CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sexta-feira, 7 de julho de 2017

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


 
"VAMOS DAR O SANGUE!" (Êx 12, 1-8. 11-14).
                    Pe. Natalício.
                                                                      Meus estudos no Seminário Maior duraram sete anos. Três anos na Filosofia e quatro na Teologia. Quanta experiência! Quanto aprendizado! A convivência com os Mestres, Padres e Professores fortaleceu a minha fé e caminhada para o Ministério Sacerdotal. Havia muitas atividades ajudando a nos unir e confraternizar. Na horta ou no jardim; na limpeza ou na secretaria; tudo ajudava na avaliação da nossa personalidade. Uma das atividades de que mais gostávamos era o futebol. Era ali que os seminaristas manifestavam mais a sua verdadeira personalidade.
                                                                  Violência, solidariedade, egoísmos, espírito de equipe, dedicação, esforço, etc, são valores e defeitos que facilmente são manifestados. Havia alguns que sempre brigavam no campo. Outros eram muito duros na disputa da bola. Havia também os "fominhas"! Eram aqueles que queriam jogar sozinhos. Deviam pegar a bola e levar pra casa deles. Havia também aqueles que não queriam fazer esforços. Ficavam sempre parados e não procuravam participar das jogadas. Lembro-me de uma expressão que ficou famosa durante os jogos: "VAMOS DAR O SANGUE".
                                                                  A expressão pode ter várias interpretações. É um gesto nobre doar sangue nos bancos de sangue e hospitais! Quantas vidas são salvas com esse ato simples! Na prática do esporte ou nos trabalhos em equipes, "dar o sangue" significa se esforçar até ao máximo! Nunca consegui jogar bem correndo com a bola nos pés. Não tinha muita habilidade para jogar na linha. Gostava muito de jogar no gol. Procurei sempre fazer o melhor. Lembro-me de algumas jogadas marcantes em que participei. Quantos aplausos ao defender um pênalti! Quantas vaias ao "tomar um frango"! Um dos dedos de minha mão esquerda é torto até hoje..
                                                                  Mas o sentido máximo dessa expressão está na Bíblia! Alguém muito importante doou seu sangue não para correr em nossas veias, mas para nos garantir vida em plenitude. Jesus Cristo, o Homem de Nazaré, morreu na cruz, derramando seu Preciosíssimo Sangue para nos resgatar da escravidão do pecado. Esse Sangue Salvador tinha sido anunciado ao Povo já no tempo de Moisés: "Pegarão o sangue e passarão sobre os dois batentes e sobre a travessa da porta nas casas onde comerem o animal... Esse será o sinal de que vocês estão dentro delas: ao ver o sangue, eu passarei adiante"(Ex 12, 1 - 8. 11 - 14). Na quinta feira santa, quando celebramos a Última Ceia, lembramos disso. O Sangue de Jesus é muito mais importante e nos liberta eternamente...
                                                                  Sinto que nem todas as pessoas procuram beber nesta Fonte de Vida Eterna. Algumas pessoas estão sendo enganadas e procurando alimentar suas vidas em fontes falsas. A Eucaristia é Fonte de Vida Eterna. Quem não comunga corre sério risco de morrer espiritualmente. Temos que alertar o povo sobre este perigo. Por isso é muito importante o trabalho da catequese, da reunião das comunidades, das pastorais e movimentos. Sei que é muito importante o trabalhos do Cursilho, por exemplo. Também acredito na influência dos meios de Comunicação. Creio nisso! Trabalho pra isso. E que ASSIM SEJA...
                                                            
 ORAÇÃO:
  
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Dai-nos a graça da animação e dedicação no Vosso Serviço!
- Não permitas que sejamos omissos ao sofrimento das pessoas!
- Tornai-nos frequentadores mais assíduos da Santa Eucaristia!
- Abençoai o trabalho dos comunicadores cristãos!
- Recebei nossa gratidão pelo Sangue Salvador de Jesus Cristo...
                                                                                           AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário