CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


    


                            "COLOCANDO OS PÉS NA ÁGUA"  (Js 3,7-10a.11.13-17).
                                                          Pe. Natalício.


                                                          Depois de minha Ordenação Sacerdotal, em 29 de maio de 1988, na cidade de Ivaiporã, tive uns dias livres para rezar missas com meus parentes e amigos. Conseguimos até uma viagem pra Minas Gerais com meu pai e minha mãe. Depois passei uns meses ajudando alguns Padres. Foi assim que visitei todas as diaconias de Arapuã, Ariranha do Ivaí e Paróquia Espírito Santo de Ivaiporã. Antes de assumir minha primeira Paróquia, estive alguns dias na cidade de Borrazópolis ajudando o Padre Beffa;
                                                           Foi um período muito especial onde fui treinando e aprendendo, na prática, com meus colegas padres. Era grande a espectativa para saber qual seria minha primeira Paróquia. O comentário era forte de que seria Borrazópolis. Mas, Dom Domingos, de saudosa memória, chamou-me e fez as propostas. Ele desejava que eu fosse para São João do Ivaí. Lembro-me de que fez algumas insinuações demonstrando esse desejo. Foi assim que fui nomeado Pároco daquela Paróquia no lugar do Padre Osvaldo Campos de Almeida.
                                                            Padre Osvaldo havia feito um grande trabalho ali onde ficou por mais de sete anos. Mas foi nomeado para Borrazópolis e eu devia continuar a missão dele. Não foi fácil continuar a missão de um Padre animado e dinâmico. Foi um grande desafio! Foi tão importante o seu trabalho que, tempos depois, recebeu o título de Cidadão Benemérito de São João do Ivaí. Até hoje, Padre Osvaldo é um dos mais estimado e lembrado por aquele povo querido. Minha missão, ali, começou no dia 15 de janeiro de 1989.
                                                             Era um domingo, na missa das nove horas da manhã. Havia chovido muito e tinha umas poças d'agua no meio do corredor central da Igreja. Não havia muita gente. Padre Francisco Tabone, que iria dar a posse não compareceu por desencontro de horários. Mas fui empossado assim mesmo, no meio das poças, com a presença de Padre Pedrinho Missionário e Padre Tarcísio Kicco. Ao recordar essas imagens fico a pensar na missão de Josué que teve que continuar a obra do Grande Profeta Moisés.
                                                             No Livro do Deuteronômio podemos ler o seguinte: "O Senhor disse a Josué:
'Hoje começarei a exaltar-te diante de todo Israel, para que saibas que estou contigo assim como estive com Moisés. Tu, ordena aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo-lhes: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, ficai parados ali'.  Quando os sacerdotes que levavam a Arca da Aliança tocaram com os pés nas águas elas se abriram e o povo pode passar tranquilo. Continuemos a leitura...
                                                               "E os sacerdotes que levavam a Arca da Aliança do Senhor conservaram-se firmes sobre a terra seca, no meio do rio, e ali permaneceram até que todo Israel acabasse de atravessar o rio Jordão a pé enxuto" (Js 3,7-10a.11.13-17). Água se abrindo e o povo se libertando faz lembrar da saída do Egito. Moisés lá e Josué aqui. A missão continuou também em São João do Ivai. Deve continuar pelo mundo todo e em todos os tempos. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não Permitas que fiquemos desanimados diante dos obstáculos da vida!
- Abençoai sempre as lideranças do Vosso Povo!
- Continuai abrindo caminhos para a libertação.
- Dai-nos a coragem de Moisés e Josué!
- Recebei nossa gratidão pela entrada do Povo na Terra Prometida...
                                                                                                             AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário