CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

     
 "CONSELHO DE FILHO" (Mt 23, 1 -12).
                                     Pe, Natalício. 
 
                                                               No último 29 de maio, celebrei 23 anos de minha Ordenação Presbiteral. Não contei quantos casamentos já assisti. Mas são muitos. Em todos, fiz as 3 perguntas famosas: É de livre e espontânea vontade que vocês estão casando? Prometem amor e fidelidade pra vida toda? Promete receber com amor e educar os filhos na Lei de Cristo e da Igreja? Até hoje, não tive nenhuma resposta negativa. Todos disseram sim para as 3 perguntas. De fato, essas questões são fundamentais na vida familiar. Tem que haver liberdade para assumir a obra tão séria de criar uma família. É preciso amor e fidelidade até o fim. Aceitar e educar as crianças nos princípios da Fé Cristã é uma missão de enorme responsabilidade. Criar ovelhas é muito importante. Mas criar gente é importantíssimo. 
                                                                Sei, porém, que muitos casais não levam a sério o que prometeram. Foi só conversa. Foram apenas palavras. Apenas seguiram um ritual. Falaram bonito. Solenemente! Quantas fotografias! Pela filmagem podemos ouvir até a voz romântica do SIM. Muitos casais não conseguiram prosseguir na missão; no compromisso assumido. Existem casos de profunda hipocrisia. Casais que pregam bonito. Dizem a verdade. Mas não praticam. Pregam e acreditam no Amor e na Fidelidade, mas não conseguem praticar e acabem caindo nas tentações. Isso fica muito mal para os filhos. Como fica a cabecinha das crianças vendo esse faringismo. Papai e mamãe falam uma coisa e fazem outra. O que eles falam é verdade. Mas o que fazem é outra coisa. Lembro-me do que falou Jesus no capítulo 23 de São Mateus:
                                                                  O Mestre falou para as multidões e para os Discípulos que os fariseus e os mestres da Lei ensinam o que é certo e correto. Mas não praticam. Não devem imitá-los. Eles falam mas não praticam (Mt 23, 1 - 12). Isso não é coisa do passado. Tem se repetido frequentemente entre nós. Muitos pais mandam seus filhos na Igreja, mas ficam em casa vendo tv ou fazendo outras coisas. Alguns pais não gostam que os filhos ficam até de madrugada nas ruas, mas eles mesmo chegam em casa fora de hora e, muitas vezes embriagados. Tem aumentado o número dos casais que vivem brigando e discutindo violentamente perto dos filhos. Conheço crianças que tem medo dos pais. Tem acontecido muita separação de casais sem pensar no sofrimento das crianças. O homem e a mulher pensam apenas neles e nos seus desejos e aventura. Quantas mágoas e traumas ficam para as gerações futuras!
                                                                    Sobre isso, conheço uma música de Liu e Leo chamada "Conselho de Filho". São palavras de uma criança suplicando para os pais não se separarem. "Pai, lhe peço não vá embora. Vou pedir pra mamãe fazer as pazes com o senhor... Mãe, sou seu filho idolatrado; não quero ver separado, os meus queridos pais... Pai peça desculpas a ela; a paz é coisa bela. Por favor, não briguem mais". Quando a Igreja encerra a "SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA", um grande sonho fica em nosso corações: Que a família do futuro volte a ser do jeito que Deus pensou. Que o projeto de Deus sobre a família seja respeitado. Que a Pastoral da Família não se canse da missão que lhe foi confiada. Que a união entre os Serviços, Movimentos e Pastorais aconteça para os frutos serem abundantes de constantes. Por isso é que devemos rezar juntos e trabalhar unidos...
 
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito!
- Dai forças para os casais viverem seu casamento!
- Fazei os casais praticaram aquilo que juraram!
- Não permitas que os pais escadalizem seus filhos!
- Confirme todo o trabalho da Pastoral Familiar!
- Confirmai nossa gratidão pelo bom exemplo de muitas famílias....
                                                                                    AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário