CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 20 de abril de 2017

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


 
"BRIGA COM A MAÇONARIA" (At 5, 34 - 42).
                                                      Pe. Natalício.
                              

                                                               Desde a muito tempo que ouço dizer que há uma briga entre a Maçonaria e a Igreja. Percebo que os conflitos tem mais de quinhentos anos. Portanto é coisa velha e deve ter suas razões. Quantas dores, quanta discriminação e até morte. Não quero entrar no mérito desta questão. Sei que houve extremismos tanto de um lado quanto do outro. Conheço colegas padres que não fazem nem funerais de maçons. Tem revolta enorme desse povo. Conheço outros que pregam publicamente contra os regulamentos de Maçonaria. Procurando discernimento, tento conversar ouvindo os dois lados. Isso pode me ajudar a compreender melhor.
                                                               Conversando equilibradamente com uma pessoa bem envolvida na maçonaria, fiz o seguinte questionamento: Por que existe tanto segredo na Maçonaria? Se é coisa boa, por que não trazer a público? Por que as mulheres não podem participar mais efetivamente no processo de graduação? Isso não é uma discriminação? A pessoa que conversava comigo deu algumas explicações e devolveu as perguntas: Como pode a Igreja condenar os segredos quando ela mesma guarda seus segredos à sete chaves? Como ficam os segredos de Fátima que foram guardados a tantos anos? E sobre as mulheres? Por que a Igreja não permite ordenação presbiteral das mulheres?
                                                                Procurei ler algumas coisas escritas por adeptos de um lado e do outro. É muito difícil dizer quem tem razão. O melhor é não se enfrentarem. Vejo que, em muitos lugares a Maçonaria faz muitas coisas boas; muitas obras de caridade, obras sociais. Procuro ter o seguinte comportamento: Não discriminar ninguém. Ver o que fazem de bom conforme o Evangelho. Somar no que for possível e respeitar o diferente. Isso é até recomendado pelo Consílio. Isso é Ecumenismo. Gosto muito de um conselho dado por um homem importante, entre os judeus, sobre os primeiros cristãos:
                                                                "Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante. Depois disse: 'Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens...  Se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!.' E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel...  Os Apóstolos saíram do Conselho, muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus"(At 5, 34 - 42).
                                                                Por outro lado, acredito que, muito mais importante é dedicar meu tempo e minhas energias falando da nossa Igreja do que ficar criticando e debatendo contra outras doutrinas. É melhor trabalhar no plantio de mais trigo do que ficar querendo arrancar joio. Até por que já está misturado. É melhor continuar plantando a semente genuína. Quanto tempo perdemos com certos debates, seitas, espiritismo e outros. Enquanto isso, deixamos de pregar o Evangelho. Se alguém é falso, mau, mentiroso... morrerá por si mesmo. Não felemos mal de ninguém. Falemos bem das coisas de Deus e de seu Projeto... Creio nisso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

 
ORAÇÃO: 

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fortalecei a vida ecumênica da Igreja!
- Dai-nos sabedoria para ver os valores das outras igrejas!
- Não permitas  que gastemos nossas energias em vão!
- Fazei-nos entender que aquilo que não presta morre por si memo!
- Aceitai nossa louvação pelo Consílio de Gamaliel...
                                                                       AMÉM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário