CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 18 de junho de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


       


    "SENHOR BISPO ABRIRÁ SUPERMERCADO?"(2Cor  8, 1-9).
                                                           Pe. Natalício.  


                                                                  De vez em quando, ouvimos dizer que a Igreja Católica é muito rica. E somos criticados por causa disso. E olhe que, muitas vezes, não são criticas de evangélicos. São maldades de pessoas que se dizem católicas. São pessoas maldosas ou mal informadas. Devemos rezar por umas e por outras. Pessoas maldosas sejam convertidas. Pessoas mal informadas procurem saber a verdade. Quantas críticas sobre as riquezas do Vaticano! Dizem que se fossem vendidos aqueles bens daria para matar a fome de muita gente. O problema é que muitas pessoas não sabem a verdade. São mal informadas.
                                                                    Pouca gente sabe que a maioria daquilo que é chamada "riqueza da Igreja" é Patrimônio Mundial. Doações dos pioneiros que devem ser conservadas. Além do mais, os bens da Igreja estão a serviço das comunidades locais. Pelo menos é assim que deve ser. Claro que existem ainda muitas coisas erradas na administração desses bens comunitários. Estamos em processo de conversão. Parece que o Papa Francisco está orientando fortes mudanças. Podemos perceber os sinais em sua conduta pessoal.
                                                                       Mas cada cidade, cada Paróquia, cada comunidade tem zelo e cuidado com seus bens de uso comunitário e religioso. Há, sim, uma organização pública que representa esses bens perante o Poder Público e Econômico. Cada Bispo, por exemplo, é eleito, nomeado e deve zelar e responder pelos bens das várias comunidades. Mas não pode vir, por exemplo, aqui em Marilândia do Sul e vender os bens que pertencem a está comunidade. Já pensou se o Senhor Bispo resolvesse vir aqui e mandasse transformar o Salão Paroquial num Supermercado? Pensem numa manchete assim: "SENHOR BISPO ABRIRÁ SUPERMERCADO EM MARILÂNDIA DO SUL"...
                                                                         A comunidade local não aceitará uma coisa assim. Os bens da Igreja são para servir os fiéis daquela comunidade. Além disso, é comum realizarmos coletas para ajudar as comunidades mais carentes. Muitas vezes devemos ajudar aquelas comunidades que tem despesas maiores para a manutenção e conservação de grandes estruturas como acontece no Vaticano e nos Lugares Santos. Aqui em Marilândia, por exemplo, não é fácil manter e conservar as estruturas das construções antigas. E não podemos destruir as obras históricas. Muitas vezes essas obras dão mais despesas do que lucro.
                                                                          Este é um dos momentos em que se deve realizar coletas gerais de apoio como aconteceu em Corinto em favor da comunidade de Jerusalém. Vejamos o texto: " Eu sou testemunha de que esses irmãos, segundo os seus recursos, por sua própria iniciativa e com muita insistência, nos pediram a graça de participar da coleta em favor dos santos de Jerusalém...Por isso solicitamos a Tito que, assim como a iniciou, ele leve a bom termo entre vós essa obra de generosidade...Procurai ser abundantes nesta obra...Na verdade, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo"(2Cor  8, 1-9). O testemunho de Jesus deve nos impulsionar na caridade. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder! 
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos gananciosos e avarentos!
- Fazei-nos solidários com as comunidades mais pobres!
- Fortalecei nosso espírito de partilha!
-  Libertai-nos da tentação da crítica maldosa!
- Aceitai nosso louvor pela generosidade de tantos irmãos...
                                                                                                         AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário