CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


            
 
 
                                   "VIDA DE SEMINÁRIO" (Hb 11, 32-40)
                                 Pe. Natalício.
 
 
 
 
                                                                         Era começo do ano de 1981. Éramos cinco alunos iniciando o primeiro ano de Filosofia, na Colônia Esperança, Diocese de Apucarana.  José Airton, Olsen Silva, Aparecido Volpin, Luiz Antonio Burin e eu. Estávamos começando uma fase de muito aprendizado, na vida de quem deseja ser Padre. Eu estava vindo de uma temporada especial de curso supletivo no ginásio (5ª, 6ª e 7ª série) e Curso Técnico em Magistério, começado em Ivaiporã e terminado em Apucarana. Este curso era feito, na grande maioria, por mulheres. Quanto sofrimento na troca de escola! Nos últimos tres anos estive morando com os Padres Dé e Tito. Quanta experiência...
                                                                         Dos seminaristas que estavam comigo, no tempo do curso ginasial, somente eu continuei no segundo grau. Outros que foram junto para a Filosofia entraram para o Seminário, pra fazer o curso filosófico. Moravam com suas famílias. Zé Airton não chegou nem terminar o primeiro ano ali na Colônia Esperança. Olsen e Volpin, com muito sacrifício, terminaram o curso, mas não foram pra Teologia. Somente Burin e eu prosseguimos nos estudos, em Londrina. Alí, estávamos numa turma de onze e fomos Ordenados! Eram cinco de Umuarama, três de Maringá, um de Cornélio e nós dois de Apucarana!
                                                                          Padre Burin, depois de 5 anos de Ministério, decidiu casar-se, formando uma família! Portanto, dos cinco que foram à Filosofia, apenas eu continuo no Ministério. Dos onze Ordenados, ainda somos em seis. Uns morreram, outros desistiram. Não tenho muitas notícias desses colegas. Mas foram todos batalhadores pela Fé. Procuraram servir ao Deus da Vida, de uma forma ou de outra. Ao recordar dessa história, lembro-me do que está escrito na Carta aos Hebreus. O escritor sagrado recorda os personagens do passado que testemunharam sua Fé.
                                                                         Vejamos o texto: "Não teria tempo de falar mais sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas. Estes, pela fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a boca dos leões... E, no entanto, todos eles, se bem que pela fé tenham recebido um bom testemunho, apesar disso não obtiveram a realização da promessa. Pois Deus estava prevendo, para nós, algo melhor. Por isso não convinha que eles chegassem à plena realização sem nós"  (Hb 11, 32-40). Cada um do seu jeito, mas todos fazendo sua parte. Não chegaram a perfeição, mas fizeram a caminhada!
                                                                           Percebo qua nossa turma também é assim! Alguns já foram pra eternidade, outros abandonaram o Ministério Presbiteral e optaram por outros caminhos. Alguns desapareceram e não tenho notícia nenhuma. A verdade é que todos nós devemos sonhar e caminhar para o desfecho feliz da história! Realização da Promessa. Cada uu fazendo bem a sua parte! Creio Nisso! Trabalho pra isso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
 
ORAÇÃO:
 
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que esqueçamos os testemunhos de nossos antepassados!
- Fazei-nos observar a vida dos nossos heróis da Fé!
- Ajudai-nos à aprender com a vida dos nossos antepassados!
- Aumentai e fortalecei a nossa Fé!
- Acolhei nossos louvores pelo testemunho dos Vossos Patriarcas!
                                                                                              AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário