CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 28 de novembro de 2017

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

           
"QUE VERGONHA SENTI!!!" (Jo 17, 20-26).
                                        Pe. Natalício.
 
                                                          Durante os meus estudos acadêmicos, tive oportunidade de realizar muitos Estágios Pastorais. Aconteciam sempre no período de férias, no final do ano. Sempre gostei dessa forma de aprendizagem: Estudos no Seminário e convivência com o povo. Como dizia o saudoso Dom Romeu Alberti: "Devemos aprender nadar, nadando!" Sempre gostei do contato com o povo e aprendo muito com ele. No início dos anos 80, fizemos um Estágio na Paróquia de Ariranha do Ivaí. Passei 15 dias, de muita chuva, na Comunidade do Rio 19. Havia barro por todo lado.
                                                         Lembro-me, que naqueles tempos havia muita crise financeira na agricultura. Os pequenos lavradores estavam perdendo suas propriedades para os bancos. Era uma situação lastimável. Os projetos do Governo não resolviam o que prometiam. A situação era desesperadora!  Ali, no Rio 19, no contato com a natureza, observei, no meio de um carreador, um grupo de formigas arrastando um besouro. Era um grupo grande de pequenas formigas fazendo um esforço enorme. Mas, conseguiam levar o desajeitado inseto, que ainda se debatia contra elas.
                                                         Pensei na diferença entre formigas e cachorros. Os caninos são orgulhosos! Não repartem nada com seus irmãos. São capazes de fazer a maior briga para não repartir um osso seco. Porem, as formiguinhas se unem para levar a caça até ao formigueiro, e todas banqueteiam! Observando as formiguinhas,  senti vergonha da minha raça. As formigas são mais unidas do que os humanos, graduados de inteligência.  Que vergonha para nós! Jesus rezou tanto pela nossa unidade!
                                                   No capítulo 17 de São João, o Mestre fala disso. Jesus fala com o Pai pedindo para que "sejamos perfeitos na unidade" (Jo 17,23). Mas ainda temos muito o que fazer para chegar à perfeição. Nos anos oitenta, os lavradores se uniram para defender seus direitos. O movimento foi grande! Muitas agências bancárias foram fechadas como protesto contra as injustiças. Foi proclamada a força da unidade. Nesta semana, estamos rezando pela unidade dos cristãos. Juntos, poderemos melhorar, em muito, a nossa vida. Vamos nos unir no trabalho e na oração???  Rezem comigo...
                                                       
ORAÇÃO:

  Ó Jesus, viestes para salvar todas as nações!
Quisestes que nossa unidade fosse perfeita!
Perdoai-nos pelos nossos egoísmos e individualismos.
Perdoai os líderes das Igrejas pela vaidade, pela
arrogância e pela ganância financeira.
Por pregarem placas de igrejas e não se
preocuparem com os Vossos Ensinamentos de
Amor, Perdão e Serviço... Reconduzi-nos, Senhor
para a Unidade Perfeita!
                                               AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário