"VENTAROLA QUEBRADA" (Lc 11, 5 - 13).
Pe. Natalício.
Nos preparativos para minha ordenação presbiteral, convidei alguns casais amigos para serem padrinhos. Para o Diaconato, os casais Orlando & Dirce Molinari - Benedito & Lourdes Manfrinatto. Para a ordenação presbiteral foram os casais Ségio Spolador & Elza - Aparecido Lima & Terezinha De Dio. Para minha Primeira missa, escolhi Albino & Salvadora - Rufino & Ana. Esses casais tem muita importância na minha vida missionária. Não tenho os visitado muito, mas sei que suas orações tem um poder enorme sobre mim e quero muito estar em contato com eles.
Quando fui Pároco na Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã e fui visitar um desses casais em Arapongas (Aparecido e Terezinha), tive um contratempo terrível. Era um domingo! Tinha almoçado em família e passei a tarde toda ali! No fim do dia, me preparei para voltar à Ivaiporã e presidir a missa das 18 horas. Estava com o carro da Paróquia, um gol-88 de cor cinza. Na hora de sair, já com a hora avançada, peguei a chave do carro, abri o capô, joguei umas coisas ali no porta malas e bati a porta do capô e a chave ficou dentro e as portas todas trancadas. Foi uma angústia terrível! Pelejamos demais mas não teve jeito. Tentamos abrir a ventarola. Forçamos tanto até o vidro quebrar. Fiz a viagem com a ventarola quebrada...
Aquele dia, queria tanto saber um jeito de abrir as portas do meu carro. Podia ver as chaves ali dentro e não conseguia abri-lo. Não consegui abrir o carro, mas não me falta outra chave muito mais importante. É a chave que abre qualquer caminho. Essa chave se chama ORAÇÃO. Jesus falou disso muitas vezes. Falou, inclusive, da PERSEVERANÇA na oração. Jesus até contou uma parábola de um homem que foi procurado tarde da noite para socorrer o vizinho que precisava de pães para os visitantes. O homem já estava deitado com a família e não queria abrir a porta. Mas a persistência do amigo foi tanta que aquela porta fechada foi aberta (Lc 11, 5 - 13).
Jesus nos ensina que devemos ser persistentes em nossas orações. Nunca devemos desistir ou cansar. Infelizmente muita gente acha que Deus não atende os seus pedidos e desistem de pedir. Mas também há pessoas que desistem de perseguir seus ideais, seus projetos. Isso também é lastimável. A chave do sucesso é a persistência! Claro que deve persistir nos caminhos bons! Seria lamentável persistir nos caminhos errados! Aliás, existem pessoas que cometem esse erro. A persistência é um bem se for para o Projeto de Deus.
Falando disso, lembro-me da música da Adriana, cujo nome é: "Qual é a chave?" Portanto, entre as tantas chaves que temos no "chaveiro da vida", a PERSEVERANÇA, deve ter um destaque especial. Na nossa convivência diária, precisamos nos ajudar nesse sentido! Devemos ser Missionários da perseverança. Devemos incentivar uns aos outros. Podemos criar uma energia positiva que vai crescendo e destruindo o comodismo e a omissão... Se ficamos juntos, a tarefa será mais fácil. Portanto, devemos ficar juntos no trabalho e mais unidos na oração...
ORAÇÃO:
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos perseverança no Trabalho e na Oração!
- Não permitas que o desânimo prejudique nossa busca de santidade!
- Fazei-nos entender o poder da oração!
- Ensinai-nos a fazer nossos pedidos corretamente!
- Recebei Senhor, nossa gratidão por sempre nos atender...
AMÉM!