CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 23 de julho de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

      
  "ZAP  E SETE COPAS" (Fl 2, 1-4). 
                                         Pe. Natalício.

                                                            Todo jogo pode se tornar um vício. Quase todo vício é prejudicial. Escraviza a pessoa impedindo de cumprir suas obrigações normais. Normalmente o vício impede a boa convivência na família, a participação na vida religiosa e até mesmo suas atividades profissionais. Conhecemos algumas histórias comprovando isso. Há uma música do Tião Carreiro e Pardinho que se chama Jogador de Baralho. Conta a história de um jovem do interior que ganhou muito no jogo de baralho e depois perdeu tudo no próprio jogo. Perdeu até a sua esposa e a família. Uma outra música muito parecida é de Leide e Laura, cujo título é Força do Amor. São parecidas mas com desfechos diferentes!
                                                             Meu primeiro contato com o baralho, foi nos anos setenta. Eu ainda era jovenzinho e aprendi o jogo de Truco. Na convivência com meu cunhado Alfredo e outros amigos, aprendi as regras básicas! Normalmente é um jogo de dupla e os parceiros combinam sinais antes de começar o jogo para facilitar e ganhar os pontos. Alguns sinais são bem conhecidos e populares. Uma piscada com o olho esquerdo quer dizer que tem a maior carta, o Zap. Erguer as sobrancelhas significa que tem o Sete Copas, a segunda maior carta do baralho. A dupla que ganha a rodada é quem fizer a melhor de três. Cada rodada vale um ponto! Mas, se alguém trucar e for aceito, pode valer três, seis, nove ou doze. A queda termina com doze pontos. Ganha quem fizer doze pontos primeiro.
                                                              Sempre ao começar nova rodada, as cartas são todas embaralhadas e são entregues três cartas pra cada jogador, sem que os outros percebam qual o valor da carta! Os componentes das duplas não podem mostrar as cartas um para o outro. Por isso que é os sinais são importantes. Pode acontecer que, um jogador receba duas ou três cartas grandes. Normalmente, nesses casos, o sinal é encher a boca de ar estufando as bochechas para que o companheiro saiba que ele está lotado de cartas boas.  Quando são três cartas grandes, fica até difícil de jogar. Alegria e satisfação é muito grande! É incrível como três cartas possam provocar tanta felicidade a uma pessoa. Mas, se não souber jogar, ganhará apenas um ponto.
                                                              Em se tratando de causa de alegria, o Apóstolo Paulo fala de 5 coisas que completavam a alegria dele. Ao ler a Carta aos Filipenses encontramos o seguinte texto: "Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, tornai então completa a minha alegria"  (Fl 2,1-4).                Percebam que o Apóstolo fala de 5 atitudes: 1)- Consolação na vida em Cristo. 2)- Alento no mútuo amor. 3)- Comunhão no Espírito. 4) - Ternura. 5)- Compaixão. Depois de colocar essas 5 atitudes, o Apóstolo dá bons conselhos que devem ser praticados pelos Filipenses e por cada um de nós. Evitar a vanglória e a competição. Viver em unidade e harmonia. Ter humildade e considerar que o próximo é mais importante e cuidar do que é seu e também do que é dos outros.
                                                               Se essas recomendações forem colocadas em prática a comunidade irá muito bem. Os frutos serão abundantes e a alegria do Apóstolo será de fato muito grande. Sei que, em muitos lugares, ainda há muitos contra valores do Reino que o Apóstolo condenou. Sei que ainda há poucos valores cristãos. Mas através das lideranças comunitárias isso pode ser mudado. A força da palavra de um líder, confirmada com seu testemunho, pode contribuir muito para conversão e o crescimento da comunidade. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que cresçam entre nós as competições e vanglórias!
- Tornai-nos competidores na prática do bem!
- Ajudai-nos a zelar e proteger o que cada um tem, cuidando também o que é do outro!
- Perdoai-nos por ainda sermos egoístas e desunidos!
- Aceitai nossos louvores pelas pessoas que dão santos testemunhos na comunidade!
                                                                                                                                AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário