MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO
29 MARÇO 2012
"UM HOMEM CAÍDO" (Gn 17, 3-9)
Lá estava o homem caído! Era um homem corpulento; mais de 100 quilos! Não foi um acidente, não foi briga e nem jogo de futebol! Mas, lá estava o homem caído! Deve ter sido alguém muito forte para derrubá-lo! Muita gente observava, outros cantavam ajoelhados. Lá estava o homem caído... Estaria morto? Estaria ferido? Mas, o povo cantava e rezava! Afinal de contas, o homem estava lá! Vencido ou Vencedor? Mas estava lá! De bruços, no piso gelado. Não era possível nem ver sua face. Nem o fotógrafo conseguiu registrar sua fisionomia. Sua mãe e seu pai, estavam ajoelhados, um de cada lado! Pareciam não acreditar no que estavam vendo! Lá estava o homem caído!
Era manhã de 29 de maio, dia chuvoso! Havia chovido a noite toda, e lá estava eu, sendo ordenado Padre na Igreja Bom Jesus de Ivaiporã. Foi um momento inesquecível na minha vida! Enquanto o povo cantava a Ladainha de todos os Santos, papai e mamãe, ajoelhados do meu lado e, lá estava eu, caído no chão! Foram apenas alguns minutos, mas consegui relembrar vários acontecimentos da minha vida! Desde os primeiros passos de minha vocação, até aquele momento! Mas, também meditava nos próximos passos de minha vida Presbiteral. Foi um momento de profunda entrega de repouso na Vontade do Pai.
Lendo o Livro de Gênesis, percebi algo semelhante acontecido com Abrão. O Patriarca teve um Encontro com Deus. Prostrou-se por terra e ouviu as promessas do Pai Eterno. O momento foi tão solene e decisivo que o Senhor Deus trocou o nome do homem: "Eis a minha aliança contigo: Tu serás pai de uma multidão de nações. Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes.
A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre."(Gn 17, 3 - 9). A troca do nome é muito significativo. É como se a pessoa tivesse uma nova identidade e, apartir de então, fosse uma outra pessoa. Na verdade o nome deve revelar o que a pessoa é. Abraão, apartir daquele momento, começou uma nova história. Nesse sentido, muitas Congregações religiosas faziam isso. O Noviço, ao fazer seus votos, recebia um novo nome simbolizando o encerramento de uma vida mundana e o início de uma vida consagrada.
As novas orientações eclesiásticas nos indicam que o nosso nome de batismo é o mais importante. Não se deve trocar o nome que recebemos. O Batismo é o sacramento mais importante do cristão. Na Pia Batismal começamos a Vida Nova. Nas Congregações Religiosas devem acontecer o avivamento e o reforço na missão. Neste sentido, toda pessoa batizada continua a missão de Abraão. A Aliança feita com Abraão continua também hoje. Somos participantes deste Pacto Divino. Somos beneficiados pela Fidelidade Divina e devemos ser fiéis também. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos fiéis à Vossa Aliança Eterna!
- Registrai nossos nomes no Reinos dos Céus!
- Dai-nos forças para continuarmos a missão de Abraão!
- Enviai-nos para propagarmos Vossa Aliança pelo mundo todo!
- Recebei nossa louvação pela Vossa Atenção com Abraão....
AMÉM
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos fiéis à Vossa Aliança Eterna!
- Registrai nossos nomes no Reinos dos Céus!
- Dai-nos forças para continuarmos a missão de Abraão!
- Enviai-nos para propagarmos Vossa Aliança pelo mundo todo!
- Recebei nossa louvação pela Vossa Atenção com Abraão....
AMÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário