CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

      
 
 "VAMOS FAZER FESTA?" (MT 12. 1-8)
                                 Pe. Natalício.

                                                                                              Uma boa parte de minha juventude, eu a vivi na roça, sem conforto, sem regalia ou esbanjamento. Trabalhava muito, sem férias nem feriados. Só não trabalhava nos domingos e Dias Santos. Esses eram dias  consagrados ao Senhor. O trabalho na roça, naquele tempo, não permitia muitas festas. Algumas vezes aconteciam alguns bailes de sanfona e violão, onde os jovens se reuniam para dançar e namorar. Esses bailes aconteciam frequentemente nos sábados. Nunca tive muita vontade de ir nestas festas, porém, muitas vezes, fui convidado. Por algumas vezes, ouvi essa frase: Vamos à festa? Com isso o sábado ficou sempre relacionado com festa.
                                                                                           Na verdade, o Sábado é uma solenidade Sagrada, religiosa. Tão antiga como o povo de Israel. Era um Memorial da Grande Libertação do povo de Deus. Esse Memorial era celebrado no último dia da semana e, por isso, o sétimo dia ficou sendo chamado de sábado. Mas os dias da semana são chamados por numerais. (1°, 2°, 3°, 4°........7°). Porém o importante não é o dia mas a solenidade. O importante é celebrar o Memorial e não o dia. Este poderia ser qualquer um da semana. O importante é que o Memorial seja feito. Em Jesus Cristo, isso ficou claro e definido. Ele mesmo afirmou ser dono do sábado(Mt 12, 1-8).
                                                                                          "Como Senhor do Sábado", Jesus o confirmou no primeiro dia da semana e isso tem lógica, uma vez que devemos dar sempre o primeiro para o Senhor. Até o primeiro filho era consagrado ao Senhor. então não tem lógica a gente doar ao Senhor o último dia da semana. Por outro lado, a Grande e Definitiva Libertação, foi conquistada por Jesus, ao ressuscitar no primeiro dia. Portanto nós guardamos o sábado (celebração do Memorial) no primeiro dia da semana. Essa celebração tem dois objetivos; 1°) - Ação de Graças pela Obra Divina. 2°) - Respeitar o direito do repouso semanal do trabalhador. Portanto, no dia da solenidade (1° dia da semana), devemos dar prioridades a algumas ações: 1°) - Participar das coisas da Igreja. 2°) - Repousar ou descansar. 3°) - Conviver sadiamente com a família e amigos.
                                                                                            É lamentável que o Dia do Senhor seja tão profanado! Muitas vezes, no Dia do Senhor, são realizadas muitas ações criminosas. Quantos acidentes, brigas , mortes, embriagues e outras barbaridades cometidas no Dia Santificado! O mundo que prioriza o capital vai destruindo os valores Divinos. Isso não pode e não deve continuar assim. Podemos e devemos fazer alguma coisa. Devemos investir na formação religiosa das pessoas. Todos os que tem a missão de formar opiniões, devemos faze-lo com convicção. Destaca-se o trabalho das Igrejas, da escola e dos meios de comunicação. É necessário ficarmos unidos nesta missão, por isso é que estou de novo a insistir: Vamos ficar juntos na oração para nos unirmos no trabalho...
 
 
ORAÇÃO:
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito!
- Dai-nos inteligência para entendermos o verdadeiro sentido do sábado!
- Libertai-nos da escravidão da lei superficial!
- Iluminai-nos para santificar corretamente o Dia do Senhor!
- Não permitas que profanemos as coisas sagradas e as pessoas!
- Acolhei o nosso louvor, na solenidade do Vosso Dia Santo...
                                                                                              AMÉM!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário