CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 22 de março de 2016

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


           

                                                          "BEZERRO NA MAMADEIRA" (Mq 7, 14-15.18-20).
                                                                      Pe. Natalício.


                                                               No tempo em que eu cursava Filosofia, na Colônia Esperança, nos finais de semana, eu e o amigo Luiz Antonio Burin, fazíamos trabalhos pastorais na comunidade do Núcleo Adriano Correia, em Apucarana. Naquele tempo havia a Paróquia Mãe da Família Divina, cuja sede era prevista para ser nos terrenos da Mitra Diocesana, na mesma quadra onde está o CEDRA. Ainda não tinha sido construído o Seminário de Filosofia, onde funciona atualmente. Foi na comunidade do Conjunto Adriano Correia que conheci o Amigo Milton que coordenava uma diaconia nos fundos do Conjunto. 

                                                                Milton era admirador das músicas do falecido Raul Seixas. Tinha uma coleção com muitos LPs do referido cantor. Eu não tinha muito conhecimento deste cantor, mas gostava e gosto de ouvir algumas músicas como Ouro de tolo. Mas todos sabem que sou fã, de coração, da música sertaneja raiz. Gosto de ouvir e meditar. Uma delas se chama "Nelore Valente". Conta a história de um bezerro doente que devia ser morto por ordem do dono da fazenda. Mas o peão, com sua família, não cumpriu a ordem e, por isso, foi mandado embora. Encontrando abrigo numa fazenda vizinha, criou o bezerro na mamadeira.

                                                                 Aquele bezerro se tornou um boi forte e troncudo. Foi ele, que depois, acabou salvando o filho do primeiro patrão. Tinha sido ingrato e recebeu em troca a bondade e a generosidade. Fico meditando no carinho que aquela família teve para dar mamadeira para aquele  bezerro. A letra da musica fala que aquele peão tinha levado o bezerro escondido pra casa. Meditando essa cena, fico a pensar em Jesus, o Bom Pastor, que fez e faz o melhor para nós, suas ovelhas. Esta figura do Pastor cuidando das ovelhas é muito lembrada no Primeiro Testamento, sobretudo pelos Profetas...
                                                                 O Profeta Miquéias, conversando com Deus, fez a seguinte oração: "Conduzi com o cajado o vosso povo, o rebanho de vossa herança que se encontra espalhado pelas brenhas, para o meio de vergéis; que ele paste como outrora em Basã e em Galaad... Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre, porque prefere a misericórdia?  Mostrai a vossa fidelidade para com Jacó, e vossa piedade para com Abraão, como jurastes a nossos pais desde os tempos antigos" (Mq 7, 14-15.18-20) ! Esta oração de Miquéias continua valendo até hoje. Principalmente quando pensamos nos milhões de pessoas que são vítimas do Tráfico Humano e que vivem perdidas e sofrendo pelo mundo afora, como ovelhas desgarradas.
                                                      Quando rezamos a Oração da Campanha da Fraternidade, sobre o tráfico humano, há um trecho assim: "Tornai-nos sensíveis às dores desses nossos irmãos."  De fato vivemos uma época de fortes indiferenças. O Papa Francisco condenou recentemente, o que ele chamou de "globalização da indiferença". Somos todos motivados a globalizar a solidariedade e a sensibilidade. "Jesus teve compaixão do povo que passava fome e parecia ovelha sem pastor" (Mc 6, 34). Esse também deve ser o sentimento de toda pessoa que segue à Jesus. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

                                                                            
ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
-  Não permitas que sejamos insensíveis com os sofrimentos das pessoas!
-  Fortalecei o trabalho das comunidades em defesa dos oprimidos!
-  Fazei que o Serviço Pastoral da Igreja desempenhe melhor suas tarefas!
-  Perdoai-nos pelas vezes que somos insensíveis ao sofrimento humano!
-  Recebei nossa gratidão pela compaixão que tens por nós...
                                                                                                         AMÉM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário