PADRE NATALÍCIO - MENSAGEM PARA 04 - 01 - 18 - QUINTA FEIRA.
Pe. Natalício.
Nas palestras que dou nos encontros de casais, há uma que fala da esperança. Uma das três Virtudes principais da vida cristã. É tão importante que um provérbio popular diz: "A esperança é a última que morre". Não devemos perder as esperanças! Perdê-la significa perder a razão de viver. Um orientador de retiro certa vez disse: Uma das principais tarefas do Padre é alimentar a ESPERANÇA do povo. Mandou que anotássemos essa orientação com letra de ouro em nossos corações.
Ao falar da ESPERANÇA, gosto de dizer que ela é apresentada em três graus: Pequena, Média e Grande. Pequenas são aquelas que não mudam muita coisa na vida da gente. Por exemplo, a vitória do meu time de torcida. Médias são aquelas que tem muita importância na minha vida. Por exemplo, passar no vestibular, conseguir um emprego, criar uma família... Mas a Grande Esperança é imperdível! Não a troco por nada! É a Esperança da Vida Eterna. Posso até perder as outras, mas essa não!
No final da Palestra, falo sobre a importância de rezar por uma boa morte. Normalmente as pessoas não gostam desse momento. Quase ninguém gosta de falar de morte. Mas elas se esquecem de que todos os dias, rezamos pela nossa morte. Sim. Cada vez que rezamos a Ave Maria dizemos assim: "Rogai por nós, pecadores, agora e na HORA DE NOSSA MORTE". Quantas pessoas que repetem essa oração diariamente, muita vezes. Ao rezarmos o terço ela é recitada ao menos 53 vezes.
Ao falar da morte, lembramos do "Último Julgamento". Não podemos esquecer de que iremos comparecer, todos, perante o Tribunal Divino. Iremos prestar contas de nosso comportamento durante nossa existência neste mundo. Deve ser um momento de muita alegria e felicidade para quem vive fazendo o bem e praticando a vontade de Deus. São Paulo falou sobre isso na Carta aos Romanos. Vejamos juntos o que nos diz o Apóstolo das Nações:
"E tu, por que julgas o teu irmão? Ou, mesmo, por que desprezas o teu irmão? Pois é diante do tribunal de Deus que todos compareceremos. Com efeito, está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua glorificará a Deus.' Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (Rm 14,7-12). Essas palavras do Apóstolo podem nos causar medo, angústia e pavor. Mas podem também nos dar muitas esperanças. Sei que todo o bem que praticar será recompensado.
Já que todos devemos comparecer ao Tribunal Divino, é imperativo que façamos sempre o bem. Mas como? Fazer para as pessoas aquilo que desejamos que façam pra nós. Não fazer para os outros o que não queremos pra nós. Essa é uma regrinha especial! É Regra de Ouro! É infalível! Quero melhorar mais é mais neste sentido. Sei que que devo e posso progredir muito na prática do bem. Se ficarmos unidos cresceremos juntos. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA....
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos displicentes na preparação da nossa morte!
- Ajudai-nos sempre na prática do Bem!
- Fazei-nos sempre alertas para não cometer o mau!
- Perdoai-nos se até agora não levamos a sério o Dia do Julgamento!
- Recebei nosso agradecimento por Vossas Santas Orientações....
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário