CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sexta-feira, 29 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

                
   "ECC EM FAXINAL" (Jo 38. 1. 12-21; 40,3-5).
                         Pe. Natalício.
                                                                                                              
                                                         O Encontro de Casais com Cristo (ECC), surgiu no Brasil no ano de 1970. Naquela época havia muita turbulência na Igreja e na sociedade brasileira. Estávamos ainda a vivendo as novidades do Concílio Vaticano II e também as consequências do golpe de 64. Foi nesse clima que o ECC nasceu numa Paróquia da grande cidade de São Paulo. Foi criado com o objetivo de fortalecer as famílias e ajudar as Paróquias na dinamização pastoral. O ECC funciona como um Serviço Escola desenvolvida em três etapas. É um trabalho feito por leigos com a direção espiritual do Pároco. A primeira etapa é paroquial e só com casais da paróquia.
                                                         Meu primeiro contato com o ECC, foi em 1994, quando fui empossado na Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã. A princípio fiquei assustado com toda movimentação! Com o passar do tempo, fiquei conhecendo melhor como funciona e os seus objetivos e gostei demais! Me envolvi profundamente e ajudei a levar essa novidade para outras paróquias. Foi assim que o ECC entrou  em várias Paróquias aqui do Decanato. Além de Ivaiporã, fomos pra Jardim Alegre, Lunardelli, Lidianópolis, São João do Ivaí, Jacutinga, Faxinal e outras paróquias.
                                                           A serviço do ECC, percorri várias cidades do Paraná e muitos estados do Brasil. Muitos Congressos, Assembleias, Conselhos e Palestras. Quanta coisa ensinei e aprendi! Continuo aprendendo até hoje. Muitas histórias pra contar! Umas bonitas e outras nem tanto! Uma dessas histórias aconteceu em Faxinal, na Paróquia São Sebastião. Era um sábado a tarde e eu estava palestrando para os casais num salão de portas fechadas. Do lado de fora da sala, no pátio, havia alguns casais organizando algumas surpresas. De fato a primeira etapa do ECC é recheada de surpresas! Faz parte da metodologia: Tocar o sentimento dos casais no mais profundo.
                                                            Naquele dia aconteceu algo extraordinário: Enquanto eu pregava, formou-se um grande temporal, com vento muito forte e chuva de pedra. Foi um desastre na organização. Derrubou toda a estrutura montada no pátio. Mas enquanto isso, eu falava cada vez mais forte para encobrir o barulho da tempestade. Procurei impedir que os casais entrassem em pânico. Só percebemos o estrago quando saímos da sala. No meio da tempestade a Palavra de Deus estava foi anunciada! Aquilo me fez pensar no que aconteceu com Jó. Foi no meio da tempestade que Deus falou com ele. Deus fala na tempestade!
                                                              A tempestade pode assustar e até causar medo mas devemos estar atentos naquilo que Deus quer comunicar. Tempestade na Bíblia, pode também significar vida de sofrimento, dor, angústia. Era bem isso que Jó estava sentindo quando Deus falou com ele. Foi uma belíssima conversa. Vale a pena ler: (Jo 38. 1. 12-21; 40,3-5). Deus faz uma série de perguntas a Jó. Alguns versículos antes, era Jó que tinha perguntado e até desafiado o Criador. Muitas vezes achamos que Deus fica indiferente e faz silencio diante de nossos questionamentos. Não é verdade! Depois que Deus fez a série de perguntas, Jó reconheceu a sua precipitação:
                                                            "Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais”. Esse diálogo nos ensina algumas coisas importantes. Devemos conversar seriamente com Deus. Falar dos nossos sofrimentos. Prestar atenção nas respostas que Deus nos dá no meio da tempestade! Devemos ficar atentos, ouvi-lo e ter o comportamento de Jó. Todos nós, de uma forma ou de outra, passamos por alguma tempestade. Mas Deus não nos abandona. Podemos ter certeza que a tempestade vai passar! Creio nisso! Trabalho para isso! prego isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos surdos diante da Vossa manifestação!
- Dai-nos sabedoria para perceber Vossa Palavra nos acontecimentos da vida!
- Fazei-nos fortes diante dos sofrimentos!
- Perdoai-nos pelas vezes que duvidamos da Vossa Providência!
- Aceitai nossa gratidão por nunca abandonar-nos!
                                                                        AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário