CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


 
  "CABEÇA RASPADA" (At 18,9-18).
                                 Pe. Natalício.  
 
                                                                                                              
                                                                                       Durante o meu tempo de Seminário, quando estudei Psicologia, fiz uma trabalho sobre as crises da adolescência. Foi um trabalho simples, mas tive algumas descobertas interessantes. Todas as pessoas neste período da vida tem crises violentas. A vida toda é marcada por crises. Todos vivemos a crise existencial. Estamos em constante mudança. Hoje não sou o que fui ontem. Estou em crise. Ainda bem, diziam os formadores do Seminário. Se tem crise é porque está crescendo. Está vivendo. Está se convertendo. Não ter crise é um péssimo sinal. Só no céu não teremos crises. Teremos chegado ao máximo da busca. A perfeição de vida... Mas o tempo da adolecência é muito complicado e perigoso. Neste período a pessoa quer e precisa da liberdade, mas não sabe como usá-la. Não gosta de ter interferências na sua vida mas não tem experiências para resolver os desafios que são enormes.
                                                                                        É uma fase onde a pessoa ainda não é jovem, mas também já não é mais criança. Normalmente se sente marginalizado e revoltado. No meio das crianças não se sente bem. No meio dos adultos são rejeitados. Para as tarefas caseiras dizem que já são grandes. Para as festas e outras saidas, dizem que são crianças. É uma situação muito crítica... Normalmente, nesta fase, meninos e meninas trocam de aparência constantemente. Lembro-me do tempo em que deixei meus cabelos crescerem. Meu cabelo fica armado e chegou a ficar pra baixo dos ombros. Não tinha condições de fazer os cuidados necessários. Aquilo era horrível! Isso aconteceu antes de vir para o Seminário. No tempo de estudante aconteceram outras coisas. Fiquei barbudo. Tirei a barba e dixei o bigode. Era uma troca contínua de fisionomia! Nunca estava satisfeito com a aparência! No término da Filosofia, raspei todos os cabelos da cabeça. Fiquei irreconhecível!  Mas aquilo era apenas uma aposta com um colega.
                                                                                         Muitas pessoas deixam crescer o cabelo ou a barba devido a promessas.  A Igreja não recomenda esse tipo de coisa. Mas, mesmo assim muita gente ainda faz promessas. Tem cada uma absurda!  Mas a Bíblia fala de pessoas que fizeram promessas. Uma famosa foi a que fez Jefté (Jz 11,1 - 12,7). Também o Apóstolo Paulo fez uma promessa e cortou os cabelos. Não sabemos mais detalhes sobre essa promessa. O que sabemos é que Paulo era irriquieto e não parava de pregar o Evangelho pelo mundo afora. Estava em Corinto e o Senhor conversou com ele: "'Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence'.  Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus."
                                                                                          Mas, "os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, dizendo: 'Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei.' Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: 'Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. Mas, como é questão de palavras, de nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas.' E Galião mandou-os sair do tribunal... Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto... Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo raspou a cabeça pois tinha feito uma promessa."(At 18, 9 - 18). Os desafios de Paulo são os nossos também. Não devemos desanimar. Devemos aproveitar até das dificuldades para evangelizar. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso!  E que ASSIM SEJA.....
  ORAÇÃO:
  Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Tornai-nos firmes na fé para não fazermos promessas!
- Fazei-nos cumpridores das promessas que viermos a fazer!
- Ajudai-nos a não perder tempo com coisas supérfluas!
- Iluminai todas as pessoas que cruzarem nossos caminhos!
- Aceitai nossa gratidão pela atitude de Galião libertando o Apóstolo Paulo...
                                                                                                         AMÉM!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário