CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 3 de agosto de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

         


                                                         "NAS MARGENS DO RIO TIETÊ"  (Lv 25, 1.8-17).
                                                                                                                               Pe. Natalício.


                                                         Os jornais publicaram, vimos na televisão e ouvimos no rádio... Famílias acamparam na frente da Prefeitura de Belo Horizonte - MG. São famílias que estão em terrenos invadidos e desejam que a situação seja regulamentada. Querem que a Prefeitura oficialize a documentação permitindo que possam ter seu pedacinho de terra e a casa para morar. Esse não é um fato isolado. Notícias assim são frequentes no nosso dia a dia. A situação das famílias empobrecidas é muito triste.
                                                        A verdade é que as causas são variadas. São muitas as razões que levam as famílias a invadirem terrenos urbanos ou rurais. Há casos que exigem nossa solidariedade. Claro que no meio dessa multidão pode haver gente com outros interesses econômicos ou políticos. Nem por isso devemos generalizar e dizer que todos são desordeiros e vagabundos. É bom saber a situação de cada um. Conheço uma música sertaneja que fala sobre isso. A família teve que deixar seu sitiozinho nas margens do rio e se mudar pra cidade.
                                                        Foi construida uma represa para gerar energia elétrica e suas terras foram cobertas com as águas. A história termina assim: " Fiquei sem o meu sítiozinho, mesmo com os meus protestos. Vendi tudo o que eu tinha. Fiquei sem nada, confesso. Hoje eu moro na cidade, num bairro pobre e modesto; totalmente nas escuras. Não tem luz nem no acesso. De sol a sol, todo dia, trabalho de bóia fria! Este é o preço do progresso". Esta música se chama "Meu sitiozinho" e é cantada por Eli Silva e Zé Goiano. Gostaria que fosse ouvida.
                                                        A situação contada nesta música é muito comum em nosso Brasil. Quantas pessoas perderam suas terras, por razões diversas e até mesmo por alguns planos econômicos do governo, e hoje vivem nas vielas e favelas das grandes cidades. Mas esta situação não é vontade de Deus. Ele não quer este tipo de vida para o seu povo. O Livro do Levítico, no Capitulo 25, nos apresenta algumas normas sobre o uso e a posse da terra (Lv 25, 1.8-17) . Terra não devia ser usada como mercadoria de compra e venda. A terra é Dom de Deus e é fonte de vida! E por isso um irmão não deve explorar o outro irmão! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permita que usemos a terra como forma de explorar as pessoas!
- Dai-nos sabedoria para usar corretamente a terra fonte de vida!
- Orientai-nos para que possamos fazer bom uso da terra!
- Abençoai os nossos governantes, para que aprovem leis em favor das pessoas empobrecidas!
- Aceitai nossa singela gratidão pela terra que nos destes...
                                                                                                       AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário