CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

                             



                          "UM GATINHO NO TELHADO" (Hb 3, 7-14)
                                Pe. Natalício.
 


                                                                    Maria Isabel da Silva Costa, ou simplesmente Bebel, não é minha filha preferida É minha filha única! E eu a amo de montão! Desde que tinha quatro dias de vida, mora conosco. Tenho acompanhado, dentro do possível, os  momentos mais importantes de sua vida! Quando ficou mais grandinha, comecei a contar-lhe umas histórias. Sei que criança gosta muito de historinhas. Eu mesmo gostava muito das histórias que mamãe contava. Todas as noites antes de rezar o terço pedíamos para que ela contasse. Uma das primeiras histórias que contei pra Bebel era sobre um gatinho no telhado. Esse felino conseguiu fazer amizade com um ratinho. Coisa extraordinária que normalmente não acontece!
                                                                    Certo dia o gatinho foi brincar de pega-pega com o ratinho. Corriam muito em cima do telhado! Até que o ratinho desequilibrou e caiu no chão. Como a casa era muito alta o acidente foi horrível! O ratinho teve várias fraturas. O gatinho se compadeceu do amiguinho e o levou para o hospital onde foi medicado e tratado com eficiência! Em poucos dias o ratinho estava de volta e fizeram uma grande confraternização para recebê-lo. Havia muita bebida, doce, pipoca, salgadinhos...  Eu estava lá e gostei demais da festa! Estava até trazendo um pratinho de slagadinho pra você, mas no caminho, tive que correr de uma briga de cachorro, tropecei e o pratinho de salgadinho caiu e os cachorros comeram tudo...
                                                                     Essa historinha simples, inventada por mim, procurou dispertar no coração da Bebel o sentimento de amizade e solidariedade! Precisa ver com que atenção ela escutava a história! Evangelizar contando histórias é um método muito eficiente! O próprio Jesus Cristo usava-o para falar do Reino dos Céus! Suas Parábolas são sempre assim! Histórias verdadeiras ou não, chamava a atenção do público! Neste sentido, o Apóstolo Paulo também foi prático. Na Carta aos Hebreus, podemos perceber isso. Ao falar para o seu público ele recorda os seus antepassados, inclusive da dureza do coração do povo no deserto. Vamos ver o texto:
                                                                      "Irmãos, escutai o que declara o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como aconteceu na provocação, no dia da tentação, no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, embora vissem as minhas obras, durante quarenta anos. Por isso me irritei com essa geração e afirmei: sempre se enganam no coração e desconhecem os meus caminhos. Assim jurei na minha ira: não entrarão no meu repouso" (Hb 3, 7-14). Percebam que o Apóstolo recorda a caminhada do povo Hebreu no deserto e fala da dureza do coração daquela gente. Em seguida recomenda que não aconteça o mesmo com o seu povo.
                                                                        Contando histórias pra Bebel, contando Parábolas no Evangelho ou escrevendo para os Hebreus, todos mexem com o coração humano. Todo bom catequista ou pregador deve saber contar histórias que despertem bons sentimentos nos ouvites. Por isso é que gosto muito de músicas que tenham histórias assim. Lembro-me, por exemplo, da música "Mar Vermelho", de Jacó e Jacózinho, contando a história de um empregado que morreu, tentando salvar a vida de uma criança. Como comunicadores do Reino, devemos provocar bons sentimentos nas pessoas. Isso pode mudar o mundo! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...


 ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinto:
- Não permitas que tenhamos corações endurecidos!
- Fazei-nos incentivadores da amizade e solidariedade!
- Abençõai os comunicadores do Vosso Reino!
- Ajudai-nos a aprender com a experiência dos nossos antepassados!
- Recolhei nossa gratidão pela eloquência do Apóstolo Paulo!
                                                                                   AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário