CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MENSAGEM DIARIA Pe. NATALICIO


                  
                     
                                               

                                                                           "CHURASSCO NO BAMBÚ" (1Cor 8,1b-7.11-13)
                                                                                                                                          Pe. Natalício 
 
 
 
                                       
 
 
                                                                            Nas Festas aqui em Marilândia do Sul, já é costume caprichar na organização. Tornou-se a "Festa do Ano", ou seja, a única Festa da Paróquia! Uma grande equipe trabalha com carinho e dedicação! Mobiliza toda a Comunidade. Todos podem fazer alguma coisa para ajudar! Aproveito para visitar as comunidades rurais de ponta a ponta. Abençõo as propriedades, lavouras e animais. Abençõo também as casas e as famílias. Recolho as ofertas e explico os tres objetivos da Festa: RELIGIOSO, RECREATIVO E FINANCEIRO! Também falo sobre a finalidade das doações. Este ano temos que pagar as novas portas da igreja e também os vitraux restaurados. Então, precisamos ter uma boa renda! No domingo da Festa teremos uma grande movimentação: Almoço com as Famílias, leilão de gado, final do concurso da rainha da Festa, churrasco no bambú...
                                                                            Essa novidade pegou pra valer aqui em Marilândia do Sul. Todos gostam desse churrasco! É muito bom ver as Famílias reunidas no domingo na Festa da Comunidade! Mas, tem pessoas que não vem e ainda criticam! Numa outra Paróquia que trabalhei fui convidar um amigo para vir almoçar na Festa e tive uma surpresa: Respondeu-me que não come carne sacrificada aos ídolos. Não sabia que tinha deixado de ser católico. Se soubesse, não teria feito o convite! Não sou indiscreto e respeito o jeito que cada pessoa acredita e segue sua religião. Mas fiquei muito chateado com aquela resposta. Primeiro por nos chamar de idólatras. Depois por achar que nós não conhecermos a Bíblia! Mas, rezei em sua intenção! Ele até me falou de um trêcho da Carta de São Paulo aos Corintios, onde se lê o seguinte:
                                                                             "Irmãos, o conhecimento incha! A caridade é que constrói! Se alguém acha que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como deveria saber. Mas se alguém ama a Deus, ele é conhecido por Deus! Quanto ao comer as carnes de animais sacrificados aos ídolos, nós sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e que Deus é um só. É verdade que alguns são chamados deuses, no céu ou na terra, e muita gente pensa que existem muitos deuses e muitos senhores. Para nós, porém, existe um só Deus, o Pai, de quem vêm todos os seres e para quem nós existimos. E, ainda, para nós, existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe, e nós também existimos por ele" (1Cor 8,1b-7.11-13). Naquele tempo e naquela comunidade havia muita gente sem conhecimentos.
                                                                             Por isso o Apóstolo pede caridade e orienta que não comessem aquelas carnes sacrificadas. Não que fizesse mal aos cristãos formados na doutrina. Mas isso acontecia naquele tempo, onde havia muitos cultos aos deuses pagãos como: Mercúrio, Plutão, Astarte, Vênus, Ísis e até o próprio imperador. Mas hoje, já estamos todos esclarecidos e não sacrificamos aos deuses pagãos. Pode ser que alguem tenha uma devoção a um santo por exemplo, São Sebastião. Mas São Sebastião não é um ídolo nem um deus pagão. Foi um jovem que deu sua vida por Jesus. É um exemplo de vida cristã! Além disso estamos orientando as pessoas mais simples que as ofertas são para as obras da igreja de Jesus onde moramos e participamos das coisas de Deus.
                                                                             A Festa é coisa boa! Está presente na Bíblia, na Vida de Jesus! Ele participou da festa de um casamento e alí fez o primeiro milagre. Que fartura de vinho! Comparou o Reino do Céu com uma festa de casamento. Gostaria que todos soubessem que não praticamos idolatria! Sabemos, desde criancinha, que há um só Deus, Criador do céu e da terra. O Deus de Jesus Cristo. Claro que estamos cercados de ídolos e tem alguns muito perigosos. Devemos perguntar pras pessoas o que faz elas se afastarem do Deus Verdadeiro. Teríamos então uma multidão de ídolos. Devemos orientar-as sobre o perigo das várias idolatrias. Não podemos criar mais confusão na cabeça dos fiéis. Devemos fazer uma boa formação dotrinária. As todos devem saber distinguir uma coisa da outra. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA....
 
 
                                                                      ORAÇÃO:                                                                          
 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que vivamos e insentivemos a idolatria!
- Fazei-nos servir sempre ao Senhor, Deus Único e Verdadeiro!
- Dai-nos sabedoria para não provocarmos escândalo nas pessoas!
- Fortalecei-nos para esclarecermos a Verdade para o povo!
- Recebei nossos louvores pela festa sadia e santa que fazemos...
                                                                                             AMÉM.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário