CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 23 de agosto de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

  
"PADRE CIUMENTO" (2º Cor 10, 17-11,2).
                                 Pe. Natalício.
                                                                   
                                                                    Ter ciúme é uma virtude ou um defeito? Depende das motivações. Se for motivado pelo orgulho e pela posse de pessoas ou de objetos é um defeito e até mesmo um pecado. Ninguem deve ser egoísta de ter as coisas só pra si. Por outro lado, ninguem deve tratar as pessoas como posse. Pessoas não são coisas nem objetos. Acredito que, muita gente tem essa limitação ou defeito. Porém, existe um ciúme que é virtude, valor! Esse ciúme é motivado pela preocupação e pela felicidade da pessoa amada ou do objeto de estimação. Esse ciúme pode ser chamado de preocupação com o bem estar da pessoa ou a conservação do objeto. Conheço namorados, noivos e casais casados super ciumentos nos dois sentidos. Mas também conheço Padres que tem ciúmes da Paróquia e de seus Paroquianos.
                                                                     Nas Paróquias onde trabalhei, sempre permiti (e com alegria) que outros Padres pudessem visitar famílias, presidir casamentos, batizados, missas, funerais, etc. Sempre incentivei a comunidade a visitar o Pároco antecessor e convidá-lo para presidir na Paróquia. Em São João do Ivaí, minha primeira Paróquia, tivemos até a honra de acompanhar e celebrar a entregar o título de Cidadão Honorário para o Padre Osvaldo. Sei que há alguns colegas Padres que não gostam e nem permitem, que outros Padres celebrem nas suas Paróquias. Porém,  acho isso até muito bom! E o povo também gosta desta soledariedade e partilha entre nós Padres. Fico feliz quando alguns casais de noivos convidam Padres amigos para presidirem a celebração matrimonial. É maravilhoso ouvir as pessoas falando bem dos Padres que nos visitam.
                                                                      Porém é muito triste, ouvir as pessoas reclamando, que esse ou aquele Padre foi grosso ou mal educado com as pessoas. Nesse sentido, há dois ou tres Padres que não desejo que celebrassem na minha Paróquia. Um desses Padres debochou de uma pessoa que foi pedir para benzer um terço, dizendo que aquilo era bobagem! Padres assim não quero em minha Paróquia. Um outro Padre criticou humilhando a Equipe de Liturgia. Acredito que, nós Padres, quando celebramos nas Paróquias, devemos respeitar a fé e os costumes das pessoas. É o Padre que deve se adaptar ao povo e não o povo ao Padre. Nesse sentido, sou um Padre ciumento. Não gosto que maltratem a fé do meu povo. Acredito que esse ciúme é um ciúme bom! Neste caso até Deus é ciumento!
                                                                     O Livro do Êxodo, pelo menos duas vezes, fala disso (Ex 20, 5 e 34, 14)! Também o Apóstolo Paulo sentiu ciúmes de seu povo. Na segunda Carta aos Coríntios podemos ler: "Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura"  (2º Cor 10, 17-11,2). Podemos notar que o Apóstolo preparou a comunidade para que, como "virgem pura" se unisse a Cristo. Esse ciúme de Paulo, certamente está ligado à preocupação com os falsos profetas e pastores que enganavam o povo levando-o a infedelidade na aliança. A Missão de Paulo continua agora conosco e devemos firmar e conservar a aliança. Não devemos permitir o ataque os falsos profetas...
                                                                     O Apóstolo Paulo fala de "Virgem Pura". Claro que está falando da comunidade! Mas aqui é oportuno falar das milhares de mulheres que se consagram ao trabalho de Jesus! Entre tantas, lembro de Santa Rosa de Lima: Se chamava Isabel Flores de Oliva! Nascida nas terras Peruanas, em 30 de abril de 1586 e faleceu na madrugada de 24 de agosto de 1617, ainda menina, aos quatorze anos, ao olhar uma imagem de Cristo e contemplar Sua coroa de espinhos, decidiu imitar o seu gesto, consagrando toda sua vida a Obra Cristã. O testemunho dela é modelo para todos nós! Creio nisso! prego isso! E que ASSIM SEJA...
    

ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos vítimas do ciúme doentio!
- Fazei-nos ciumento de acordo com a Vossa Vontade!
- Dai-nos a Graça de sermos fiéis a Vossa Santa Aliança!
- Concedei-nos Vossa Sabedoria para seguirmos o exemplo de Vossos Santos e Santas!
- Aceitai nossa gratidão pelo testemunho de Santa Rosa de Lima...
                                                                                          AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário