" SOMENTE UM ALTO FALANTE" (Lc 16, 9 - 15).
Pe. Natalício.
Pe. Natalício.
Em 1977, quando tive uma das maiores crises vocacionais, pedi socorro ao Senhor Bispo Dom Romeu. Ele me ouviu e, depois de algumas reflexões, fui morar com Padre Dé na cidade de Santa Fé no norte da Diocese. Agradeço muito a esse Padre que teve a coragem de me ajudar com firmeza e dureza. Eu tinha vivido meus primeiros 20 anos na roça sem convivência com a vida urbana. Era um "caboclo na cidade" como nos lembra a música de Dino Franco e Mourai que leva esse nome. Era como uma pedra ou tora de madeira que devia ser lapidada. Era preciso alguém de fibra para não estragar a matéria prima e nem abandonar a obra. Padre Dé soube fazer a obra e fui me transformando cada vez mais. Tenho muito ainda para melhorar.
Foram 10 meses em Santa Fé! Quanto sofri! Mas quanto fui valorizado também! Quantas correções! Quanto progresso! Quantas experiências novas fui acumulando! Fui adquirindo coragem de assumir decisões! Aprendi a pensar melhor e falar com segurança. Aprendi a falar o que penso e pedir perdão quando errar. O rapazinho tímido e acanhado foi se tornando comunicador e líder. Foi neste tempo que comecei a gostar de comunicação eletrônica. Era só 4 cornetas na torre da igreja matriz! Mas aquilo era um espetáculo! Gostava demais de tocar umas músicas religiosas, rezar, meditar, dar alguns avisos... Como toquei o disquinho da Campanha da Fraternidade daquele ano cujo tema era a família!
Quem podia imaginar que aquele rapazola do interior de Ivaiporã pudesse ir tão longe? A partir daquele alto falante, a coisa fluiu. Em 1978 fui morar na Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã e fiz meu primeiro contato com o microfone de uma rádio. Meu debutamento no rádio foi na Ubá de Ivaiporã. Era só uma mensagem de 15 minutos, na hora da Ave Maria, às 18 horas. Sou eternamente grato por isso. Ainda hoje, tenho meus programas naquela rádio. Todos os domingos, começando às 5 e meia da manhã. Uma hora e meia acordando o povo do Vale do Ivaí. Hoje, estou chegando a tanta gente por um grupo de várias rádios. Entre elas, Ivaiporã FM, Nova Era de Borrazópolis, Nova AM de Apucarana e mais 9 Rádios Comunitárias. Além das rádios tenho atingido muita gente pela internet. São vários sites que levam minhas palavras pelo mundo.
O trabalho que começou num alto falante hoje atinge o mundo. Jesus Cristo sempre tem razão. Ele afirmou que "quem não é fiel nas pequenas coisas não será também nas grandes" (Lc 16, 9 - 15). Isso acontece comigo. Se não tivesse sido persistente, dedicado, responsável não teria condições de fazer o que estou fazendo agora. A afirmação é lógica! Quem não consegue administrar um pequeno serviço poderá assumir uma grande obra? Quem vai confiar? Sei que há gente que quer começar sua vida profissional em grandes empresas e não tem paciência de fazer o caminho passo a passo. Um degrau de cada vez. Lembro-me que no meu tempo de seminário e campanha vocacional pregávamos isso: Como alguém pode ter uma vocação séria para ser padre se nada fez na sua Paróquia ou comunidade! É uma pista muito boa para uma vocação séria quando a pessoa está envolvida seriamente na sua pequena comunidade. Quem não é dedicado nas pequenas coisas não o será nas grandes. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fazei-nos responsáveis nas grandes e nas pequenas coisas!
- Abençoai toda a evangelização através da Rádio!
- Dai-nos humildade para progredir passo a passo!
- Conservai em nós a humildade para aceitarmos as correções!
- Aceitai nossa gratidão por nos confiar grandes tarefas no Vosso Reino...
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário