"UM SEIO NO LABORATÓRIO" (Ef 4,1-7.11-13).
Pe. Natalício.
Como acontece todos os anos em nossa Diocese de Apucarana, neste mês de setembro tivemos nosso Curso dos Presbíteros. Foi no CEFAS (Casa de Encontro Família Sagrada), do dia 10 até o dia 13. Quem ministrou o curso foi o Frei Franciscano de Petrópolis, Antonio Moser. O tema é pertinente aos dias de hoje. Trata-se da Bioética. No seu livro, procura aprofundar as implicações religiosas e morais sobre a Biotecnologia. São intervenções que os cientistas estão fazendo sobre a cadeia genética e vital. Durante o curso foram apresentadas as novas técnicas da genética. Falamos de Célula Tronco, de Clonagem, Transgênico, Fertilização Humana in Vitro, etc.
Durante o Curso perguntei se alguém tinha assistido o filme "Tudo o que você queria saber sobre sexo e tinha vergonha de perguntar". É um filme comédia, em blocos com assuntos polêmicos para aquele tempo (1972). Um dos blocos do filme retrata um cientista que, tendo taras por seios, faz algumas experiências em seu laboratório. Mas por algum motivo, perdeu o controle e o seio ficou enorme, criou vida independente e arrebentou todo o laboratório e saiu pela cidade fazendo muita destruição. Hoje se fala tanto nessas pesquisas de laboratório, onde a vida é tratada apenas como um objeto qualquer usado para pesquisas.
Do jeito que a coisa vai, poderemos ter, no futuro, um ser humano de laboratório com quatro ou mais braços. Poderemos ter um ser humano cruzado com um animal. Já pensou o que seria o cruzamento de homem com cabrito? Ou com boi?... Diante dessa manipulação da vida, como devemos reagir? Essa e muitas outras perguntas surgiram durante o curso. Uma orientação nos foi passada desde o início: que devemos ser da Igreja do sim. Sim à Vida, sim à paz, à saúde, sim à verdade, à solidariedade. Não devemos perder tempo trabalhando contra a morte. Devemos trabalhar em favor da vida. A melhor maneira de acabar com as trevas é acender luzes.
Para enfrentarmos os desafios dos tempos modernos devemos nos capacitar. Sabemos que Deus não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos. Mas precisamos deixar ser capacitados. Foi uma lástima a falta de tantos membros do nosso Clero! Tanto investimento devia ser melhor aproveitado. Devemos nos capacitar constantemente. O Apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios, fala de escolha e capacitação. Jesus escolheu os Apóstolos e Evangelistas e os capacitou. Leiam o que diz o texto:"Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lhe deu. E foi Ele quem instituiu alguns como Apóstolos, outros como Profetas, outros ainda como Evangelistas, outros, enfim, como Pastores e Mestres"...
Jesus
chamou cada "tucura" para formar o Seu Primeiro Grupo! Imaginem
um Simão Pedro, um Judas Escariotes, um Mateus... Esse último até
era Cobrador de Impostos, rejeitado por todos. Mas o Mestre o chamou e o
capacitou para a missão. O texto mencionado acima fala de capacitação:
"Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o
corpo de Cristo, até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do
conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura
de Cristo em sua plenitude" (Ef 4,1-7.11-13). Claro que Jesus tem seus
meios para nos capacitar também hoje, como este Curso com o Frei Moser.
Mas depende de nós querer ou não. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra
isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos omissos em nossa capacitação!
- Fazei nos capacitados para os enfrentamentos do tempo presente!
- Tornai-nos comunicadores das verdades cristãs!
- Despertai e santificai novos Capacitadores do Vosso Povo!
- Aceitai nossa Ação de Graças pela pregação dos Apóstolos...
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário