CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO

               


                                                                                     "COISA DO INTERIOR" (At 11,1-18)
                                                                                                                    





                                                                                     Era inicio da década de 70 e eu ainda não tinha entrado para o Seminário! Com as motivações do nosso Bispo Diocesano Dom Romeu Alberti, as comunidades eram animadas. Havia muita gente morando pelos sítios produzindo alimentos. Muitas capelas foram construidas no meio das lavouras de café, milho e feijão. Aquele povo simples lotava as reuniões e celebrações. Os ministros e diáconos eram dali mesmo. Gente do povo. Muitas vezes sem muitos estudos, mas com muita fé e boa vontade. A pessoa escolhida para coordenar a Diaconia era encaminhada para umas semanas de formação em Apucarana. Toda a comunidade era solidária com aquela pessoa. Fazia mutirões para cuidar da roça da pessoa escolhida. Quanta sede pelas coisas de Deus!
                                                                                     Perto do local onde eu morava surgiu uma grande idéia. Paulino Luciano era Diácono Permanente e coordenava uma das Diaconias pertencente a Paróquia São José de Arapuã. Numa das visitas do Senhor Bispo naquela comunidade interiorana, aquele homem simples deu a sugestão de que a Diocese tivesse um jornal que circulasse em todas as comunidades levando orientações, noticias, matérias para as reuniões das comunidades (Igreja Base). Todos os meses as famílias receberiam as bençãos e conselhos do Nosso Pastor Diocesano. Esse jornal poderia se chamar "Pulsando" pois faria a Diocese pulsar de ponta a ponta. Foi assim que nasceu o nosso Jornal Diocesano que teve o grande apoio do nosso saudoso amigo Monsenhor Arnaldo Beltrami e hoje está sob a responsabilidade de outro amigo Padre Pedrinho "Missionário".
                                                                                       Padre Pedrinho e eu temos muito em comum. Não só por termos nascido no mesmo mes (7 e 8 de dezembro), mas também pelo amor a Nossa Senhora e o gosto pelas missões e comunicações. Ele cuida carinhosamente do Pulsando mas também está no rádio como eu. E no Pulsando há um espaço reservado para meus poemas. Escrevo, toda semana, uns versos sobre o Evangelho dominical. Um desses poemas é publicado no jornal. Alguns colegas nos criticam dizendo que devíamos preocupar mais com nossas paróquias e nem tanto com essa evangelização do rádio e do jornal. Essa crítica me faz lembrar o Apóstolo São Pedro que estrapolou os limites da cultura judaica e foi evangelizar também os pagãos.
                                                                                       "Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 'Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!'... Ele falou da sua experiência em Jope quando teve uma visão sobre o puro e o impuro. A voz do céu dizia: 'Não chames impuro o que Deus purificou'. Isso repetiu-se por três vezes... O Apóstolo se lembrou do que Jesus tinha dito sobre o batismo: "'João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo'. Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?' Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificavam a Deus, dizendo: 'Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!'" (At 11, 1 - 18).
                                                                                        São Pedro também era de origem interiorana e não estava contente de evangelizar somente seu povinho. Tinha necessidade e ir além fronteiras. O Mestre tinha dito que havia muitas ovelhas que não estão neste rebanho e se preocupava com elas também. Não é justo ficarmos preocupados somente com o povo de nossa Paróquia. A exemplo de Jesus e dos Apóstolos, devemos ir além fronteiras. Ir pelo mundo pregando o evangelho. O rádio, o jornal, a internet, a televisão e muitos outros meios nos ajudam a transpor as fronteiras das distâncias e das culturas. Precisamos investir mais neste fabuloso meio de evangelização. Os discípulos de Jesus tem gana de pregar o Evangelho. Os vários meios de comunicações nos ajudam muito. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA.....



ORAÇÃO:
 
 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que os povos fiquem sem Vosso Evangelho!
- Dai-nos ousadia para superar os limites na evangelização!
- Libertai-nos da tentação de pensar que o Evangelho é exclusivamente nosso!
- Abençoai os comunicadores do Evangelho e os meios dessa comunicação!
- Acolhei a gratidão dos povos que recebem o Santo Evangelho...
                                                                                             AMÉM.
 

sábado, 28 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO

               


                                           "MATO A COBRA E MOSTRO O PAU" (At 9, 31 - 42)
                                                                                                                           
 
 
 
 
                                                                    
                                                                      Durante o tempo que fui Pároco em São João do Ivaí, entre 1989 e 1994, fiz uma viagem inesquecível para o Mato Grosso! A Paróquia estava de carro novo. Era um Gol à gasolina 1.8. de cor beje! Tínhamos acabado de comprá-lo e, junto com o Padre Wilson, Padre Tabone e Padre Miguel Barros, fomos visitar a nossa Diocese irmã em Cáceres. Foi uma longa viagem! Mas muito proveitosa! Nunca tinha viajado pra aquela região. Não conhecia nada do Pantanal a não ser pela imprensa. Foi maravilhoso poder fotografar jacarés e tuiuius. Claro que o mais importante foi a convivência com as pessoas. Não tivemos tempo de entrar fundo no Pantanal. Ficamos apenas ali no começo. Na cidade de Poconé.
                                                                      Viajando um pouco mais pelo interior deste município, chegamos numa fazenda, onde fomos bem acolhidos e passamos algumas horas agradáveis! Ouvimos muitas histórias de crocodilos e onças. Disseram que em épocas passadas, havia uma onça enorme que matava o gado leitero. Mas ninguém conseguia pegá-la! Até que um dia apareceu um caçador renomado e prometeu dar fim naquela fera! Certa noite ele foi posar no pasto e ficou de tocaia. O pessoal da fazenda passou a noite apreensivo, com o que poderia acontecer! Tinham medo que a caça pegasse o caçador! Mas no amanhecer do dia o caçador chegou na fazenda arrastando a onça na chincha do seu cavalo! E disse uma expressão famosa: "Eu mato a cobra e mostro o pau"!
                                                                      Essa expressão é muito usada no meio do povo quando se comprova uma verdade. É, normalmente, um momento de euforia! A pessoa consegue comprovar o que falou! Cumprir o que prometeu! No começo da Era Cristã os Apóstolos estavam entusiamados com todo acontecimento em volta da ressurreição de Cristo! Os Apóstolos Pedro e João já haviam curado aquele paralítico em Jerusalém e provocou uma grande revolução na Cidade Santa. Agora, na cidade de Lida encontra um homem que estava doente há oito anos! Pedro disse lhe: 'Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!' Imediatamente Enéias se levantou. Porém o mais forte aconteceu em Jope. Alí havia falecido uma mulher muito bondosa e todos choravam sua morte.
                                                                     O Chefe dos Apóstolos foi chamado e vejam o que aconteceu! "Mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: 'Tabita, levanta-te!' ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva" (At 9, 31-42). Aquilo que o Apóstolo pregava agora está comprovado! Jesus de fato ressucitou e age em favor da vida! Poderíamos então afirmar: que Ele mata a cobra e mostra o pau. Os milagres confirmam a Pregação! O mesmo Jesus que ressucitou Lázaro em Betânia, ressuscitou Tabita de Jope e continua agindo pelo mundo afora! Porém, muita gente não o conhece ainda! Devemos contribuir para que Ele seja conhecido e amado por todo o universo! Trabalho pra isso! Creio nisso! E que ASSIM SEjA...
                       
                                            
                                                                    
ORAÇÃO:   
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei acontecer milagres também hoje!
- Dai-nos a fé e a coragem do Apóstolo Pedro!
- Não permitas que sejamos vítimas das dúvidas e dos medos!
- Despertai muitos e santos Missionários no meio do povo!
- Acolhei nossa gratidão pelos milagres realizados por Simão Pedro!
                                                                                         AMÉM!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO



      

                                                                           "COLÍRIO PRA MEUS OLHOS" (At 9, 1 - 20)
                                                                                                                     (www.senhoradasdoresmarilandia.blogspot.com)




                                                                            Meu curso médio foi iniciado no Colégio Ivaiporã, no ano de 1979. Estava morando com outros seminaristas na casa paroquial da Paróquia Bom Jesus com o Rvmo. Padre Dé. Só havia duas Paróquias em Ivaiporã: a Bom Jesus e a Santíssima Mãe de Deus. O Padre Audinei Carreira da Silva era o Pároco desta última. Com ele, morava um rapaz chamado Camilo. Ele também estudava no mesmo colégio. Não frequentou aulas por muito tempo, mas as meninas viviam paquerendo-o. Diziam que era colírio para os olhos. Achavam o menino muito bonito! Aquilo era um terror! Mas o tal "colírio" não "dava sopa".
                                                                            Ninguém nunca me chamou de colírio, mas já tive tive problemas com meus olhos e tive que ir várias vezes na farmácia. O único colírio que usei foi aquele contagotas. O último foi agora recentemente. Agradeço ao Marcelo da rua quinze pelo socorro. Na verdade devemos ter mais cuidado com nossas vistas. Sei que a diabetes é um perigo e pode levar à cegueira. Por isso, todo cuidado é pouco. Muitas vezes, achamos que não vai acontercer com a gente. Que só acontece com os outros. Depois quando acontecer será tarde demais. A faculdade de enxergar é uma das mais importante para o ser humano. Não tenho dúvidas disso...
                                                                            Aquele que, mais tarde seria o Apóstolo Paulo, teve uma experiência dolorosa! Coisa terrível! Na sua campanha contra os seguidores de Jesus teve uma surpresa: Viajando para Damasco, Jesus apareceu-lhe. Uma luz muito forte o deixou cego. Foi o início de sua conversão e missão. Jesus tinha dito que viera ao mundo como luz mas o mundo preferiu as trevas. O choque foi tão grande que o perseguidor caiu com o rosto por terra. Fez seu primeiro diálogo com o Salvador e teve a humildade de seguir as orientações do Santo Mestre. O colírio para seus olhos não veio de alguma farmácia, mas foi eficaz...
                                                                           "Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: 'Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.' Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, e logo começou a pregar nas sinagogas afirmando que Jesus é o Filho de Deus" (At 9, 1 - 20).
                                                                            Aquele que era perseguidor agora é Anunciador! Aquele que era perseguido, agora é o centro de suas pregações. Muitas vezes precisamos ficar cegos para percebermos que devemos enxergar com os olhos de Deus. Que pena que tem que ser assim! Algumas pessoas tem que passar pela dor para se converter. Poderia ser pelo amor e não pela dor. Mas, pelo amor ou pela dor, o importante é converter-se. Tem muita gente precisando de colírio. Não da forma que as mocinhas falavam do meu amigo Camilo. Muita gente precisa de Ananias. Quero ser "Colírio" assim e convido mais gente para ser também. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO: 
 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Cegai nossa visão da arrogância e do egoismo!
- Indicai-nos o caminho a seguir!
- Convertei-nos constantemente!
- Fazei-nos como Ananias na libertação do Apóstolo Paulo!
- Acolhei nossa gratidão pela Conversão de São Paulo...
                                                                                 AMÉM.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO

 
      
 
 
                             "TEMPESTADE EM SÃO PAULO" (At 8,26-40)       
                                                                                                                                      
 
 
 
 
                                                                                             Durante meu tempo de seminário, sempre procurei estudar e fazer trabalhos pastorais nas férias. Havia o Estágio oficial da Diocese, obrigatório para todos nas férias de fim de ano. Além disso, aproveitava as férias de julho para fazer outros trabalhos comunitários para praticar mais e melhor meu futuro ministério. Foi numa dessas férias de julho que fui fazer uma semana de pastoral na cidade de Santo André na Grande São Paulo. Pela presença de meus parentes ali ficou mais fácil os encaminhamentos. Foi um trabalho maravilhoso. Mas no dia marcado para voltar a Londrina, onde estudava, houve forte temporal e não deu para tomar o ônibus.
                                                                                              Era noite de 28 de julho e não foi possível chegar ao terminal rodoviário. Aquilo foi angustiante. No outro dia, bem cedo, viajei em um horário diferente daquele costumeiro. Sempre procurei viajar à noite. Mas naquele dia a viagem foi às 14 horas. Ao entrar no ônibus e procurar minha poltrona, percebi uma moça na poltrona ao lado. Ela viajava com sua irmã e com dois sobrinhos para a cidade de Bandeirantes no norte do Paraná. Foi uma nobre oportunidade para fazermos boa amizade. Conversamos a viagem inteira e me diverti muito com as crianças. Percebi que não foi por acaso que perdi o ônibus na noite anterior...
                                                                                                Compreendi que não se deve perder oportunidade de evangelizar, de falar do Reino de Deus. Coisa parecida aconteceu com do Diácono Felipe no início da História da Igreja. "Naqueles dias: Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: 'Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto'.Filipe levantou-se e foi. Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. Então o Espírito disse a Filipe: 'Aproxima-te desse carro e acompanha-o'".
                                                                                                O Homem de Deus "pegou carona" e observou aquilo que o eunuco estava lendo. Aproveitou a oportunidade para "puchar papo" com o etíope e falou-lhe de Jesus Cristo. Depois de logo caminho e conversa aconteceu uma grande Graça: "O eunuco disse a Filipe: 'Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?' Mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia." (At 8, 26 - 40).
                                                                                                 Percebo que não devo disperdiçar nenhuma oportunidade de falar de Jesus e de seu Reino. Por muitas vezes, "pegando carona" ou "dando carona" tenho procurado falar do Evangelho. Não devemos ter medo nem vergonha disso. Em qualquer lugar e com qualquer pessoa, devo estar sempre evangelizando. Aquele 29 de julho foi muito importante para mim e para a familia do Zé Carlos, da Sandra, do Jean, do Juliano e da Chiquinha, mãe deles. Deus providenciou aquele encontro. Nada é coincidência. Tudo é graça. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
 
ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito!
- Fazei-nos aproveitar bem todas as oportunidades de evangelizar!
- Abençoai nossas equipes de catequese nessa nobre missão!
- Dai-nos sabedoria para entender Vossos Sinais nos acontecimentos da vida!
- Não permitas que desperdicemos as oportunidades de evangelizar!
- Acolhei nossos louvores pela viagem missionária do Diácono São Filipe...
                                                                                                         AMÉM.
 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO



                                                                     "COISAS DA INTERNET" (1Pd 5, 5b - 14)                                                                                                        



                                                                      Na útima Semana Santa, na quarta feira, participei da Missa Solene presidida por nosso Bispo Dom Celso Antonio. Naquela ocasião, foram abençoados os Santos Óleos para os Sacramentos. Também ronovamos nossos compromissos presbiteriais, diaconais e episcopais. Havia casais de todas as Paróquias da Diocese e, no final, recebemos, das mãos do Senhor Bispo, a Bênção Apostólica com as indulgências. Foi uma celebração maravilhosa. Muitos Padres, Diáconos, Ministros, Seminaristas, Religiosas Consagradas e muitos leigos que encheram a Catedral.
                                                                      No momento do abraço da paz, meu Amigo e Professor Padre Albertinho disse-me: "Isso aqui merece uma mensagem no blog do Berimbau". Fiquei feliz por dois motivos: Primeiro, pela bela sugestão para uma mensagem (aqui está Padre Albertinho)! Segundo, por comprovar que minhas mensagens estão sendo lidas. Muitos padres tem frequentado o blog do Berimbau e lido o que escrevo todos os dias! Agradeço muito pela dedicação. Aos padres Paulinho Amaral, Miquelin, Xisto, Zé Luiz, Luciano e outros, faço aqui, meus agradecimentos. É maravilhoso saber que alguem lê aquilo que escrevemos. O mesmo prazer tem o churrasqueiro quando o povo gosta do seu assado...
                                                                       Além do Berimbau notícias, minhas mensagens estão em muitos outros bogs como www.geografiaeafins.blogspot.com e www.senhoradasdoresmarilandia.blogspot.com  É um prazer muito grande poder usar a internet para pregar o Evangelho. Essa é a ordem de Jesus. "Ide pelo mundo inteiro e preguem o Evangelho a toda criatura". Esse foi o compromisso que assumi no dia da minha ordenação em 29 de maio de 1988. Os Discípulos, Apóstolos e Evangelistas sairam eufóricos para essa obra. Lendo as Cartas de São Pedro, percebo o carinho e preocupação que teve no anúncio do Evangelho. Não tinha internet, mas soube usar os meios que tinha...
                                                                       No final da sua Primeira Carta, o Chefe dos Apóstolos, depois de escrever sobre o Amor de Deus e dar a ordem sobre a necessidade de sermos humildes, explica os objetivos da carta, fala de seus companheiros de missão, inclusive Marcos (deve ser o Evangelista São Marcos) e dá algumas recomendações: "Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós"...  Essa certeza nos faz muito bem. Deus cuida de todas as nossas preocupações. Devemos ter confiança e acreditar. Por que desesperar????
                                                                       As últimas palavras da Carta são preciosas: "Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo" (1Pd 5, 5b - 14). Exortou e atestou algo muito importante: A Verdadeira Graça de Deus na qual estamos firmes. Igreja que está em Babilônia (entenda Roma), é Eleita como nós. Estimula a saudação e a Comunhão...
                                                                        Os Primeiros cristãos não tinham facebook, msn, net nem torpedo no celular, mas fizeram o máximo para que o Evangelho fosse anunciado. Vamos todos nos empenharmos nessa tarefa? Hoje tudo está muito fácil! Ajudem a divulgar coisas boas como a saudação no amor fraterno. Ajudem a combater todo tipo de isolamento e egoismo. "A paz esteja com todos vós...". Passem essa idéia pra todos que você puder. Procurem não provocar guerras, revoluções, violência... Creio no poder das comunicações! Podem e devem servir para o bem das nações. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:
 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos usar corretamente os meios de comunicação!
- Não permitas que usemos a comunicação para fazer o mal!
- Fortalecei os anunciadores do Santo Evangelho!
- Possibilitai a todos os povos conheceram o Vosso Amor!
- Aceitai nossa gratidão pelo testemunho dos Santos Evangelistas...
                                                                                                AMÉM.

terça-feira, 24 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO


    

                                                                               "UM HOMEM MUITO GRANDE"(At 7,51 - 8,1).
                                                                                                      (www.equipesav.blogspot.com)





                                                                               Quando minha família resolveu se mudar de Minas Gerais para o Paraná eu já era alocescente de 13 para 14 anos. Aquilo foi um reboliço! Muitas das nossas "coisas" tinham que ser vendidas. Não tínhamos como trazer tudo. Muitos objetos, ainda em bom estado, tivemos que doar ou deixar abandonados. Papai vendou nosso cavalo de sela, nossas vacas de leite, porcos e galinhas... Um caminhão Chevrolet foi alugado para trazer o que fosso possível. A angústia ia só aumentando na medida que se aproximava o dia marcado para a mudança. Era muita emoção para quem nunca tinha ido muito longe do terreiro da casa...
                                                                                Na noite anterior ao dia marcado (9 de julho de 1968), o caminhão veio para que "nossas coisas" fossem acomodadas em cima e, assim, pudéssemos sair bem cedo. Quando o caminhão começou a descer o morro pra chegar perto da nossa casa, perdeu os freios e foi atravessado no meio do pasto.  Aquilo foi um susto, mas nada de mais grave. Tivemos que passar a noite toda acordados esperando resolver os problemas. Foi uma noite fria e longa. Foi acesa uma fogueira e passamos as horas ali em volta contado histórias e anedotas.
                                                                                 Quantas perguntas e anedotas foram contadas! Algumas nunca mais foram esquecidas! Algumas até parecem bobinhas, mas para as crianças eram um divertimento! A noite passava rapidamente. O que o boi faz quando o sol nasce? Faz sombra. Por que o boi baba? Porque não sabe cuspir! Qual a parte do boi que chama cachorro? É o chifre que servia para fazer corneta para chamar os cachorros para caçar. Porque a vaca dá leite? Porque não sabe o que é dinheiro! Por que a vaca pintada não dá leite? Por que foi pintada no papel. Sim uma vaca desenhada! Mas haviam perguntas mais sérias. Essa aqui é de fazer refletir: Quando um homem fica grande?
                                                                                 Todos tentávamos achar a resporta mais adequada! Depois de muitas tentativas, sem acerto, alguém mais velho explicava que um homem fica grande, bem grande, quando ajoelha. Aquilo intrigava a todos. Como assim? Ajoelhando ele fica até mais baixo! Não dá pra entender! Ao continuar a explicação todos ficavam comovidos: Um homem ajoelhado fica grande não fisicamente, mas em valores divinos. Fica maior na humildade, na fé, na obediência e na força do céu. Ninguém é tão forte quanto um homem ajoelhado. Todas as vezes que ajoelhamos e conversamos com Deus milagres acontecem...
                                                                                 Lendo a história do martírio de Santo Estêvão, um dos sete primeiros diáconos da Igreja, podemos notar que, enquanto estava sendo apedrejado ele ajoelhou e pediu para Deus perdoar seus agressores. "Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: Senhor Jesus, acolhe o meu espírito.' Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: Senhor, não os condenes por este pecado.', ao dizer isto, morreu" (At 7, 51 - 8,1). Só alguém muito forte pode perdoar seus agressores. Este testemunho deve ser modelo para todos nós. Esse é um ensinamento que deve ser difundido pelo mundo todo. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:
 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos a fortaleza e perseverança de Santo Estêvão!
- Fazei-nos fortes diantes dos sofrimentos!
- Não permitas que as dores nos enfraqueçam na fé!
- Fortalecei-nos para testemunharmos sempre Vosso Santo Reino!
- Recebei nossos louvores pelo martírio de Santo Estêvão....
                                                                                      AMÉM.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO

                                       



                                                           "LANGERIE NA GAVETA"  (At 6, 8-15)
                                                                                                

                    


                                                          Nossa família sempre foi muito religiosa! Frequentadora de Igreja! Respeitadora dos Padres! Desde os tempos em que meus pais eram solteiros o seguimento da Igreja sempre foi levado a sério! A Paróquia onde moravam, em Minas tinha como Padroeiro São Sebastião. Era no distrito de Paraúna. Ficava muito longe de casa. Nunca íamos na Paróquia, mas o Padre vinha de vez em quando na nossa Capela. São Miguel era nosso Padroeiro. Quando minha família se mudou para o Paraná, fomos morar de novo num Distrito, Jacutinga no município de Ivaiporã. Era 1968, e a Paróquia só foi criada em 197 , tendo como Padroeira Nossa Senhora de Lourdes. E o primeiro Pároco era o Padre Milton Gomes.
                                                          Milton Gomes, era um Padre simples, de raça negra e muito doente. Por causa de sua doença não podia atender bem as pessoas. Foi ele que, com muitas dificuldades, me apresentou ao Sr. Bispo Dom Romeu, que me aceitou no Seminário! Por isso tenho muita consideração por ele! Não podendo atender bem as pessoas, era muito criticado e algumas pessoas começaram a difamá-lo. Havia um grupo que desejava a sua saída e queriam achar algum pretexto para tirá-lo. Até que um dia encontraram uma oportunidade:
                                                          Encontraram uma langerie feminina nas gavetas de seu quarto. E isso foi comentado entre as pessoas do grupo e em pouco tempo esparramou como sendo uma prova do seu mal comportamento. Não procuraram saber das causas e simplesmente detonaram o Padre. Ajuntaram ainda mais outras fofocas. A situação foi ficando insustentável. Até que o Padre não tinha mais condições de ficar na Comunidade. Foi transferido para uma outra Diocese, mas não adiantou, foi adoecendo profundamente e faleceu. Seu túmulo se encontra no cemitério de Jacutinga. Padre Milton foi vítima de pessoas fofoqueiras e caluniadoras. Porém, a ção dos caluniadores não é de agora. É coisa velha...
                                                          No livro do Ato dos Apóstolos, podemos ler o que fizeram o Diácono Estêvao que fazia prodígios e grandes sinais entre o povo! Mas algumas lideranças da época discutiam com ele, porém não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Diante disso, inventaram calúnias contra o homem de Deus: "Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio. Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu" (At 6, 8-15).
                                                           Tanto no tempo de Estêvao como em nossos tempos, o pecado da calúnia continua causando vítimas! Em nossas comunidades quase sempre temos pessoas que tem essa fraqueza. Quase sempre provocado pela inveja ou ciúme. Muitas vezes não medindo as consequências, causam grandes sofrimentos! Muitos de nós já fomos vítimas de calúnias ou fofocas. nestes casos devemos fazer o que Jesus mandou: orar pelo caluniador. Não é fácil, mas é Mandamento do Mestre. E é o melhor modo de agir! Creio nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:
 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Protegei-nos da maldade dos caluniadores!
- Dai-nos forças para suportar as calúnias que viermos a sofrer!
- Não permitas que sejamos caluniadores também!
- Concedei-nos a Graça de compreender e perdoar quem nos ofende!
- Aceitai nossa gratidão, pela perseverança do Diácono Santo Estêvão!
                                                                                                AMÉM!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO


               


                                                               "BRIGA COM A MAÇONARIA" (At 5, 34 - 42).
                                                                                                        


                             

                                                               Desde a muito tempo que ouço dizer que há uma briga entre a Maçonaria e a Igreja. Percebo que os conflitos tem mais de quinhentos anos. Portanto é coisa velha e deve ter suas razões. Quantas dores, quanta discriminação e até morte. Não quero entrar no mérito desta questão. Sei que houve extremismos tanto de um lado quanto do outro. Conheço colegas padres que não fazem nem funerais de maçons. Tem revolta enorme desse povo. Conheço outros que pregam publicamente contra os regulamentos de Maçonaria. Procurando discernimento, tento conversar ouvindo os dois lados. Isso pode me ajudar a compreender melhor.
                                                               Conversando equilibradamente com uma pessoa bem envolvida na maçonaria, fiz o seguinte questionamento: Por que existe tanto segredo na Maçonaria? Se é coisa boa, por que não trazer a público? Por que as mulheres não podem participar mais efetivamente no processo de graduação? Isso não é uma discriminação? A pessoa que conversava comigo deu algumas explicações e devolveu as perguntas: Como pode a Igreja condenar os segredos quando ela mesma guarda seus segredos à sete chaves? Como ficam os segredos de Fátima que foram guardados a tantos anos? E sobre as mulheres? Por que a Igreja não permite ordenação presbilteral das mulheres?
                                                                Procurei ler algumas coisas escritas por adeptos de um lado e do outro. É muito difícil dizer quem tem razão. O melhor é não se enfrentarem. Vejo que, em muitos lugares a Maçonaria faz muitas coisas boas; muitas obras de caridade, obras sociais. Procuro ter o seguinte comportamento: Não discriminar ninguem. Ver o que fazem de bom conforme o Evangelho. Somar no que for possível e respeitar o diferente. Isso é até recomendado pelo Consilho. Isso é Ecumenismo. Gosto muito de um conselho dado por um homem importante, entre os judeus, sobre os primeiros cristãos:
                                                                "Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante. Depois disse: 'Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens...  Se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!.' E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel...  Os Apóstolos saíram do Conselho, muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus"(At 5, 34 - 42).
                                                                Por outro lado, acredito que, muito mais importante é dedicar meu tempo e minhas energias falando da nossa Igreja do que ficar criticando e debatendo contra outras doutrinas. É melhor trabalhar no plantio de mais trigo do que ficar querendo arrancar jôio. Até por que já está misturado. É melhor continuar plantando a semente jenuína. Quanto tempo perdemos com certos debates, seitas, espiritismo e outros. Enquanto isso, deixamos de pregar o Evangelho. Se alguem é falso, mau, mentiroso... morrerá por si mesmo. Não felemos mal de ninguém. Falemos bem das coisas de Deus e de seu Projeto... Creio nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO: 


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fortalecei a vida ecumênica da Igreja!
- Dai-nos sabedoria para ver os valores das outras igrejas!
- Não permitas  que gastemos nossas energias em vão!
- Fazei-nos entender que aquilo que não presta morre por si memo!
- Aceitai nossa louvação pelo Consilho de Camaliel...
                                                                       AMÉM.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO

           
 

                                                                "ALISTAMENTO MILITAR" (At 5, 27-33)  
                                                                                                      (www.equipesav.blogspot.com)




                                                               Era junho do ano de 1972. E no final daquele ano eu faria 18 !  Então saí lá do sítio do meu pai, no interior do município de Ivaiporã e procurei a Junta Militar, para o meu alistamento. Aquilo foi emocionante! Tirei foto, botei meu digital naqueles documentos e depois, no dia marcado, fiz o juramento à Bandeira. Estava me preparando para servir  minha Pátria. Esse é o dever de todo brasileiro ao chegar aos 18 anos! Tinha muita vontade de ser convocado pra servir meu País! Mas não foi possível! A justificativa foi de que tinha exesso de contigente. Mas seria muito bom se tivesse ido. Queria ter vivido a experiência do meu pai, que serviu o Exército Brasileiro em Belo Horizonte, no tempo da Segunda Guerra Mudial.
                                                               Dia desses, um dos meus sobrinhos, foi fazer o seu alistamento militar. Não conseguiu ir com seus próprios pés! Foi carregado pela sua mãe. Estou falando do Evandro, filho do meu irmão Francisco e da sua esposa Tereza. Esse menino é especial. Teve difuldades na hora do nascimento e por isso depende, em tudo, da ajuda dos seus pais. Agora, neste final de ano, vai completar 18 anos. Claro que não tem condições de prestar Serviço Militar. Mas teve que fazer o seu alistamento como todo brasileiro. Evandro, não teve uma infância normal como toda criança e nem a sua juventude. Mas é um presente de Deus para todos nós! Naquele corpinho todo encurvado, habita um ser humano, uma vida! Que sofre e que, de alguma forma, quer ser feliz!
                                                              Nesses últimos tempos, temos acompanhado fortes debates sobre o aborto. Percebo que certo grupo de pessoas não consegue entender o verdadeiro sentido da vida e acha que pode descartá-la como se fosse um objeto qualquer. Pensa que é dono da vida! Não se preocupa com a Vontade de Deus! Acredita que pode fazer o que quiser! Mas essa não é a orientação da Bíblia! Ela nos ensina que devemos fazer a vontade de Deus! O próprio Jesus ensinou e nós o repetimos todos os dias na oração do Pai Nosso: "Seja feita a VOSSA VONTADE, assim na terra como no céu"! Os primeiros cristãos, estavam convictos disso. No Livro dos Atos dos Apóstolos podemos ler o testemunho de Pedro e João diante das autoridades que os condenavam.
                                                            Pedro e os outros Apóstolos responderam: "É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz". Podemos notar a coragem dos Apóstolos diante dos Membros do Cinédrio. Podemos admirar a coragem e a fibra daqueles homes simples mas, fortes pela fé! Tenho esperança e fé, que os verdadeiros cristãos, irão permanecer na fé original dos cristãos! É preciso ficarmos juntos e não permitir a infiltração de doutrinas pagãs contra a vida. Somos o povo da esperança! Somos Missionários da vida! Não aceitamos nenhuma intervenção nela. A vida é propriedade exclusiva de Deus! É assim que eu creio! Prego isso! Vivo assim! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:
 
 
Ó Desu, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Abençõai e protegei todas as formas de vida!
- Não permita que nenhuma força humana possa prejudicar a vida!
- Frustrai o projeto daqueles que prejudicam a vida!
- Fortalecei o povo cristão na luta em favor da vida!
- Recebei nossos louvores, pelo testemunho dos Verdadeiros Cristãos!
                                                                                            AMÉM!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO


      


                                        "COISA DE CAÇADOR" (At 5, 17 - 26)
                                                                                                                        

                                                                                        Em 1954, quando nasci em Minas Gerais, não havia muito conforto naquela região. Era e é uma região muito montanhosa e com pouca vegetação. Nas margens dos rios, nas grotas e nascentes haviam restingas e matas. Naquele ambiente desértico, havia muitos animais selvagens! Inclusive lebres, coelhos, veados e outros! Havia muitos pássaros grandes como a juriti, pomba do campo, saracura, jacú, entre outros. Viviam sossegadamente! A única preocupação era com os caçadores! Naquela época e naquele ambiente, a caça não era proibida! Havia muitos caçadores treinados. Também tinha os lugares especiais onde esses animais ficavam ou passavam constantemente.
                                                                                        Meu pai e os irmãos dele, gostavam de caçar! Cada um tinha duplas de cachorros treinados para esse objetivo. Inclusive iam trelados um com o outro até a hora de soltá-los para a caça. Tinham a tarefa de "levantar o animal" para os caçadores atirarem! Aqueles homens usavam até cornetas própias para estimular os cães à caça! Quando conseguiam matar um animal, era uma festa! Para os cachorros e para os caçadores! Vinham pra casa muito felizes! E acontecia o banquete! O animal era abatido, não por maldade, mas para a própria sobrevivência das famílias. Claro que hoje isso não é mais permitido. Temos leis que proíbem isso! São as leis ecológicas que devem ser respeitadas...
                                                                                        Gostava de ouvir as histórias que papai e meus tios contavam sobre caçadas! Algumas até pareciam mentira, como acontece com os pescadores. Lembro-me da história de um caçador que encontrou um casal de filhote de urubú e pensou em levar pra casa e criar os bichinhos. Assim aconteceu. Ali no terreiro, junto com as galinhas, o casal de abutres cresceu normalmente. Era grande curiosidade para toda a vizinhança. Mas quando as aves negras cresceram era impossível aguentar. Aquele homem criava porco e costumava castrar as porcas para a engorda. Mas os urubús não permitiam cicatriar o corte na barriga das leitoas. Viviam bicando e arrebentando os pontos da cirurgia. O tal homem tinha que dar uma jeito...
                                                                                          Certo dia, bem cedinho, pegou o casal carniceiro, colocou dentro de um saco e viajou para um lugar bem distante. Depois de várias horas de estrada, tendo cruzado muitas e muitas montanhas e vales, soltou ali o casal de aves e voltou por outro caminho. Nunca mais queria ver aqueles animais. Era tarde da noite quando chegou em casa cansado da viagem. Ao chegar, sua esposa lhe perguntou o que havia acontecido. Pois antes do sol entrar o casal de urubu já estava de volta. Aquele homem repetiu essa tarefa várias vezes e não adiantou nada. Percebeu que aqueles bichos eram mais espertos que ele. Voavam sobre vales e montes e chegaram primeiro. Hoje fico pensando no que aconteceu com Pedro e João quando foram presos para não pregarem no templo. Mas não adiantou...
                                                                                          "Durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 'Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver.' Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar" (At 5, 17 - 26).  O chefe da Guarda do Templo e o Sumo Sacerdote achavam que iam impedir a missão dos Apóstolos. Enganaram-se! Não adianta lutar contra a Obra de Deus! Ele tem legiões de Anjos para nos socorrer. Não tenhamos medo. Ele nos protege e nos dá asa de águia para voltar sempre para nosso lugar de missão. Nem vales ou montanhas; nem guarda nem surmo sacerdote irão nos impedir. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



 
ORAÇÃO:
 
 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos confiar na Vossa Proteção Paterna!
- Mandai sempre Vossos Anjos para nos libertar pra missão!
- Não permitas que os poderes deste mundo nos proibam de anunciar-Vos!
- Libertai-nos do medo dos perseguidores da Vossa Igreja!
- Acolhei nossos louvores pelo testemunho de São Pedro e São João...
                                                                                                    AMEM