CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

             

                              "ASSOALHO QUE BALANÇA" (Hb 2, 14-18)
                                                          Pe. Natalício.
 
 
 
 
                                                                        Minha Primeira Comunhão foi realizada na Capela São Miguel da Raiz, Paróquia São Sebstião, no município de Presidente Jucelino em Minas Gerais. Minha mãe foi quem me preparou para este primeiro encontro, com Jesus Eucarístico! Usava um Livro de Catequese antigo, onde havia muitas perguntas e respostas. Fazia as perguntas e eu decorava as  respostas. Aprendi muitas coisas que até hoje guardo no coração. Jamais esquecerei a imagem daquela mulher de roupas compridas sentada na roda de fiar, com o livro na mão e fazendo perguntas: "Quem é Deus?" E eu respondia: "Deus é um Espírito Puro e Eterno Criador do céu e da terra!" Essa seria só a primeeira pergunta. Depois viriam muitas outras...
                                                                        Minha mãe preparou todos nós, seus filhos, para os Sacramentos. Trabalho que fazia com muito gosto! Quando o Padre ia rezar Missa lá na Capela, nos apresentava, dizendo que estávamos preparados! Ele atendia a Confissão e fazia a Primeira Comunhão. Lembto-me da primeira vez que confessei! Era noite de 28 de setembro de 1962, véspera da Festa de São Miguel, Padroeiro da Capela. Minha Primeira Comunhão foi no dia seguinte, de manhã. Tudo foi muito maravilhoso! Parece que foi um sonho! Ainda não tinha oito anos. Minha mãe certamente ficou muito feliz! Era o prazer de um trabalho realizado e ver seus meninos receberem os Sacramentos!
                                                                        Gostava muito de dar Catequese, não apenas para seus filhos, mas também para os filhos dos vizinhos. Lembro-me de que, quando estava no Seminário e ia passar férias na casa de meus pais, em Jacutinga, havia um grupo de crianças que ia lá em casa receber formação catequética. Eu dormia no quarto do lado da sala. As crianças se reuniam nos domingos de manhã, alí na sala. Muitas vezes eu ainda estava dormindo e a criançada já estava fazendo barulho no assoalho. Nossa casa era de madeira, construída em cima de tocos de peóba, gurucaia, canjarana ou marfim. Eram tocos altos e, um deles, o meio, já estava apodrecendo e o assoalho balançava muito. Ao andar pelo corredor percebíamos a mesinha do altar balançando quase derrubando as velas e a pequena imagem. Mas era alí que mamãe ensinava a Doutrina e a Fé!
                                                                         Lendo a Carta aos Hebreus, podemos perceber a grande dedicação do Apóstolo Paulo na formação catequética do povo. Depois da sua conversão, se tornou catequista dedicado. Não se cansava de falar de Jesus Cristo! No segundo capítulo da Carta lemos o seguinte: "Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo" (Hb 2, 14-18).
                                                                          Neste texto, o Apóstolo fala da Missão de Jesus que não veio se ocupar com Anjos, mas com a descendência de Abraão. Por isso fez-se semelhnate, em tudo, aos irmãos. Para se tornar Sacerdote Misericordioso. É muito bom ouvir isso da boca de quem falou tanto mal de Jesus. Minha mãe na sala de catequese e o Apóstolo Paulo na Bíblia, são incentivos para que tenhamos mais pessoas envolvidas na formação religiosa das pessoas. Muita gente ainda não conhece Jesus e muitas outras vão se esquecendo da Obra que Ele fez! Por isso precisamos continuar pedindo novas vocações e, ao mesmo tempo, ser mais dedicado na Missão! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
 
 
ORAÇÃO:
 
 
 
Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que o povo se perca por falta de evangelizadores!
- Dispertai em nós grande fervor missionário!
- Abençõai todos os catequistas no seu esforço voluntário!
- Dai-nos um grande prazer de sempre anunciar o Evangelho de Vosso Filho!
- Acolhei nossa gratidão, por continuar chamando novos catequistas!
                                                                                                    AMÉM!
                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário