CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

         
                                           "CORAÇÃO SEM JUÍZO" (1 Rs  11, 4-13).
                                              Pe. Natalício.


                                                                              No meu tempo de adolescente tive os meus primeiros contatos com o Rádio. Com ele conheci a Música Popular Brasileira, especialmente, através da Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Tupi do Rio de Janeiro e de São Paulo, Gaúcha de Porto Alegre e outras. Ouvi e aprendi muitas músicas. Eliz Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Velozo, Moacir Franco e outros faziam sucesso. Uma das músicas que tocava muito, que até hoje tenho na lembrança, é "Coração sem Juízo", cantada por Moacir Franco. A letra da música expressa o sentimento de alguém que ama e não é amado. O poeta fala com o seu coração, culpando-o pelo seu sofrimento. É uma música apropriada para quem não está  acertando no namoro ou outro relacionamento afetivo. A letra da música é a seguinte:
                                                                             Eu não sei porque que a gente, gosta tanto de repente, de quem não gosta da gente! Essa vida é engraçada, pois a gente vive amando, sempre a pessoa errada! Todas as vezes que eu amo, rezo tanto pra dar certo, mas eu sempre me engano! A pessoa que eu amava, sempre me desiludia, não era o que eu pensava! Meu coração é mesmo sem juízo, não sabe que eu preciso, deixar de gostar tanto assim! Meu coração às vezes me entristece, meu coração parece que não gosta de mim!  Essa letra foi composta pelo grande Cantor e Compositor Nelson Ned e gravada na voz de Moacir Franco, lá pelos anos 70.
                                                                               "Coração sem juízo"  faz pensar sobre os nossos comportamentos, não só afetivamente, mas em todos os sentidos. Quantas pessoas que não controlam seus sentimentos e fazem loucuras! Na verdade não é o coração que é culpado. O comando de nossas ações está no cérebro. Mas há uma tradição de que o coração é a fonte das boas e más ações. No Primeiro Livro dos Reis, podemos notar que o Rei Salomão, quando ficou velho, permitiu que o seu coração não pertencesse mais inteiramente ao Senhor Deus, como foi o seu pai Davi. Seduzido por muitas mulheres acabou cometendo muitas idolatrias. Prestou culto a vários deus pagãos. Queimavam incenso e ofereciam sacrifícios para deuses estrangeiros. Isso provocou a ruína no seu reinado! (1 Rs 11, 4 - 13).
                                                                                  Toda idolatria leva para a destruição. Precisamos combater toda forma de idolatria. Existem várias nos dias atuais. Podemos citar algumas delas: do poder, do ter, do prazer, da riqueza e, a pior de todas, a do próprio "EU." Essa é chamada de "EGOLATRIA". Para combater qualquer forma de idolatria é preciso fazer com que Deus e Jesus Cristo sejam mais conhecidos e amados. Por isso é importante o trabalho da Catequese e toda forma de Evangelização. É aí que destaca todo o trabalho da estrutura da Igreja. Não me canso de orientar sobre isso. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA!

   
ORAÇÃO:
 

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos dominados pelos nossos sentimentos!
- Iluminai nossa mente para que possamos controlar nosso coração!
- Ajudai-nos a não provocar sofrimento nas pessoas!
- Libertai-nos de todas as formas de idolatria!
- Aceitai nossos louvores pelas pessoas que sabem controlar os seus sentimentos...
                                                                                                                        AMÉM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário