"CONFIANÇA NO CAVALEIRO" (Lc 2, 41 - 51)
Pe. Natalício.
Que saudades do meu velho Pai!!! Miguel Silvério Ribeiro, faleceu em 19 de abril de 2007 em Ivaiporã. Nunca foi à escola mas era muito trabalhador e honesto. Tinha uma dedicação muito grande com a família. Criou 8 filhos com muito sacrifício e sem muito conforto, mas com muita religião e fé. Não perdíamos missas na comunidade da Raiz ou de Fechados. Era muito bom montar no cavalo na garupa ou no colo dele! Na garupa eu grudava nele. No colo, ele grudava em mim. De qualquer forma era muito bom! Sentia protegido! Tinha segurança!
Tenho pena de muitos filhos que não tem a proteção de seu pai! Conheço criança que tem medo do próprio pai. Há crianças que chega a se esconder debaixo da cama quando o pai chega em casa. Alguns pais são violentos e trazem insegurança e agressão para a esposa e para os filhos. Conheço crianças que preferem que os pais fiquem nas ruas e nem voltem para casa.
Mas não é esse o tipo de pai planejado por Deus Pai. Todos os homens pais deviam ser parecidos com Deus e ter como exemplo o Esposo de Nossa Senhora e Pai Adotivo do Menino Jesus. Que exemplo para todos nós. Já na gravidez de sua esposa, demonstrou bondade e compreensão com aquela situação extraordinária. Depois, em Belém, na Noite de Natal. Que dificuldade. Mais tarde, quando o rei Herodes queria matar o Menino, que medo na fuga para o Egito! Imagino a segurança do Santo Menino no colo do Nobre Cavaleiro! Depois, quando o menino tinha 12 anos e ficou perdido em Jerusalém. Como foram terríveis aqueles 3 dias procurando o Filho Adolescente! (Lc 2, 41 - 51).
São José se tornou o Patrono das famílias. É tão querido e admirado que, no Calendário Litúrgico, há duas datas dedicadas a Ele. Dia primeiro de maio celebramos São José, o Trabalhador. Em 19 de março, celebramos São José Esposo e Pai. Seria maravilhoso que todos os pais seguissem o exemplo deste homem justo e honesto! Seria magnífico se todos os namorados, noivos e esposos fossem parecidos com São José. "Tudo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia; se as mães fossem Maria e se a gente fosse como Jesus de Nazaré" (Pe. Zezinho na música ESTOU PENSANDO EM DEUS).
Mas o sonho não acabou. "Família: o sonho continua". Começou com Adão e Eva, passou por Abraão e Sara, continuou na Sagrada Família de Nazaré e permanece até hoje. Quero motivar a todos os meninos e rapazes para alimentarem este sonho. Precisamos valorizar mais a vocação ao matrimônio. Que nobre vocação a de criar uma família! Quero incentivar um grande movimento nas escolas em favor das futuras famílias. Querem me ajudar??? Rezemos neste sentido....
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Incentivai a conversão dos esposos viciados e violentos!
- Fortificai a aliança dos casais unidos no Vosso Altar!
- Despertai nos rapazes o desejo de criaram famílias santas!
- Ajudai os rapazes a se prepararem para serem pais como São José!
- Acolhei nossa gratidão pelo testemunho da Sagrada Família de Nazaré....
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário