CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     




                        "CORTE O MAL PELA RAIZ" (Hb 12, 4-7.11-15).
                                                                Pe. Natalício.

                                                                                   Aconteceu a festa de São Sebastião na Diaconia Leão do Norte aqui em Marilândia do Sul. Já é tradição de realizar essa festa, todos os anos, no dia 20 de janeiro. Uns dias antes, Padre José dos Santos, meu estimado cooperador, chamou-me para ver e acompanhar a construção do novo cruzeiro que está sendo feito em frente da capela. Maior que o anterior e mais resistente. Feito de cimento e ferro de boa qualidade. Percebi o interesse e dedicação do Padre e da comunidade. Padre José também falou da grande árvore que está ali em frente com seus galhos enormes. É uma seringueira antiga e sua sombra é uma benção para todos. Mas...
                                                                                    Suas raizes estão indo longe demais colocando em risco as construções vizinhas. Até mesmo as estruturas da capela. De fato, isso é um problema. Surgiu até um projeto para cortar a árvore de muitos anos. Mas há polêmica! Tem gente que não quer que corte-a. Suas folhas sempre verde dão sombra contínua e embelezam o ambiente. Quantos anos foram preciso para formá-la! Se estivesse podre ou doente... Se tivesse correndo risco de cair e provocar acidente... Mas o problema são suas raizes que vão arrebentando calçadas e muros. Fiquei pensando numa saida... O que fazer????
                                                                                     Conversando com alguns amigos entendidos, me disseram que há uma saída possível: Cavar a terra envolta das construções, ou entre as construções e a árvore, e cortar as raizes que estiverem indo naquela direção. Poderia até colocar um produto no corte para atrofiá-las. Não estragará as construções e não precisaria derrubar a árvore que nos dá uma bela sombra e encanta os nossos olhos. Achei a proposta boa e vou comunicar-me com os responsáveis pela comunidade para que encaminhe a proposta. Essa coisa de cortar raizes faz-me lembrar de um provérbio popular que diz: "Corte o mal pela raiz".
                                                                                      Lendo a Carta aos Hebreus, encontrei algo neste sentido! "Que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a Comunidade".  O Texto Sagrado fala da necessidade que temos de sofrer correções. Afirma até que Deus, como Pai que é, corrige e castiga os filhos que ama. Qual é o pai que não corrige seu filho?  Vejamos o texto: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te repreende; pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige?
                                                                                       No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados.  Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes, seja curado. Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;cuidai para que ninguém abandone a graça de Deus. Que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a Comunidade (Hb 12, 4-7.11-15). Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que a raiz do mal cresça entre nós!
- Dai-nos sabedoria para fazer as correções que devemos fazer!
- Fazei-nos fortes para suportar Vossas Sábias Correções!
- Corrigi-nos e fazei-nos fortes para não continuarmos errando!
- Acolhei nossos humildes louvores pelas correções que nos fazeis...
                                                                                                  AMÉM.
ORAÇÃO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário