CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 28 de maio de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


  
 







     "IMPERATRIZ, NO MARANHÃO" (Jo 15, 18 - 21) .
                                       (posta em 2011)                                      Pe. Natalício.




                                                                  Era 10 de maio de 1986, um jovem Padre, de origem portuguesa, foi assassinado. Seu sangue banhou as terras do Maranhão. Padre Josimo Morais Tavares, com apenas 33 anos foi ceifado por defender o direito dos pobres. Há 25 anos atrás, o Brasil vivia momentos de transformações políticas e econômicas que dinamizavam o cenário das relações políticas. Na região do Bico do Papagaio, a situação não se diferenciava. A luta social se encontrava diante de  fortes momentos de tensão e conflito por parte dos fazendeiros e trabalhadores rurais que tinha, na igreja e movimentos, suas esperanças em ver realmente a terra partilhada para todos...
                                                                   Foi aí que Padre Josimo se tornou Mártir pelos pobres e selou, com seu sangue, essa opção. Dias antes do seu assassinato, em 27 de abril, na Assembleia Diocesana de Tocantinópolis, o jovem padre dizia: "Tenho que assumir. Agora estou empenhado na luta pela causa dos pobres lavradores indefesos, povo oprimido nas garras dos latifúndios. Se eu me calar, quem os defenderá? Quem lutará a seu favor?"
                                                                   Em 1986 eu fazia meu Curso Teológico em Londrina e a notícia do seu assassinato foi alarmante. Ficamos muito tristes. Estávamos fazendo Cristologia com o Frei Valmor Silva no Instituto Paulo VI. O livro referencial era "Jesus Cristo Libertador" do Frei Leonardo Boff. Entendíamos que ser Padre, era ser libertador como Jesus foi! Mas tínhamos que correr os mesmos riscos que Ele correu. O Mestre tinha avisado que o mundo o odiou e que certamente iria odiar os seus seguidores. O servo não é maior que o mestre (Jo 15, 18 - 21). Se perseguiram a Ele porque não perseguiriam a nós?  
                                                                   Compreendi que devia continuar meus estudos e me preparar para enfrentar o ódio do Mundo. Mas, como Jesus Cristo, não devo odiar o mundo. Devo dar minha vida para salvá-lo. A morte de Padre Josimo e de outros líderes comunitários não me botou medo. Ao contrário. Fiquei muito mais entusiasmado na minha missão e vocação. Não dá para ser cristão sem ser libertador! A Igreja de Jesus tem que ser Libertadora ou não é Igreja. O Povo de Deus não pode ser escravo. Quando o Faraó, no Egito, quis escravizar o Povo, Deus enviou Moisés. Isso sempre aconteceu quando alguem ou algum poder quis dominar o Povo de Deus. Estamos precisando de Novos Moisés e outros Josimos. Vamos rezar pelas vocações e pelas força libertadoras das comunidades. Rezemos juntos para trabalharmos unidos....



ORAÇÃO:


Ó Deus! Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Libertai-nos do medo da perseguição!
- Ajudai-nos a ser solidários com os povos sofredores!
- Fazei-nos missionários da esperança e da unidade!
- Despertai muitas e santas vocações  para a obra de libertação!
- Confirmai nossa gratidão por tantos mártires corajosos como Padre Josimo....
                                                                                                              AMÉM. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário