CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 30 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


    
 
"MARRETA E BIGORNA" (Lc  1,  5 - 25).
                              Pe. Natalício.
                                                                        Quando eu era criança, gostava demais de andar à cavalo. Adorava quando papai ia viajar e nos colocava na garupa. Muitas vezes, eu ia na garupa e meu irmãozinho mais novo, na cabeça da sela. Quase sempre, íamos à missa assim, enquanto mamãe e os outros irmãos iam caminhando. Aquilo era uma delícia! Não me sai mais da memória! Papai não tinha muitos cavalos! Era apenas um, a serviço da família! O primeiro de que me lembro, chamava-se: Canarinho. E o último que tivemos lá em Minas Gerais se chamava "Bem-Feito"! Aqui no Paraná, lembro-me do "Sereno". Alguns, adquiriram graves defeitos por ocasião de seu adestramento.
                                                                      Lembro-me de um que aprendeu a abrir as porteiras para fugir! Teve outro que estacava e arrebentava a corda que o prendia a uma árvore ou poste e fugia também! Outro disparava e era uma dificuldade fazê-lo parar! Ainda tinha aquele que, quando "empacava"  ficando firmemente parado e não continuava a caminhada. Tinha outro que "mascava" a corda do cabresto até se desprender e aí, fugia também! Por várias vezes, fui com meu pai levar cavalo para colocar ferradura. Ferradura é um objeto de ferro pregado nos cascos dos cavalos para proteger das pedras ou de terra mole nos transportes pelas estradas ou pelas roças. 
                                                                       É como se fosse uma sapata, com salto, evitando o deslisamento. Impede que o animal cargueiro escorregue nas ribanceiras, colocando em risco a carga e o próprio animal. Era trabalho melindroso! O ferreiro tinha que tomar as medidas dos cascos dianteiros e traseiros! Depois, fazia a ferradura ali na bigorna. A chapa de ferro era colocada no fogo até ficar bem vermelha. O fogo era feito com carvão especial e agitado com um fole manual. Depois que a chapa estava bem quente, recebia fortes marretadas em cima da bigorna para ficar na medida ideal. Depois, era colocada na água fria e voltava ao fogo. Esse revezamento era feito várias vezes até ficar no ponto ideal.
                                                                         Como chapa de ferro, é a nossa vida. Muitas vezes somos elevados em grandes surpresas alegres. Depois, outras muito trites. Entre elas, quantas pancadas! Lembro-me do que aconteceu com o Pai de João Batista, o Precursor. O sacerdote Zacarias foi ao Templo cumprir suas funções. Não podia imaginar o que estava reservado para ele. Era velho e sua esposa também. Não tinham filhos. Talvez já estivesse acostumado com a ideia de não ser pai; de não ter filhos! Talvez já tivesse se acomodado com aquela vidinha pacata. Mas, ali, ao lado do altar, apareceu o Arcanjo Gabriel e trouxe-lhe duas grandes surpresas: O Velho Sacerdote iria ser pai! Não podia acreditar naquilo! Deve ter dado rizadas, como fez a mulher de Abraão. A outra surpresa foi dolorosa! Por ter duvidado do Poder de Deus, ficou mudo. Não podia falar! Foi uma reprimenda do Onipotente. Não se deve duvidar do Poder do Criador (Lc 1, 5 - 25).

                                                                          Fico a imaginar o quanto sofreu aquele velhinho! Já ao sair do templo, quanta gente querendo saber o que tinha acontecido com sua demora la dentro! Por que estava mudo? Não tinha como explicar! Como teria sido a conversa com Isabel? Deve ter havido muita confusão! Como falar para os vizinhos sobre sua mudez e sobre a gravidez da esposa? Quantos comentários devem ter acontecido! Quanta fofoca deve ter rolado!  Que isso sirva de lição para todos nós. Nunca duvidar do poder de Deus. Para Ele nada é impossível. Devemos saber administrar as boas surpresas e as surpresas dolorosas. Quero que o mundo todo conheça o Deus do Impossível. Não me canso de trabalhar para isso. Acredito nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
  
ORAÇÃO:
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que duvidemos de Vossas Realizações!
- Fazei-nos aprender com o testemunho do Sacerdote Zacarias!
- Realizai surpresas agradáveis em nossas vidas!
- Atendei as preces dos casais que querem ter filhos!
- Acolhei nossos louvores pelo milagre na casa de Zacarias e Isabel...
                                                                                                     AMÉM.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

                
   "ECC EM FAXINAL" (Jo 38. 1. 12-21; 40,3-5).
                         Pe. Natalício.
                                                                                                              
                                                         O Encontro de Casais com Cristo (ECC), surgiu no Brasil no ano de 1970. Naquela época havia muita turbulência na Igreja e na sociedade brasileira. Estávamos ainda a vivendo as novidades do Concílio Vaticano II e também as consequências do golpe de 64. Foi nesse clima que o ECC nasceu numa Paróquia da grande cidade de São Paulo. Foi criado com o objetivo de fortalecer as famílias e ajudar as Paróquias na dinamização pastoral. O ECC funciona como um Serviço Escola desenvolvida em três etapas. É um trabalho feito por leigos com a direção espiritual do Pároco. A primeira etapa é paroquial e só com casais da paróquia.
                                                         Meu primeiro contato com o ECC, foi em 1994, quando fui empossado na Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã. A princípio fiquei assustado com toda movimentação! Com o passar do tempo, fiquei conhecendo melhor como funciona e os seus objetivos e gostei demais! Me envolvi profundamente e ajudei a levar essa novidade para outras paróquias. Foi assim que o ECC entrou  em várias Paróquias aqui do Decanato. Além de Ivaiporã, fomos pra Jardim Alegre, Lunardelli, Lidianópolis, São João do Ivaí, Jacutinga, Faxinal e outras paróquias.
                                                           A serviço do ECC, percorri várias cidades do Paraná e muitos estados do Brasil. Muitos Congressos, Assembleias, Conselhos e Palestras. Quanta coisa ensinei e aprendi! Continuo aprendendo até hoje. Muitas histórias pra contar! Umas bonitas e outras nem tanto! Uma dessas histórias aconteceu em Faxinal, na Paróquia São Sebastião. Era um sábado a tarde e eu estava palestrando para os casais num salão de portas fechadas. Do lado de fora da sala, no pátio, havia alguns casais organizando algumas surpresas. De fato a primeira etapa do ECC é recheada de surpresas! Faz parte da metodologia: Tocar o sentimento dos casais no mais profundo.
                                                            Naquele dia aconteceu algo extraordinário: Enquanto eu pregava, formou-se um grande temporal, com vento muito forte e chuva de pedra. Foi um desastre na organização. Derrubou toda a estrutura montada no pátio. Mas enquanto isso, eu falava cada vez mais forte para encobrir o barulho da tempestade. Procurei impedir que os casais entrassem em pânico. Só percebemos o estrago quando saímos da sala. No meio da tempestade a Palavra de Deus estava foi anunciada! Aquilo me fez pensar no que aconteceu com Jó. Foi no meio da tempestade que Deus falou com ele. Deus fala na tempestade!
                                                              A tempestade pode assustar e até causar medo mas devemos estar atentos naquilo que Deus quer comunicar. Tempestade na Bíblia, pode também significar vida de sofrimento, dor, angústia. Era bem isso que Jó estava sentindo quando Deus falou com ele. Foi uma belíssima conversa. Vale a pena ler: (Jo 38. 1. 12-21; 40,3-5). Deus faz uma série de perguntas a Jó. Alguns versículos antes, era Jó que tinha perguntado e até desafiado o Criador. Muitas vezes achamos que Deus fica indiferente e faz silencio diante de nossos questionamentos. Não é verdade! Depois que Deus fez a série de perguntas, Jó reconheceu a sua precipitação:
                                                            "Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais”. Esse diálogo nos ensina algumas coisas importantes. Devemos conversar seriamente com Deus. Falar dos nossos sofrimentos. Prestar atenção nas respostas que Deus nos dá no meio da tempestade! Devemos ficar atentos, ouvi-lo e ter o comportamento de Jó. Todos nós, de uma forma ou de outra, passamos por alguma tempestade. Mas Deus não nos abandona. Podemos ter certeza que a tempestade vai passar! Creio nisso! Trabalho para isso! prego isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos surdos diante da Vossa manifestação!
- Dai-nos sabedoria para perceber Vossa Palavra nos acontecimentos da vida!
- Fazei-nos fortes diante dos sofrimentos!
- Perdoai-nos pelas vezes que duvidamos da Vossa Providência!
- Aceitai nossa gratidão por nunca abandonar-nos!
                                                                        AMÉM!

quinta-feira, 28 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


 
     
"MALDADE DO INIMIGO" (Jo 17, 11b. 17 - 23).
                     Pe. Natalício.

                                                                                     Durante o meu tempo de estudos acadêmicos adquiri muitos livros. Livros sobre vários assuntos. Claro que o maior número deles são de Filosofia, Teologia (Teologia da
Libertação), Espiritualidade, Psicologia, Pastoral e temas relacionados com minha vocação e missão. Mas consegui outros de temas variados. Tenho uma coleção com mais de cinquenta livros da escritora Agatha Christie. São livros de romances policiais. É chamada de "A Rainha do Crime". Ela conta muitas histórias mistériosas. Narra as estratégias dos criminosos e dos policiais...
                                                                                       Uma das formas de facilitar um assalto é distrair os policiais. Quando um grupo de bandidos quer arrombar um banco monta um esquema. Alguns membros do grupo cria uma confusão numa área da cidade, longe do banco. Enquanto os policiais se dirigem para aquele socorro os outros membros do grupo invadem o banco e realizam o assalto. Isso pode acontecer frequentemente. Também em nossa vida espiritual sofremos esses assaltos...
                                                                                       Muitas vezes o diabo provoca conflitos bobos para nos desunir. E enquanto ficamos brigando por coisas menores, seus enviados roubam nossos valores preciosos. Vejamos o que acontece entre os cristãos. Ficam separados por causa de coisas pequenas quando poderiam se unir em defeza de Grandes Valores. Se ficarmos unidos poderíamos derrotar a "fera" do materialismo que exalta o prazer pela matéria e despreza os Valores Eternos. Os ídolos mais perigosos não são imagens de barro, gesso, ferro ou madeira. Os ídolos que distroem a nossa fé e nos afastam do Deus Verdadeiro são os prazeres, o apego às riquezas, escravidão às coisas materiais, o egoismo, a exaltação do livre arbítrio...
                                                                                        O Projeto de Jesus é baseado na unidade de seus seguidores (Jo 17, 11b. 17 - 23).  Falando, em oração, com Seu Pai, Jesus pede pela nossa unidade.  Fala da união Dele com o Pai como modelo para nós. Como Ele e o Pai são UM, também nós devemos ser UM.  Quem provoca a desunião é o diabo. Sim. A própria palavra "diabo" significa aquele que divide. A bíblia fala desse espírito de divisão que começou a agir lá no começo da criação. Mentiu e levou o ser humano a desunir com Deus. Fomos expulsos do Paraiso. Mas acredito que essa situação pode mudar e vai mudar. A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS é um forte sinal.  O convite é provocante: Rezemos juntos para trabalharmos unidos....

ORAÇÃO:

Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Fortalecei a unidade das igrejas cristãs!
- Ajudai-nos a somar nossas qualidades!
- Não permitas que nossas diferenças nos separem!
- Confirmai nossa unidade no combate aos verdadeiros ídolos!
- Acolhei nossos louvores pela Vossa Perfeitíssima Unidade.......
                                                                                                    AMÉM!

quarta-feira, 27 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

       
 "POMBINHA DE PERNA QUEBRADA" (1Sm 24, 3 - 21).
                                                Pe. Natalício.

                                                         Era um fim de tarde muito quente. Lá estava eu na Estação Rodoviária de Londrina aguardando a partida do ônibus que me levaria para mais uma viagem missionária, a serviço do ECC. Enquanto isso, fiquei observando uma pombinha que passeava ali no pátio. Não era grande nem gordinha. Percebi que estava desnutrida e que tinha uma perna quebrada. Notei que sofria muito para locomover-se. Estava ali procurando algum resto de comida deixado por alguma criança comilona. Refleti no sofrimento daquele bichinho inocente. Pensei na pombinha da arca de Noé e do Batismo de Jesus...
                                                         Aquela ave indefesa, certamente, foi vítima de algum "muleque" maldoso. Provavelmente a coitadinha escapou de ser morta por uma pedrada de estilingue. Isso é tão desumano! Quanta maldade contra as criaturas de Deus! Quando atendo confissões, muitas vezes ouço algumas pessoas confessando que maltrataram os animais, que mataram passarinho, mataram gatos e outros bichos. Parece pecado bobo. De fato, há pecado muito mais grave e até mortal. Mas o maltrato com os animais também é pecado. Pecado contra a ecologia. Por outro lado, matar os animais pode inibir o respeito pela vida, até mesmo a vida humana. Uma criança que mata um passarinho indefeso poderá, um dia, matar uma pessoa.
                                                          A vida humana é propriedade exclusiva de Deus. Ninguém deve destruí-la, por mais insignificante que pareça. Um feto, no útero materno, o deficiente, o idoso... Todos merecem respeito. Mesmo quando somos provocados e ameaçados, devemos fazer o máximo para defendê-la. A Bíblia nos fala muito sobre isso, mesmo no Primeiro Testamento. Podemos notar o testemunho do Rei Davi quando foi perseguido por Saul. Em determinado momento, o Grande Rei "tinha o inimigo em suas mãos". Poderia tê-lo aniquilado! Mas não o fez por respeito a Deus. "Não se deve erguer a mão contra o ungido do Senhor" (1Sm 24, 3 - 21).
                                                           Podemos perceber que ali, no comportamento de Davi, já havia princípios cristãos. Essa mensagem pela vida continua até hoje. Mas há poderes inimigos que trabalham contra a vida. Mesmo vidas indefesas! Alguns fazem isso inconscientemente. Outros fazem propositalmente. Há pessoas que são capazes de matar para ter ou permanecer no poder.  Assim era o projeto de Saul que, com três mil homens, investiu contra Davi. A cultura da morte é semente do diabo. A cultura da vida é semente de Deus. Jesus veio para que todos tenham vida e em abundância. Trabalhar pela cultura da vida é o que procuro fazer. Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito: 
- Livrai-nos dos pecados contra a ecologia!
- Fazei-nos sempre defender a vida!
- Não permitas que a cultura da morte tenha domínio sobre nós!
- Protegei-nos das forças que promovem a morte!
- Recebei nossa gratidão por todos os defensores da vida...
                                                                                     AMÉM!

terça-feira, 26 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

       
"INVESTIR NA PLANTAÇÃO" (São Joaquim e Sant'Ana).
                                                                 Pe. Natalício.

Neste momento imploro ao Senhor Deus de Jacó.
Zaqueu recebeu Vossa Graça, na cidade de Jericó!
Sem ter Vossa Graça serei insignificante como pó!
Desejo fazer mais um poema e não quero ficar só.
Preciso receber a Vossa Graça como agiu com Jó!
Irei agora homenagear os queridos: Vovô e Vovó!

                                                            Vinte e seis de julho, data muito festiva e bacana!
                                                            Uma festa realmente bela e ninguém me engana!
                                                            Jesus Cristo nasceu pobre e não foi numa cabana. 
                                                            Sua Mãe é a Virgem Maria e sua Vovó, Santa Ana.
                                                            Também eu tive duas vovós: Ana e Vovó Cassiana. 
                                                            Porém, dessa forma minha história não é profana.

Pediram-me uma joia, e eu ofereci, um lindo rubi.
Pediram-me uma flor, e eu ofereci, o belo jasmim. 
Pediram-me um chá, e eu ofereci, chá de alecrim.
Deus fez grandioso universo, pra você e pra mim!
Agradeço ao Nosso Criador, e Seu Amor sem fim!
Agradeço ainda, pela vida santa de São Joaquim!

                                                            Respeitar aos idosos é um sinal de boa educação!
                                                            Devemos respeitar sua história e aprender a lição. 
                                                            É gratificante ouvir a história de Moisés e Abraão!
                                                            E vejamos no Evangelho o testemunho de Simeão. 
                                                            Devemos ouvir os avós! Dar-lhes amor e atenção!
                                                            Ouvir os mais velhos, é investir na boa plantação!

Para o vovô e a vovó quero oferecer lindas flores!
Ouvir suas histórias, ainda que sejam de terrores.
Quero aprender caminhos e guardar seus valores. 
Vamos rezar e cantar e também curar suas dores.
À Santa Ana e São Joaquim prestaremos louvores. 
Mesmo sem diplomas, são mestres e professores.

                                                           Ao vovô, trago biscoito, geleia de laranja e cereja!
                                                           Mas, se preferir, levarei um bom vinho ou cerveja.
                                                           Para vovó, trago bolinhos, café e leite na bandeja. 
                                                           Para os dois, eu cantarei bonita música sertaneja!
                                                           A Vida Eterna é a vitória que todo o povo almeja!
                                                           Então, vamos juntos rezar e cantar hinos na igreja.


ORAÇÃO: 

Novenas, cânticos e rosário são gestos concretos. 
Avô e avó, tem sempre coração amoroso e aberto!
Transmite para família, o comportamento correto!
Amar a vida, desde o ventre, quando ainda é feto!
Longe de Deus já se sabe que o caminho é incerto.
Igual a Sant'Ana e São Joaquim, de modo discreto,
Conduzi-nos Senhor, no meio desse triste deserto. 
Indiferença; um veneno, que deixa a morte perto!
Obrigado, Senhor Jesus, pelos avós e pelos netos!
                                                                               AMÉM.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


       
                            "SEGUINDO NA CONTRA MÃO" (Dia do Motorista). 
                                                                                          Pe. Natalício.


Sem a Graça de Deus não há poeta que resista.
Peço a Graça Divina, como faz um evangelista!
Nesse sentido quero ser como um repentista!
Como São Tiago, desejo seguir firme na pista.
Pra fazer os belos poemas, preciso ser artista!
E com carinho homenagear o irmão motorista. 

                                                                    Homem ou mulher, sejam taxista ou carreteiro,
                                                                    São fantásticos heróis girando o Brasil inteiro.
                                                                    Carro esportivo, ônibus e caminhão boiadeiro,
                                                                    Levando progresso, até pro povo estrangeiro!
                                                                    Pelas estradas recordações do velho tropeiro!
                                                                    Rezando a São Cristóvão seu Santo Padroeiro!

Deus abençõe os motoristas em seu caminho!
Com Deus e Nossa Mãe, não estão sozinhos!
Levando gente, como foi Jesus no jumentinho!
Não abusem da bebida nem mesmo do vinho!
Lembrem da esposa, esposo, filha ou filhinho!
Como a pomba, pega comida e volta ao ninho.

                                                                    O motorista também deve ser um missionário,
                                                                    No trabalho e oração, segue rezando o rosário.
                                                                    São Tiago seguiu Jesus, até depois do calvário.
                                                                    Evangelizando devemos seguir este itinerário.
                                                                    Não é Obra só para os Mosteiros e Santuários!
                                                                    Em cada um de nós, Jesus faz o Santo Sacrário. 

O motorista, deve ter algo sempre na mente:
Dirigir com cuidado e não provocar acidentes.
Perto de escola, surgem crianças de repente!
Que em cada ser humano Jesus está presente.
Igual Jesus Cristo, que nos ama eternamente,
Quando puder, sirva ao próximo prontamente.

                                                                    Em todas as viagens, não esqueçam a oração.
                                                                    Ao Motorista, São Cristóvão dá toda proteção.
                                                                    São Tiago, fiel testemunho de Evangelização!
                                                                    São dois santos exemplos para o povo cristão.
                                                                    Vemos tanta gente dirigindo pra condenação.
                                                                    Mas Cristão Verdadeiro, segue na contra mão.


ORAÇÃO:

Nossa vida deve ser como uma longa jornada! 
Atoleiros ou serras, parecem ciladas armadas! 
Tiago, companheiro que aqui deixou pegadas!
Amigos assim deixam toda estrada iluminada!
Longo caminho, e na carroceria carga pesada!
Igual carga, leva o Pregador da Bíblia Sagrada.
Cristóvão e Tiago, tiveram milhas acumuladas!
Injetai Graça e tornai minha Missão turbinada!
Obrigado, Senhor, por todos heróis da estrada!
                                                                   AMÉM!

sábado, 23 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

      
  "ZAP  E SETE COPAS" (Fl 2, 1-4). 
                                         Pe. Natalício.

                                                            Todo jogo pode se tornar um vício. Quase todo vício é prejudicial. Escraviza a pessoa impedindo de cumprir suas obrigações normais. Normalmente o vício impede a boa convivência na família, a participação na vida religiosa e até mesmo suas atividades profissionais. Conhecemos algumas histórias comprovando isso. Há uma música do Tião Carreiro e Pardinho que se chama Jogador de Baralho. Conta a história de um jovem do interior que ganhou muito no jogo de baralho e depois perdeu tudo no próprio jogo. Perdeu até a sua esposa e a família. Uma outra música muito parecida é de Leide e Laura, cujo título é Força do Amor. São parecidas mas com desfechos diferentes!
                                                             Meu primeiro contato com o baralho, foi nos anos setenta. Eu ainda era jovenzinho e aprendi o jogo de Truco. Na convivência com meu cunhado Alfredo e outros amigos, aprendi as regras básicas! Normalmente é um jogo de dupla e os parceiros combinam sinais antes de começar o jogo para facilitar e ganhar os pontos. Alguns sinais são bem conhecidos e populares. Uma piscada com o olho esquerdo quer dizer que tem a maior carta, o Zap. Erguer as sobrancelhas significa que tem o Sete Copas, a segunda maior carta do baralho. A dupla que ganha a rodada é quem fizer a melhor de três. Cada rodada vale um ponto! Mas, se alguém trucar e for aceito, pode valer três, seis, nove ou doze. A queda termina com doze pontos. Ganha quem fizer doze pontos primeiro.
                                                              Sempre ao começar nova rodada, as cartas são todas embaralhadas e são entregues três cartas pra cada jogador, sem que os outros percebam qual o valor da carta! Os componentes das duplas não podem mostrar as cartas um para o outro. Por isso que é os sinais são importantes. Pode acontecer que, um jogador receba duas ou três cartas grandes. Normalmente, nesses casos, o sinal é encher a boca de ar estufando as bochechas para que o companheiro saiba que ele está lotado de cartas boas.  Quando são três cartas grandes, fica até difícil de jogar. Alegria e satisfação é muito grande! É incrível como três cartas possam provocar tanta felicidade a uma pessoa. Mas, se não souber jogar, ganhará apenas um ponto.
                                                              Em se tratando de causa de alegria, o Apóstolo Paulo fala de 5 coisas que completavam a alegria dele. Ao ler a Carta aos Filipenses encontramos o seguinte texto: "Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, tornai então completa a minha alegria"  (Fl 2,1-4).                Percebam que o Apóstolo fala de 5 atitudes: 1)- Consolação na vida em Cristo. 2)- Alento no mútuo amor. 3)- Comunhão no Espírito. 4) - Ternura. 5)- Compaixão. Depois de colocar essas 5 atitudes, o Apóstolo dá bons conselhos que devem ser praticados pelos Filipenses e por cada um de nós. Evitar a vanglória e a competição. Viver em unidade e harmonia. Ter humildade e considerar que o próximo é mais importante e cuidar do que é seu e também do que é dos outros.
                                                               Se essas recomendações forem colocadas em prática a comunidade irá muito bem. Os frutos serão abundantes e a alegria do Apóstolo será de fato muito grande. Sei que, em muitos lugares, ainda há muitos contra valores do Reino que o Apóstolo condenou. Sei que ainda há poucos valores cristãos. Mas através das lideranças comunitárias isso pode ser mudado. A força da palavra de um líder, confirmada com seu testemunho, pode contribuir muito para conversão e o crescimento da comunidade. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que cresçam entre nós as competições e vanglórias!
- Tornai-nos competidores na prática do bem!
- Ajudai-nos a zelar e proteger o que cada um tem, cuidando também o que é do outro!
- Perdoai-nos por ainda sermos egoístas e desunidos!
- Aceitai nossos louvores pelas pessoas que dão santos testemunhos na comunidade!
                                                                                                                                AMÉM!

sexta-feira, 22 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

  "PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO" (Mt 8, 5 - 11). 
                                                                          Pe. Natalício.

                                             Viajar de avião é o sonho ou pesadelo de muita gente. Tem pessoas que não querem nem pensar numa aventura dessa. Outras pessoas tem medo mas querem correr o risco. Quando isso acontece é muito emocionante. Lembro-me da minha primeira vez. Foram os 15 minutos mais emocionantes de minha vida. Era o ano de 1978. Eu e um grupo de seminaristas marava com o Padre Dé na Paróquia Bom Jesus, em Ivaiporã. 

                                             A família do Saudoso Francisco Cilião era muito amigo do Padre. Em Ivaiporã havia um massagista que atendia muito bem. Certo dia um pequeno avião levou duas mulheres da família Cilião para serem atendidas pelo referido massagista. A aeronave ara pequena. Conduzia apena 4 pessoas. O piloto e mais três. Naquela tarde tive minha grande experiência. Depois de um giro sobre a cidade de Ivaiporã, seguimos para Apucarana. Era inacreditável a visão que tinha lá do alto! Os rios, as estradas e casas...  Tudo era muito lindo!
                                        Ao chegarmos na Cidade Alta o piloto fez umas manobras especiais sobre o Frigorífico Santo Antonio que pertencia à Família Cilião. Quando o avião inclinou para a curva, o piloto deu uma acelerada no motor para chamar a atenção de todos no frigorífico. Naquele momento eu tive muito medo. Porem, ao olhar para o piloto, vi que ele estava tranquilo, sereno e sorridente. 
                                      Então fiquei tranquilo e tive confiança. Se o comandante da máquina está tranquilo porque me angustiar? A confiança é muito importante em nossa vida. Ela faz parte dos 4 "CONS"  que compõe nossa fé: Confiança, confissão e compromisso. Quando aquele Centurião (chefe do exército romano) pediu para Jesus curar seu empregado e o Mestre se prontificou em ir em sua casa, teve uma reação fantástica. Ele disse que não merecia receber Jesus em sua casa. Mas tinha tanta confiança no poder do Nazareno que afirmou: "Basta que digas uma só palavra e meu servo será curado" (Mt 8, 5 -11). 
                                      O Centurião tinha confiança na Palavra de Jesus. Bastava uma ordem do Santo Mestre para o milagre acontecer. Nós também devemos confiar nas ordens de Jesus. Se confiamos no piloto do avião, no motorista do ônibus, no anestesista, no ginecologista, no barbeiro, no psicólogo... Por que não confiarmos em Jesus? Devemos ser como Simão Pedro que afirmou que só Jesus tem Palavra de Salvação. 
                                     O Senhor Jesus tem uma palavra para cada um de nós. Podemos cumprir suas ordens que o milagre acontece. Assim foi nas Bodas de Caná. Assim foi na Pescaria Milagrosa. Assim foi na ressurreição de Lázaro. Assim será também na vida de quem o obedece. "Busquem primeiro o Reino do Céu e o resto nos será dado por acréscimo". Porque não obedecemos esta ordem? Essa é uma palavra poderosa. Jesus ficou admirado com a fé daquele Centurião. E a nosso fé está forte? Rezemos juntos para que o Senhor aumente e fortifique nossa fé...


 
ORAÇÃO: 

 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo vosso Poder Infinito:
Dai-nos confiança no Poder de Jesus!
Aumentai e fortificai nossa fé!
Dai-nos forças para praticarmos as ordens de Jesus!
Fazei realizar milagres em nós!
Aceitai nossa gratidão pelas vossas Graças recebidas...
                                                                            AMÉM!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

"ZAQUEUZAR É MARAVILHOSO" (Lc 19, 1 - 10).
                                                  Pe.  Natalício.
 


Em Jericó um cobrador de impostos enriqueceu.
Formou uma grande empresa que logo floresceu.
Servia o imperador e prejudicava o povo Hebreu.
Era ganancioso e os mandamentos ele esqueceu.
No caminho missionário, Jesus por ali apareceu.
O tal cobrador de impostos se chamava Zaqueu.

                                           Zaqueu era muito curioso e de pouca estatura.
                                           Ouviu falar de Jesus e queria ver a sua figura.
                                           Ele subiu numa árvore sem muita compostura.
                                           Ao vê-lo, Jesus o convidou com muita ternura.
                                           Quero levar para sua casa benção das alturas.
                                           Zaqueu hospedou o Salvador de toda criatura.

Foi falado: "Hoje, nesta casa, entrou a Salvação".
Estas, são Palavras do Senhor, naquela ocasião.
Zaqueu ficou comovido e aconteceu a conversão.
Prometeu devolver o que roubou e fez correção.
A visita deste Homem comove qualquer coração.
O exemplo de Zaqueu é modelo pra todo cristão.
 
                                           A conversão de Zaqueu nos incentiva a mudar.
                                           Na vida e na Eucaristia, veremos Jesus passar.
                                           Jesus Cristo está vivo e deseja a todos visitar.
                                           Na árvore  ou no templo, o importante é amar!
                                           Devolver o valor roubado e nunca mais explorar.
                                           Portanto, desta forma vamos todos "zaqueuzar."
 
Zaqueu era bem rico, poderoso e com liderança.
Mas subir numa árvore parece coisa de criança.
Esse gesto simples marcou toda a sua herança.
Com justiça e solidariedade o progresso avança.
Investir na vida e no bem é a melhor poupança.
Jesus nos dá bônus sem protesto nem cobrança.
 
                                         Queremos ver Jesus nas pessoas e na Eucaristia.
                                         Em nosso coração queremos dar-lhe hospedaria.
                                         A presença do Senhor é sempre fonte de alegria.
                                         Convertei nosso coração e livrai-nos da hipocrisia. 
                                         Impossível ser fiel na igreja e mau na economia.
                                         Conversão verdadeira é forte sinal de sabedoria.
 
ORAÇÃO:
 
Não importa se no templo ou na mesquita,

Acompanhado de São João ou Santa Rita,
Treparei em uma árvore de flores bonitas,
Assim apresentarei minha prece contrita:
Livrai-nos da corrupção que o povo irrita.
Injustiça em nosso meio nunca mais exista.
Corrupção seja considerada coisa maldita.
Imprimi em nos a Vossa Imagem Bendita.
Obrigado Senhor, pela Vossa Santa Visita.
                                                       AMÉM!