CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

       


                                                            "QUATRO CONSELHOS" (At 15, 1 - 21).
                                                                                                                     Pe. Natalício.
 





                                                            Nos preparativos para viajar àTerra Santa, tive que atualizar meu passaporte. Com a compania agradável do Doutor Freire, fomos até a Polícia Federal, em Maringá. Levei meu passaporte velho. Era do ano 2000, quando estive em Roma, para o Jubileu dos Presbíteros. Levei todos os documentos exigidos e tudo correu certinho! Fiquei muito feliz pelo fato do Dr. Freire ter ido comigo exclusivamente para fazer esse passaporte. Foi uma obra divina! Coisa de quem tem Fé e acredita em Deus!
                                                            No caminho de volta, meu companheiro contou um fato ocorrido com ele quando teve que emprovisar uma palestra. Diante da assembléia, contou uma história sobre Alexandre, o Grande, o Conquistador. Antes de morrer, deu uma ordem a seus servos: 1) Quero ser sepultado pelado. 2) Quero que meu caixão seja de madeira simples. 3) Quero ser sepultado com as mãos para fora do caixão. 4) Quero que meu caixão seja carregado por médicos. Em seguida deu a explicação:
                                                             Quero ser sepultado sem roupa pois foi assim que vim ao mundo! Quero um caixão simples pois toda vaidade é ilusão! Quero que minhas mãos fiquem pra foga do caixão, pois na morte não se leva nada e devo deixar tudo neste mundo! Quero ser carregado por médicos, pra que eles vejam que não são tão importantes como pensam. Depois de ouvir essa história do Dr. Freire, fiquei a meditar sobre os termos componentes da narrativa. Mas não fiz nenhuma pergunta...
                                                              Dias depois, durante a Missa da quarta feira Santa na Catedral de Apucarana, veio-me a iluminação. Porque será que o Alexandre, o Grande fez aquilo com os médicos? Porque médicos? Ai que fui entender que Dr. Freire é médico e ele estava falando de sua própria categoria! Aquilo era maravilhoso, pois devemos fazer crítica de nós mesmos e não dos outros. Percebi que quando eu for contar essa história devo dizer que o Grande Alexandre pediu para ser carregado por Padres pois eu sou Padre e devo me auto corrigir.
                                                              Ficou ainda mais claro, pra mim, que devemos saber o momento certo de falar ou de calar. Muita gente fala precipitadamente, sem pensar. E assim, cometem muitos erros! No Primeiro Consilho da Igreja, realizado em Jerusalém, aconteceu um debate acirrado. O assunto era a circuncisão. Devia ou não exigir esse ritual das pessoas vindas do paganismo? Depois que passou a grande discursão, Tiago, como irmão mais velho, tomou a palavra e falou com sabedoria:
                                                               "
Julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue... Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia... (At 15, 1 - 21). São Tiago esperou a hora certa para falar. Falou com autoridade e ajudou na solução do problema. Devemos falar a palavra certa, na hora certa e pra pessoa certa! Isso ajuda a evitar muitos conflitos, contendas e mal entendidos. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que usemos nossa palavra na hora errada!
- Fazei-nos refletirmos bem, antes de dizer alguma coisa!
- Dai-nos iluminação para termos sempre a palavra certa!
- Libertai-nos das palavras injuriosas e venenosas!
- Acetai nossos louvores pelas Santas Palavras de São Tiago...
                                                                                              AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário