CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


      
                                  "LAVOURA DE BAMBU"  (Tt 3, 1-7).
                                   Pe. Natalício.

 
                                                                         Durante meu tempo de Seminário, gostava de fazer visitas às famílias e tomar refeição com elas. Hoje continuo fazendo isso. Jesus Cristo fazia isso! Esteve na casa de Mateus, Simão, Zaqueu... Gostava de visitar Marta e Maria... Jesus Cristo gostava de fazer visitas! E, com certeza, tomava refeição nas casas. Também jantou na casa de Zaqueu, aquele publicano... Além de uma boa conversa, a gente troca experiências! Convive com culturas diferentes! Também valoriza o acolhimento que as pessoas gostam de fazer ao Padre! Gosto muito disso! Muitas vezes, quando eu não tinha diabete, ia rezar Missa pelas diaconias e aproveitava para almoçar ou jantar nas casas. Isso faz muito bem! Muitos Padres fazem isso! É maravilhoso! 
                                                                         Estando nas casas das pessoas a gente come de tudo que nos oferecem! Com isso vamos aprendendo a comer comidas diferentes, de culturas variadas. Normalmente, gostam de oferecer um franguinho na panela, macarrão, maionese, peixes de várias formas... Uma vez fui almoçar na casa do Erasmo da Diaconia Cristo Rei, em Marilândia do Sul. É o Erasmo da máquina de arroz, da Vila Paraíso. O Erasmo e a Júlia me acolheram com muito carinho! Como o Erasmo é descendente de japonês, havia umas comidas típicas desta cultura. Lá pelo meio da refeição, perguntaram-me se eu gostava de broto e bambu. Fiquei assustado e perguntei: Broto de bambu? É possível comer aquilo? Então ele me explicou a forma de fazer a conserva e pediu-me que experimentasse.
                                                                          Fiquei curioso e experimentei a iguaria! De fato é muito gostoso! Coloquei "aquele trem" no meu prato e comecei a comer. Achei muito bom! Fiquei olhando aqueles pedacinhos de bambu alí no prato e fiquei imaginando o que um poderia dizer para o outro! Imaginei uma conversa deles: "Agora nós temos que nos comportar bem! Agora nós somos "chik"! Pois, no passado, éramos considerados rebeldes, bicho do mato, praga, comida de animais... Agora, somos comida de pessoas humanas! Estamos nas mesas de gente importante!" Comecei a pensar nas pessoas quando se converteram. Tiveram um passado feio, terrível e agora são diferentes! Mudaram de vida! Levam uma vida descente e comportada! Inclusive encontrei essa orientação alí na carta de São Paulo a Tito.
                                                                         Nessa carta o Apóstolo dá uma orientação muito importante sobre isso: "Outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros. Mas, um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia" (Tt 3, 1-7). Como gente convertida devemos nos comportar diferente. E até nos cuidar para não voltarmos aos erros do passado. Assim como aquele alimento na casa do Erasmo, era só broto de bambu, tornou-se agora comida fina, de gente importante! Inclusive comida de Padre! (Legal né?).
                                                                                                Também nós que não conhecíamos a Bíblia, não tínhamos uma prática religiosa, agora somos o povo de Deus. Somos cidadãos do infinito! E temos consciência disso! Comecei a pensar em plantar uma lavoura de bambu e criar uma indústria para fazer conservas! Ah, não sou bom nisso... Acho  que sou melhor em fazer comunidade de gente. Em aumentar o grupo daqueles que eram "vida torta" e que agora seguem o Caminho de Jesus Cristo e querem formar uma nova comunidade: Lavoura de Deus! Quem sabe, até um trabalho com a Pastoral Carcerária, recuperando presidiários e presidiárias. Pessoas que até levavam vida no crime e que agora podem se converter e formar a grande Lavoura de Jesus! Tá aí um desafio pra nós! Vamos juntos? Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que voltemos aos costumes pecaminosos!
- Tornai-nos fortes para não voltarmos ao pecado!
- Ajudai-nos a resgatar pessoas perdidas no pecado!
- Abençoai as Pastorais que resgatam pessoas afastadas!
- Aceitai nossos louvores pelas pessoas que saíram do erro e servem o Vosso Reino...
                                                                                                                                   AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário