"NO MEIO DA SELVA DE MAZAGÃO" (Jr 31,1-7).
Pe. Natalício.
Durante meu curso de Teologia, tive a felicidade de fazer uma bela experiência missionária. Dom Luiz Soares Vieira era Bispo de Macapá, capital do Amapá. Ele tinha sido meu professor no curso filosófico. Era do clero da nossa Diocese de Apucarana. Devido a nossa amizade, pude viajar até à sua Diocese e fazer um trabalho junto ao povo do interior. Foi uma bela troca de experiência. Aprendi muito e ensinei alguma coisa. Dom Luizinho nos enviou para o interior do município de Mazagão. Um municpio muito grande com poucos habitantes.
Em 2005, a população era de 13.913 habitantes. Não dava 2 habitantes por quilômetro quadrado. Mas foi nos anos oitenta que estive la. A palavra "Mazagão" é de origem árabe e significa "Água Quente". Foi fundado em 23 de janeiro de 1770. Quem nasce ali é chamado de "mazaguense". O padroeiro do município é São Tiago. A sede do munícipio fica a 34,6 km de Macapá. Foi no interior desse município que fiquei uns 15 dias. Viajando por água, foram mais de 3 dias. O barco se chamava "Gazela" e o comandante era o Seu Costa. Subindo o rio, passamos pela comunidade do Acampado e chegamos na comunidade da Água Branca.
Neste povoado, onde não havia luz elétrica, tinha uma igreja da Assembleia de Deus e uma Católica. Eram galpões cobertos de sapé onde o povo se reunia para os momentos de oração. O padre só passava alí uma vez ao ano quando chovia e os rios enchiam e permitindo a navegação. Para conviver com o povo, eu e meu companheiro, Paulinho de Oliveira, tivemos uma idéia: Todos os dias, pela manhã, iamos trabalhar com alguma família nos roçados. Durante a tarde, passávamos nas casas convidando o povo para as orações, reuniãos e celebrações da noite. As tardes eram muito quentes e o povo não saia para trabalhar. Então deu certo!
Era maravilhoso sair pelos montes convocando as pessoas para virem à igreja e se aproximarem mais de Deus. Coisa semelhante foi prevista pelo Profeta Jeremias: "Virá o dia em que gritarão os guardas no monte Efraim: 'Levantai-vos, vamos a Sião, vamos ao Senhor, nosso Deus`... Fomos ganhando a confiança das pessoas e a capela foi enchendo dia a dia. Nos dias finais estava sempre lotada. Era maravilhoso poder anunciar a Mensagem de Nosso Deus encontrada no Profeta Jeremias: "Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: 'Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel" (Jr 31,1-7).
No interior da selva de Mazagão ou nos carreadores de Marilândia do Sul, devo gritar como os guardas nos montes de Efraim, como dizia o Profeta Jeremias. Devemos dispertar o povo para vir ao encontro do Senhor. Há muita gente acomodada precisando se levantar. Alguém deve desempenhar essa tarefa de dispertador. As Pastorais e os Movimentos Eclesiais poder fazer muito neste campo. Aqui na Paróquia de Marilândia a Renovação Carismática tem feito algo muito bom neste sentido. Parabéns! Gostaria que outros movimentos e pastorais viessem para agirmos juntos. Unidos somos MAIS! Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos acomodados!
- Fazei-nos aproximarmos de Vós cada vez mais!
- Impulsionai-nos para a missão de animar o povo para ir a Vós!
- Abençoai as Pastorais e Movimentos da Igreja na missão de dispertar o povo!
- Recebei nossa gratidão pelo Vosso perdão, acolhida e salvação....
AMÉM!
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que fiquemos acomodados!
- Fazei-nos aproximarmos de Vós cada vez mais!
- Impulsionai-nos para a missão de animar o povo para ir a Vós!
- Abençoai as Pastorais e Movimentos da Igreja na missão de dispertar o povo!
- Recebei nossa gratidão pelo Vosso perdão, acolhida e salvação....
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário