CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 12 de setembro de 2017

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     
"CARNEIRO NO BURACO"  (Is 58, 1-9a).
                                                   Pe. Natalício.
 
                                                                                                     Houve um período em minha vida que estive muito obeso. Sim. Estive muito gordo! Cheguei a pesar cento e vinte quilos. No ano dois mil, quando Pe. Romano, Pe. Hilário e eu fomos para o Jubileu dos Presbíteros, em Roma, cheguei ao máximo. Surgiu até uma brincadeira entre nós. Diziam que o avião iria voar inclinado do lado onde eu estivesse sentado. Eu tinha só 46 anos, mas achava que não tinha mais jeito de emagrecer! Já tinha "entregado os pontos"! Não iria me esforçar mais para emagrecer. Achava que aquilo era caso perdido! Iria viver assim pelo resto da vida...
                                                                                                     Mas, com a persistência de minha irmã Cassiana, que morava comigo e que já foi pro céu, retomei a vontade de emagrecer e cuidar da saúde. Reprogramei minha vida! Tomei umas atitudes! Fiz uns projetos, votos e promessas... Programei que, dentro de um ano, estaria pesando 85 quilos. Deveria perder mais de 30 quilos. Parecia impossível! Mas peguei firme! Levei a sério! Controlei minha alimentação e dediquei-me aos exercícios físicos. Até frequentei uma academia de musculação. Fiz um voto de ficar um ano sem comer carne de qualquer espécie. Era uma forma de controlar o sal e gordura.
                                                                                                      Pedi a intercessão de Nossa Senhora, Mãe de Jesus Cristo e comecei a maratona no dia 15 de agosto, dia dedicado a Ela. Comia muita verdura, legumes e produto de soja. Não foi fácil! Era muito difícil estar no meio dos amigos, nas festas e não quebrar a promessa! Mas queria manter o projeto! Contava isso pra todo mundo. Muita gente compreendia e ajudava. Lembro-me de uma reunião do Conselho Regional do ECC realizado em Matelândia-Pr,  onde, depois dos trabalhos, fizemos confraternização e foi servido "carneiro no buraco". Aquilo foi cruel! Todos comiam à vontade. E eu? Comi alface com mandioca num canto...
                                                                                                       Essa dieta foi muito boa e me ajudou a entender porque a Bíblia insiste tanto sobre o jejum. De fato, o jejum não deve ser feito apenas por obrigação. Devem ser determinados os objetivos a serem alcançados com este exercício. O Profeta Isaías fala de um jejum que não agrada a Deus. Mas também apresenta aquele que O agrada. Vamos ler? Primeiro, aquele que não agrada a Deus: "Ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas. Acaso é esse jejum que aprecio? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco? Deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum? Dia grato ao Senhor?..
                                                                                                        "Acaso o jejum que prefiro não é outro? quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares uma pessoa sem roupa, cobre-a e não desprezes o teu corpo" (Is 58, 1-9a). Tenho insistido que o jejum cristão tem 3 objetivos: 1 - Socorrer quem precisa. 2 - Domínio e santificação pessoal. 3 - A Glória do Nome de Deus. O jejum, pra muita gente, é só um ritual e se tornou hipocrisia. Jesus fala disso no Evangelho. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
 
  
 ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que nosso jejum seja apenas prática de ritos!
- Dai-nos sabedoria para entendermos o verdadeiro sentido do Jejum!
- Ajudai-nos a alcançar os 3 grandes objetivos do jejum cristão!
- Orientai nosso jejum no sentido da prática da caridade!
- Aceitai nosso jejum para honra e glória de Vosso Nome...
                                                                                     AMEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário