelizar é dever fundamental de todo o povo de Deus. O Papa, os bispos, os padres, religiosos e religiosas, respondem pelo movimento missionário da Igreja: eles despertam, incentivam e sustentam as atividades missionárias de todos os batizados. Mas esta tarefa não é só deles. Ela é de todos. Você também é um missionário(a). Você além de batizado, possui a graça de ser um colaborador na obra do Reino. É isso mesmo!  Você possui uma riqueza imensa no seu interior. Saiba que Deus faz parte da sua vida e o ama profundamente. É por amor e com o amor que ele conta com você. Então, mãos à obra!

Quais condições para seguir a Cristo?
- Três qualidades não podem faltar a todo aquele que se decide seguir a Cristo e ser seu apóstolo, são elas: amor verdadeiro, coragem e fé. Além destas três realidades também é necessário renuncias e até sacrifícios. Primeiramente porque se Cristo é o Mestre, devemos conformar quanto possível a nossa vida com a dele. Segundo, porque o enviado de Deus nem sempre é aceito e até mesmo poderá sofrer perseguições, daí então deverá ser fiel à sua missão, o que seria impossível sem a coragem e a fé, sem o espírito de amor autêntico, de renuncias e até sacrifícios.
 As palavras e os conselhos de Jesus são sempre atuais. Não foram palavras somente ditas no passado e aos doze apóstolos. Bons e maus haverá sempre. O Reino dos céus é para todos. E todo aquele que se propõe indicar caminhos para se chegar lá, corre o risco de ser incompreendido, pois o mundo e as pessoas, por vezes, fecham-se no próprio egoísmo. Portanto, as Palavras de Jesus nos ajudarão sempre no desempenho de nossa missão. Nós somos os apóstolos do hoje, dos novos tempos, e devemos anunciar Cristo e sua mensagem libertadora ao mundo.
 No evangelho de Mt 10,24-33 existe uma informação bonita de Jesus. Ele diz: "todo aquele, pois, que me anunciar diante dos homens, eu o apresentarei diante de meu Pai que está nos céus; mas todo aquele que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai que está nos céus".

Fale-me um pouco sobre vocação à vida consagrada.
- De certa forma este assunto já foi mencionado acima, mas é prudente esclarecer que essa forma de vida resulta de um chamado dos mais expressivos e belos que Deus faz a uma pessoa, ou seja, de uma vocação muito especial, que podemos denominar "vocação de predileção", pois é prova de que a pessoa chamada é predileta de Deus. Como exemplo: Santo Antão, São Bento, São Francisco, Santo Afonso, São Geraldo Majela, Santa Teresinha, São Manoel e tantos outros.

O que faz um jovem abandonar tudo para colocar-se a serviço da Igreja e do próximo?
- Vejamos! A vocação não se explica a não ser pela ação da Graça de Deus. O certo é que, bem no íntimo da vocação, seja ela sacerdotal, religiosa ou leiga, se encontra uma "experiência do amor de Deus". Esse amor é que arrasta docemente a alma para assumir compromissos definitivos por causa do Reino de Deus e da salvação do próximo. Por exemplo: os Religiosos e as Religiosas, assumem novo estilo de vida dando perante o mundo testemunho de que há um valor muito maior que os valores da terra. Da mesma forma muitas pessoa o fazem, pois encontram em Deus e no seu evangelho um bem maior. Isto lhes basta e então colocam-se à inteira disposição através do amor e do serviço gratuitamente.

Os consagrados radicalizam o valor absoluto que é Deus?
- Evidentemente sim, pois confirmam compromissos muito sérios, que se chamam Votos Religiosos. Note bem! A essência da Vida Religiosa está na prática dos três votos: "pobreza, obediência e castidade". Conhecidos como "Conselhos Evangélicos", isto já esclarecemos acima. Confira!. Esses votos constituem a renúncia de valores relativos e efêmeros por causa do supremo valor que é Deus.  Os três valores temporais são sacrificados pelos Religiosos e Religiosas em sua profissão ou consagração religiosa: o valor-sexo, pelo voto de castidade; o valor-dinheiro e haveres temporais, pelo voto de pobreza; o valor-independência ou liberdade individual, pelo voto de obediência... Toda essa renuncia é por causa de Deus e de seu Reino e por causa dos irmãos, a cujo serviço os religiosos se entregam. O novo estilo de vida dão perante o mundo testemunho de que há um valor muito maior que os valores da terra.
 A vida Religiosa é uma consagração. Por isso hoje em dia se fala mais em Vida Consagrada que é uma oferenda, uma oblação que consuma uma opção. Tudo isso tem que ser olhado à luz da fé e de um grande amor.

O casamento é uma vocação?
-  O matrimônio é uma vocação santa e bonita. É dela que que renasce todas as outras vocações para a Igreja de Deus. A família é essencial. A maioria dos homens e mulheres são chamados para santificar-se no caminho do matrimônio, isto é, na missão de realizar uma família, procriando e educando os filhos para a Pátria terrena e para a Pátria celeste. Neste aspecto, devemos compreender que o casamento é o sacramento que celebra o amor que naturalmente brota entre um homem e uma mulher cristãos. É uma vocação e uma consagração mútua do corpo e do coração. É uma promessa de fidelidade e de busca da felicidade no amor. Deus os chama para serem uma comunidade familiar pelo serviço no amor. Como nas bodas de Caná da Galiléia, Jesus está presente para dar a sua graça e não deixar que nada se acabe.
 Só um amor muito forte leva uma pessoa a entregar-se inteiramente à outra, consagrando a própria vida para fazer o outro feliz. Pelo casamento, ambos se comprometem a ser instrumento de salvação um para o outro, fazendo do próprio lar uma pequena igreja, onde Deus está presente (Ef 5,25).
 Sobre esta belíssima vocação, podemos afirmar que é através da oração comum e participação da Eucaristia, que a família permanecerá unida e terá forças para manter-se sempre unida. Oração comum e Eucaristia ajudam superar as dificuldades da vida moderna, com certeza evitando todos os erros que os meios de comunicação jogam dentro dos lares. A  vocação matrimonial é um dom especial de Deus. É o dom do amor fiel.

O que é leigo? Qual é sua importância e na vida da Comunidade e da Igreja?
-  Podemos dizer que o leigo é aquele homem ou aquela mulher que não é nem padre, nem religioso ou religiosa consagrados, mas membro consciente do povo de Deus e fermento do Evangelho no mundo, para que este mundo alcance a plenitude em Cristo. Podemos dizer também que o leigo é uma pessoa da Igreja no coração do mundo. É o homem que vive no mundo no coração da Igreja. Devido a sua participação no mundo secular, com seus problemas, desafios e urgências, o leigo está sempre questionando e enriquecendo o mundo e o conjunto da Igreja com as riquezas da Boa Nova do Cristo que traz em si. Às vezes o leigo vive e se relaciona em ambientes onde ele é a única presença da Igreja. Neste vasto e complicado mundo das realidades temporais, algumas exigem do leigo especial atenção. Exemplo: família, educação, política, meios de comunicação social e muito mais. Em todas essas realidades ele busca promover sempre o bem comum, defendendo a dignidade dos direitos do ser humano, protegendo especialmente os mais fracos e necessitados.
 O leigo que é consciente de seu papel, luta continuamente pela construção da paz e da justiça. Aqui então podemos dizer que faz parte da vocação do leigo na Igreja, exercer ministérios diversos na comunidade eclesial, conforme os dons que Deus lhe deu. Esses serviços podem ser: catequese, obras de caridade, obras sociais, animação na liturgia, reflexão e oração em grupos, coordenação de pequenas comunidades de base (CEBs), direitos humanos e tantos outros.
 Assim sendo, pelo batismo e pela confirmação (crisma), o leigo está comprometido com a construção do Reino de Deus. Ele está comprometido com uma sociedade mais justa e fraterna, conforme o desejo de Jesus. Acredito que todos nós, devemos sempre dizer: "Senhor, que queres que eu faça?" Com certeza o Senhor nos indicará o caminho e nos dará o dom do serviço. Se você procurar Jesus, ele lhe dará emprego...o emprego é a gratuidade no servir. Pois então, você também é chamado!

Quais são os passos que devemos dar para uma decisão vocacional?
Vou aqui sugerir dez passos, que de momento, julgo importante ao processo de discernimento vocacional consistente ao convite de Jesus que diz: "vinde e vede" e, "Vem e segue-me!".
 Vejamos: 1. Descobrir a vida como dom de Deus. 2. Valorizar o trabalho e o estudo. 3. Participar da Comunidade Cristã. 4. Assumir um compromisso na comunidade. 5. Aprender a escutar os clamores dos necessitados. 6. Sentir o apelo de Deus a partir de uma vida cristã autêntica. 7. Identificar qualidades que Deus, gratuitamente, lhe concedeu. 8.Conhecer diferentes modos de Evangelização. 9. Aprofundar o carisma com o qual mais se identifica. 10. Deixar tudo e seguir Jesus Cristo.

CONCLUINDO
Espero que as questões e respostas até aqui elencadas tenha sido de grande proveito para você. Ficamos imensamente feliz se, de fato, a partir destas orientações você decidir-se com muito mais eficácia por Jesus e pelo seu projeto de vida. Agora é sua vez de no dia-a-dia dar passos com firmeza e sabedoria, fé e esperança, amor e dedicação, atendendo o chamado do Senhor que diz: "Vem e segue-me". Então meu amigo, chegou sua vez. A decisão é sua!