"SE ARREPENDIMENTO MATASSE" (2Rs 17,5-8.13-15a.18).
Pe. Natalício.
Nos meus primeiros anos de vida presbiteral, tive boas experiências na convivência com as pessoas. Tudo servia como aprendizagem. Cada conversa! Cada Confissão! Cada doente atendido e ungido! Tudo tinha valor maior que muitas aulas nas salas de cursos. Algumas dessas experiências permanecem até hoje em minha mente! Uma delas ocorreu quando fui visitar um homem muito doente e desenganado pela medicina. Era uma casa pobre de periferia! Não menciono o nome da pessoa e nem o da cidade para não acontecer qualquer tipo de discriminação.
Aquele homem tinha menos de 50 anos e estava muito doente. Morava sozinho! Não tinha ninguém por ele. Nem parentes nem amigos. Já vocês ficarão sabendo porque! Cheguei no seu casebre e logo percebi tudo desarrumado. Casa suja, roupas esparramadas por todos os lados. Um monte de louça sem lavar. O mau cheiro de sujeira e de vaso sanitário era constante. O homem estava muito magro e desaparecia naquele sofá velho e rasgado. Percebi muito desânimo no seu semblante. Suas forças eram mínimas e quase não aguentava responder as perguntas que fazia, uma atrás da outra.
Queria saber as causas de tudo. Não para julgá-lo e condená-los, mas para achar uma saída. Com muita paciência fui entendendo sua história... Quando adolescente, tinha mau comportamento na escola. Era muito desobediente! Fazia muita anarquia. Seus professores constantemente lhe chamavam a atenção. Davam-lhe muitos conselhos! Mas não obedecia ninguém! Foi ficando cada vez mais audacioso na criação de coisas violentas que prejudicavam as pessoas. Pegava suspensão constantemente. A coisa foi se agravando tanto que um dia, o diretor o expulsou da escola. Daí ele se perdeu de vez. Foi fundo no crime e na droga...
Coisa parecida aconteceu com o povo de Israel: " Salmanasar, rei da Assíria invadiu todo o país... sitiou-o durante três anos. No nono ano de Oséias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os habitantes de Israel para a Assíria... Isto aconteceu porque os filhos de Israel pecaram contra o Senhor, seu Deus, que os tinha tirado do Egito...Eles seguiram os costumes dos povos que o Senhor havia expulsado diante deles, e as leis introduzidas pelos reis de Israel. O Senhor tinha advertido seriamente Israel e Judá por meio de todos os profetas e videntes, dizendo:
'Voltai dos vossos maus caminhos e observai meus mandamentos e preceitos, conforme todas as leis que prescrevi a vossos pais e que vos comuniquei por intermédio de meus servos, os profetas'... Eles, porém, não prestaram ouvidos, mostrando-se tão obstinados como seus pais, que não tinham acreditado no Senhor, seu Deus...O Senhor indignou-se profundamente contra os filhos de Israel e rejeitou-os para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá" (2Rs 17,5-8.13-15a.18). O povo da Samaria foi expulso da presença de Deus porque não quiz mudar de comportamento.
O mesmo aconteceu com aquele Senhor que, ainda adolescente foi expulso do colégio. E nem assim se converteu! Seguiu seu caminho de erros, até o ponto de ficar dependente de drogas e adquirir AIDS. Perdeu tudo: riqueza, amigos, família, saúde... As pessoas se afastaram dele por causa da sua maldade, sua doença e mesmo sua arrogância. Casos assim podem ainda acontecer em nossos dias. Mas há remédio contra isso. É possível a conversão e a mudança de vida! Foi isso que falei para aquele homem com muita atenção e firmeza! Creio nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos escutar sempre Vossos Profetas!
- Não permitas que sejamos rebeldes aos Vossos Mandamentos!
- Dai-nos a Graça de nos arrependermos de nossos erros!
- Ajudai as pessoas errantes a retomarem o bom caminho!
- Acolhei nossos louvores pelos Vossos justos Mandamentos...
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário