CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

           
                "DOCE DE ABÓBORA COM SAL" (Ef 5, 21 - 33).
                        Pe. Natalício.

                                                                     Nos encontros e palestras que dou por aí tenho encontrado pessoas que me conheceram no passado, mesmo no tempo em que eu era seminarista e perguntam-me se consigo lembrar quem são elas. Nem sempre consigo lembrar de imediato. Mas na medido que vamos conversando vou recordado de muitos fatos e pessoas que marcaram minha vida. E olhe que tem cada história maravilhosa! Umas de rir e outras de chorar. Mas todas são muito importantes para nosso aprendizado e para o trabalho pastoral e missionário. Na verdade há muito sofrimento na vida do povo...
                                                                      Lembro-me de um almoço numa família onde passamos momentos maravilhosos! Depois do almoço começamos a conversar e contar umas histórias. Perguntei ao meu amigo: "Quando é que sentimos dor de dentes na perna?" Como ele não sabia a resposta, então expliquei que sentimos dor de dentes na perna quando o cachorro morde. É dor dos dentes no cachorro na nossa perna. Depois de darmos rizadas, ele soltou uma também: Perguntou se eu já havia comido doce de abóbora com sal. Fiquei admirado com a pergunta e disse que nunca tinha comido. Mas, ele disse que já tinha saboreado essa mistura. Com uma certa tristeza contou-me a história...
                                                                        Quando eu era criança, com uns 10 ou 12 anos, tivemos uma vida muito pobre e difícil. Minha mãe se casou pela segundo vez e meu padrasto era um homem muito maldoso. Bebia muito e perdia o equilíbrio. Fazia coisas que anormais que pessoas equilibradas não faziam. Fazia tanto mal pra nós. Quanta dor! Quanta raiva! Quanta mágoa! Hoje até que já superei, mas foi muito sofrimento! O vício da bebida produz tanta dor e sofrimento! Entre tanta dor que nos causou uma cena não me sai da memória! Sim! É a história de um panelão de doce de abóbora...
                                                                         No sítio, tínhamos muitas abóbora ali pelo meio das roças. Servia até para alimentar os porcos. Certa vez mamãe conseguiu um pacote de açúcar para fazer o doce que tanto queríamos. Açúcar era coisa rara. Coisa de rico! Mas minha mãe tinha conseguido e ficou feliz por fazer as crianças felizes. Lá estava, em cima da fornalha, a "panelona" de doce. Antes de começarmos a devorar aquela delícia, meu padastro chegou bêbado e nervoso. Não era um homem mau. Mas quando bebia, e não precisava ser muita coisa, ficava transtornado. Ao ver aquele panela de doce e a nossa felicidade, pegou um pacote de sal e despejou dentro do doce...
                                                                         Ficamos todos muito triste e frustrados. Lembro-me que depois que passou a tempestade, com uma colher,  tentava pegar alguma parte do doce que tivesse menos sal. Muitas vezes tinha que cuspir um bocado bem salgado. Foi assim que comi doce de abóbora salgado. Essa é uma das tantas história que sofremos por causa do vício da bebida. Por isso é que tenho trabalhado contra esse vício que destrói tantas famílias. Gostaria que todos os casais não esquecesse aquele conselho da carta aos Efésios:  "Mulheres, sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo... Como a Igreja é solícita por Cristo, assim também deve ser a mulheres com seus maridos"...
                                                                          Mas também há uma palavra para os maridos: "Maridos, amem suas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela... Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra"... (Ef 5, 21 - 33). Ouvi toda aquela história e fiquei emocionado com tanta dor que o alcoolismo provoca nas famílias. Por isso é que tenho incentivado tanta a Pastoral da Sobriedade. É uma forte alavanca ajudando a salvar pessoas e famílias. Não é um trabalho fácil, mas os resultados são surpreendentes. Devemos ser persistentes. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
    ORAÇÃO:
 
 Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que as famílias continuem sofrendo com os vícios!
- Fortalecei a união dos casais e das famílias no amor e na compreensão!
- Dai paciência e forças para as famílias que sofrem com as drogas!
- Fortalecei a Pastoral da Sobriedade e o sonho de famílias felizes!
- Recebei a gratidão de tantas famílias libertadas por Vossa Graça...
                                                                                                  AMÉM. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário