CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 22 de junho de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

            
    
                                 
                               CAVERNAS E MINARETES" (2Cor 12, 1-10).
                                                        Pe. Natalício.

                                                                  No dia 27 de maio de 2013, no fim da tarde, chegava, de São Paulo, à cidade de Istambul, na Turquia, mais um grande avião da Turkish Airlines, transportadora aérea nacional da Turquia. Dentro daquela maravilhosa invenção estavam mais de 400 pessoas, entre elas, estava eu. Istambul não é a capital dos turcos mas uma das mais importantes cidades daquele pais. A capital é Ancara, que em 2011 tinha uma população de 4,551 milhões, numa área de 2.516 km². Nossa caravana permaneceu naquele País até o dia 5 de junho. Foram 10 dias fantásticos!
                                                                  Pudemos perceber a abundância de mesquitas muçulmanas. São locais de orações. Algumas são tão famosas que se transformaram em locais de visitação para turistas. Entre essas, visitamos a Mesquita de Santa Sofia e a Mesquita Azul na cidade de Istambul. Mas ao viajarmos para o interior, pudemos ver, até mesmo nas áreas rurais e nos pequenos povoados pelo meio das serras, muitas outras. Percebemos também muita fé e zelo em seus frequentadores. Meu amigo e companheiro, José Belese, fez até alguns comentários sobre isso nas gravações realizadas.
                                                                   Quando chegamos na região da Capadócia, ao visitarmos as cavernas onde refugiavam muitos cristãos no tempo da perseguição romana, era impossível não fazer o paralelo. Nas cavernas os cristãos viviam silenciosos. Nas mesquitas, as orações são levadas às alturas. Cada mesquita tem, no mínimo, uma minarete. A maioria tem duas. As mais famosas tem quatro. Em Istambul tem a única do mundo que tem seis. Minaretes são torres bem altas, em forma de cones com pontas bem finas. Nelas são colocadas cornetas de som que levam, por toda a cidade, as orações cantadas no interior das mesquitas.
                                                                  O som das cornetas e a altura das minaretes revelam a fé daquela gente. Que contradição com as cavernas dos cristãos! Pena que muitos cristãos ainda querem viver escondidos. Não por causa da perseguição mas pela acomodação. Mas também há os que querem apenas a vida confortável da modernidade. Percebo que até entre nós, Padres, não gostamos que Paróquias pequenas, pobres e nas regiões mais distantes do conforto urbano. Isso é contraditório com o que viveu e pregou o Apóstolo Paulo...
                                                                  Na Segunda Carta aos Coríntios o Apóstolo afirmou o seguinte:"
Pois é na fraqueza que a força se manifesta”. Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. Eis por que me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte" (2Cor 12, 1-10). Sinto que devo me converter. Preciso aprender a ser feliz na pobreza e na abundância. Tenho consciência disso! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos gananciosos pelo conforto financeiro!
- Libertai-nos de todo apego econômico!
- Fortalecei nosso espírito de desapego para Vos servir melhor!
- Livrai-nos da tentação de ficar acomodado na Missão!
- Recolhei nossa louvação pelos cristãos desapegados...
                                                                                                    AMÉM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário