CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 17 de julho de 2017

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

 
  "NAMORO NA ROÇA" (Gn 23, 1-4.19;24, 1-8.62-67).
                                    Pe. Natalício.

                                                                Meu pai e minha mãe se casaram na Capela Santo Antonio pertencente a Paróquia Santana de Pirapama, em Minas Gerais. Foi no dia 25 de setembro de 1951. No ano seguinte, a 22 de julho, nasceu a primeira filha do casal e se chama Maria Raimunda da Silva. No dia 7 de dezembro de 1954 nasceu a segunda criança que sou eu. E no dia 20 de fevereiro de 1957 nasceu o terceiro filho que recebeu o mesmo nome de nosso pai Miguel. Eu e Miguelinho, com nós o chamamos, brincávamos muito! Éramos inseparáveis! 

                                                                Quando éramos crianças, o Padre Jessé  nos convidou para ser padre. Eu até topava mas meu irmão devia ir junto. O tempo passou e aquela ideia de ir para o seminário parecia cada vez mais distante. Começamos até gostar de umas meninas.  Era quase como uma brincadeira. Eu gostava da Maria das Graças e ele gostava da Toca da Naninha. Elas não sabiam de nada. Era coisa só nossa. O tempo passou e tudo ficou na saudade. Nossa família mudou-se para o Paraná e a história continuou. 

                                                                 No dia 4 de março de 1975 entrei para o Seminário Diocesano de Apucarana. Miguelinho continuou trabalhando na roça começou a namorar sério e conheceu Aurora Marcomini. Eu já estava no seminário e não vi como foi o namoro. Mas imagino que tenha sido lindo! Nas reuniões da comunidade e nas reuniões da igreja, quantos momentos lindos! Nos trilhos e carreadores e nas tardes de domingo ou mesmo nos serviços da roça deve ter acontecido momentos maravilhosos de carinho e ternura. Este amor tornou-se sacramento no dia 7 de junho de 1980 e era eu, que presidia aquela celebração.  Ainda não era ordenado mas fui autorizado pelo Senhor Bispo.

                                                                  Foi assim que nasceu mais uma linda família que já completou 33 anos. Família planejada e abençoada por Deus. Isso faz lembrar o Pe. Zezinho cantando: "Que nenhuma família comece em qualquer de repente". Planejar família santa devia ser a preocupação de todos. Lembram-se da recomendação de Abraão sobre o casamento de Isaac? Vamos ler: "
Abraão já era velho, de idade avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo. A­braão disse ao servo mais antigo da sua casa, administrador de todos os seus bens: 
                                                                  'Põe a mão debaixo da minha coxa 
 e jura-me pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu moro; mas tu irás à minha terra natal, buscar entre os meus parentes uma mulher para o meu filho Isaac'. Tudo aconteceu da forma que o Patriarca queria: "Ao cair da tarde, Isaac saiu para o campo a passear. Levantando os olhos, viu camelos que chegavam. Re­beca também, erguendo os olhos, viu Isaac. Desceu do Camelo,  e perguntou ao servo: 
                                                                  “Quem é aquele homem que vem pelo campo, ao nosso encontro?”O servo respondeu: “É o meu Senhor”. Ela puxou o véu e cobriu o rosto. 
Então o servo contou a Isaac tudo o que tinha feito.Ele introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe, e recebeu-a por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte da mãe" (Gn 23, 1-4.19;24, 1-8.62-67). Aqui aparece em destaque a preocupação em criar famílias que mantenham os valores divinos. Nossos jovens deviam estar mais preocupados com esta grande obra. A família continua sendo um grande investimento. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA... 

ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que as famílias sejam banalizadas!
- Alimentai, nos jovens, o sonho de construirem famílias santas!
- Santificai o amor dos casais de namorados!
- Fazei que a fé seja elemento fundamental na criação de novas famílias!
- Aceitai nossa gratidão pelas famílias maravilhosas de hoje e de sempre...
                                                                                                                           AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário