CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

 
        

                           "ESPERANÇA DE PEIXE"  (Rm 8, 18-25).
                                                                                       Pe. Natalício.


                                                                  No início do mês de outubro de 2013, precisamente no dia 7, começamos uma peregrinação para as terras onde nasci. Minha mãe e eu estivemos em vários lugares no centro-norte de Minas Gerais. Começamos por Matozinhos. Depois seguimos pra Curvelo, Felizlândia, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama, Pirapora e, finalmente, Belo Horizonte. O local exato onde nasci fica no limite de Presidente Juscelino e Santana de Pirapama. Fui registrado neste último. Nossos familiares residem dos dois lados do rio Cipó.
                                                                    No dia que chegamos no local onde fui registrado e crismado, tive grande emoção. É o Bairro chamado de "Fechados".  Tivemos de percorrer uma grande distância para passar na Ponte do Cristal. Foi em cima dessa ponte que tiramos umas fotos maravilhosas. Ali do alto vimos muitos peixes nadando nas águas cristalinas do saudoso rio. Havia muitos peixes, grandes e pequenos. Como a pesca está proibida, os cardumes são abundantes. Aquela imagem me ajudou a pensar num trecho da carta de Paulo aos Romanos.
                                                                     Antes de apresentar o texto, quero falar da visita que fiz ontem a um amigo aqui em Marilândia do Sul. Antonio Francisquine Correia está batalhando contra uma doença muito séria. Quantas viagens para Maringá! E tem uma marcada para Londrina logo logo. Antes de ungi-lo e rezar impondo-lhe as mãos, falei-lhe da esperança. Não podemos perdê-la. Fé e Esperança dão sentido à vida e devem nos acompanhar até o fim. Falei-lhe que toda a criação está prenhe de esperança.
                                                                       Até aqueles peixes, lá no rio Cipó devem ter uma esperança muda. Acredito que todo peixe espera ser promovido a ser humano. Um peixe que morre sem se tornar alimento humano deve ser frustrante. Quando o peixe é ingerido por uma pessoa fica promovido. Quando sou alimentado por um peixe, faço que ele se torne padre comigo, me ajudando na pregação do evangelho. Isso pode ser compreendido no texto referido acima. Peguemos, então a carta de São Paulo aos Romanos para conferir:
                                                                       "A criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. (Rm 8, 18-25). A criação toda está como grávida esperando nossa manifestação. A criação espera. Espera participar da glória dos filhos de Deus. Essa esperança não pode ser frustrada. Meu amigo Antonio Francisquine deve alimentá-la sempre e todo ser humano também.
                                                                           Toda pessoa, filha de Deus, deve ser alimentador e conservador da ESPERANÇA. Sei que devo ser sinal de esperança para meu povo e para toda a criação. O mundo todo espera nossa reação. Devemos divinizar todo o universo. Devemos levar raios de Esperança no meio dessa sociedade doentia, estressada e desesperada. Devo continuar cantado a música do Padre Antonio Maria, Esperança tem voz. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas se sejamos vítimas do desespero!
- Fazei-nos missionários da Esperança!
- Tornai-nos defensores do meio ambiente!
- Devolvei a saúde ao meu amigo Antonio Francisquine!
- Acolhei nossos louvores pelos defensores da Esperança...
                                                                                                        AMÉM.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


  


                                                  "FÁBRICA DE DISCÍPULOS" (Ef 2, 19-22)
                                                                                                                  Pe. Natalício.


                                                    Vinte e sete de outubro (ontem) encerrou-se o 11º Cursilho Jovem Misto de Apucarana. Tive a alegria de acompanhar o Encontro desde o primeiro dia, sexta feira passada. Tive também a oportunidade de explanar o tema e o lema do Encontro. "Ide e fazei Discípulos em todas a s nações" (tema). Tanto o tema como o lema estão relacionados com a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, para a Jornada mundial com os Jovens!
                                                      Eram mais de oitenta jovens fazendo o Cursilho e mais uma grande equipe trabalhando. Vindos de várias Paróquias de nossa Diocese, podia notar em cada face, sinais de esperança. Se estavam ali, é porque tinham um objetivo. Pude observar tipos exóticos e cores diferentes na pele, cabelos e olhos. Também as reações variavam de pessoa pra pessoa.
                                                       Comecei a refletir sobre a riqueza que havia ali. Jovens de todo tipo, mas com um objetivo comum: Sonhando com um futuro melhor! Percebi que deveria motivá-los na realização destes sonhos. procurei ser instrumento de apoio nesta caminhada. Quando falei do tema e do lema, em determinado momento insisti sobre "fazer Discípulos", propus-lhes algumas fórmulas:
                                                         Pode ser o testemunho nos estudos (escola, faculdade, colégio) ou o bom comportamento no local do trabalho com os patrões e companheiros. Poderia ser também através de uma congregação missionária. Conventos e Seminários precisam de muitas e Santas Vocações! Mas dei o destaque muito especial sobre construção de família. Para isso, havia ali muitos rapazes e moças, matéria prima nesta construção!
                                                        Certamente, quase a totalidade desses jovens, desejam construir família. Então insisti muito para que se preparassem nesta obra preciosa. Família é a menina dos olhos de Deus! A família é um campo precioso para fazer Discípulos. Poderíamos até afirmar que, a família é "Fábrica de Discípulos". Fábrica em dois sentidos. Primeiro porque é ali que são gerados os "filhotes" de gente. Depois, é ali que acontece a primeira Catequese; os princípios da Fé Cristã.
                                                        Nesse sentido, podemos até dizer que, eu tinha ali, naquele momento, o material básico pra construir o Reino de Deus. falando em construção, na Carta aos Hebreus, o Apóstolo Paulo falou de um edifício do qual fazemos parte. Não somos mais estrangeiros, produtos descartáveis. Pertencemos agora á Família de Deus!  "Já não sois mais estrangeiros nem migrantes,mas concidadãos dos santos.Sois da família de Deus. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas,e o próprio Jesus Cristo como pedra principal" (Ef 2, 19-22).
                                                        O Apóstolo fala de um edifício que tem como fundamento os Profetas e Apóstolos e o próprio Jesus que é a Pedra Principal. Essa construção é chamada de Família de Deus e devemos fazer parte dela, não como material de segunda ou terceira linha, mas devemos ser Top de Linha! Então devemos sempre estar colaborando na formação deste material E no Cursilho isso acontece fortemente! Mas também em outros movimentos e pastorais isso deve acontecer! O que não pode acontecer é desistirmos do projeto! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
                                                          


ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos negligentes ao Vosso Projeto!
- Conservai os jovens no Vosso Santo Projeto!
- Aceitai nossa colaboração na construção do Vosso Edifício!
- Despertai nos jovens o desejo de formar santas famílias!
- Recolhei nossa gratidão pelas pessoas que entram  no Santo Edifício....
                                                                                                                              AMÉM.

sábado, 26 de outubro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

       




  
                                                                                "UMA NOITE EM ROMA" (Rm 8, 1-11).
                                                                                                                                                Pe. Natalício.







                                                                               Nas comemorações do Grande Jubileu do ano 2000 de Nosso Senhor Jesus Cristo, participei do Retiro Mundial dos Presbíteros. Foram 5 dias na cidade dos romanos. Cada dia numa igreja antiga e com tema e pregador diferentes. Foi realmente algo precioso na minha vida. O "Caipirão de Jacutinga" nunca tinha feito uma viagem internacional. Mas o mês de maio daquele Ano Santo foi marcante em minha vida. Padre Romano, Padre Hilário e eu fizemos uma peregrinação pelas cidade religiosas, começando em Portugal.
                                                                                Depois que terminou o Retiro dos Presbíteros, juntamente com Monsenhor Roberto Carrara, que estava a serviço da Cúria Romana, fomos visitar algumas praças da cidade. Fiquei encantado com os monumentos históricos ali existentes. Passamos numa praça, onde aconteciam as maratonas. Havia ali muitas estátuas de homens jovens em posição de corrida. Algumas daquelas estátuas apresentavam homens nús. Eram nús mesmo, até destacando os genitais. Eram formas de endeusamento do corpo.
                                                                                 A cultura de exaltar o corpo humano faz parte também da cultura grega. Houve ocasião até, de fazerem uma estátua do órgão genital masculino na praça da cidade. Era um grande pênis, exaltando o prazer da carne e do sexo. Esse tipo de comportamento ainda existe em nossos dias. A televisão, a internet e toda imprensa escrita tem investido muito no culto a beleza física. Os salões e lojas de produtos de beleza estão sempre lotadas de consumidores e consumidoras.  tudo isso porém não passa de ilusão! Não são valores permanentes. Toda beleza física vai se desmoronando. Nesse sentido seria interessante ouvir uma música de Tonico e Tinoco com o título Princesa.
                                                                                A música fala de uma moça vaidosa que exaltava a sua beleza e humilhava as pessoas. Debochava do sentimento dos rapazes e os desprezava. O tempo passou  e quando ela quis se envolver seriamente com alguém, não deu mais! O tempo é carrasco com tais pessoas. A beleza física de hoje não valerá nada daqui alguns anos. Para refletir sobre isso é muito importante, de vez em quando, visitar asilos e cemitérios. Percebe-se que há um duelo entre os valores físicos e espirituais. Sobre isso falou-nos o Apóstolo Paulo na Carta aos Romanos capítulo 8.
                                                                             "Os que vivem segundo a carne aspiram pelas coisas da carne; os que vivem segundo o Espírito, aspiram pelas coisas do Espírito.Na verdade, as aspirações da carne levam à morte e as aspirações do Espírito levam à vida e à paz. Tudo isso, porque as tendências da carne são inimizade contra Deus: Não se submetem – nem poderiam submeter-se – à Lei de Deus.Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós" (Rm 8, 1-11).
                                                                             Podemos notar que o Apóstolo é radical. Corpo físico (carne) está ligada ao pecado, enquanto o espírito age por Deus. Há um grande duelo entre os dois. Na Carta aos Gálatas o Apóstolo faz até um elenco dos frutos do espírito e dos frutos da carne (Gl 5, 18a-24). No Evangelho de São João, Jesus chegou a afirmar que "a carne para nada serve" (Jo 3, 63). Acredito que não existe uma pessoa só de Espírito e nem uma pessoa só de carne. Acredito que deve haver uma parceria entre os dois. O Espírito sem corpo não pode praticar a Caridade, por exemplo. Devemos trabalhar para que haja harmonia divina entre carne e espírito. Creio nisso! Prego isso! trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...

                                                       
 
 
ORAÇÃO:


 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos escravos dos sentimentos carnais
- Ajudai-nos a harmonizar nossas reações físicas e espirituais.
- Fazei que o nosso corpo material esteja a serviço da nossa Vida Eterna.
- Concedei-nos a Graça de entender que nosso corpo físico é Santuário do Senhor!
- Aceitai nossa gratidão por nos criar tão perfeitamente...
                                                                                                               AMÉM!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.



       

                           "UM PRATO DE RAÇÃO KANINA" (Rm 7, 18-25a)
                                                                                Pe. Natalício.


                                                                                     Os Monges no deserto, ou em qualquer lugar do mundo são conhecidos como Mestres da Sabedoria. Gostam de dar ensinamentos para a vida, pra superar limites, dificuldades e qualquer tipo de obstáculos. É comum entre eles, o método de contar histórias para que possamos fazer as conclusões. E quase sempre, essas conclusões são lições de vida! Esse método é tão eficaz que também é muito usado entre nós! Frequentemente escutamos histórias assim, nas Palestras, Encontros e Retiros.
                                                                                     Pela internet, muita gente troca essas mensagens e histórias. Uma grande parte delas, são relacionadas com a vida dos animais e os fatos da natureza. Certa vez ouvi uma história muito interessante e com fundamentos Bíblicos. Dizem que um jovem, cheio de conflitos e neuroses, procurou um sábio para o aconselhar. Depois de narrar todos os seus conflitos, o jovem ouviu a seguinte história: Todo ser humano cria dentro de si dois cachorros poderosos, um brigando com o outro. Uma briga ferrenha. E quando eles brigam a pessoa sofre demais!
                                                                                       Um dos cachorros representa o bem e o outro representa o mal. E cada um nós fica torcendo para que essa briga acabe. Que um deles seja vencedor! Mas a situação não é fácil e a briga parece qua vai longe! Nessa altura o mestre virou para o jovem e perguntou-lhe: Na sua opinião, qual cachorro irá vencer? O jovem pensou muito e fez-se um grande silêncio. Parecia até contemplar a briga dos cachorros no seu interior. Depois, quase chorando, concluiu: não tenho a mínima ideia de qual será o vencedor e pediu ajuda ao mestre.
                                                                                       Este, com muita sabedoria lhe disse calmamente: O cachorro que você alimentar mais, vai ser o vencedor! Muita gente vive alimentando o cachorro do mal e sofre muito pois será ele o vencedor! Outras pessoas alimentam os dois igualmente e a briga se torna longa! Feliz é quem alimenta o cachorro do bem! Todos deveriam ter sempre um prato cheio de ração Kanina para esta função. Esse ensinamento, faz-nos lembrar do que diz o Apóstolo Paulo na Carta aos Romanos. Ele também sentiu essa grande luta interior. Vamos ler o texto:
                                                                                      "Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros.Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte?"  (Rm 7, 18-25a). Esse drama revelado pelo Apóstolo Paulo, de fato é comum a todos nós. Assim como a treva a e luz estão em constante luta também o frio e o calor! Jesus falou sobre isso ao contar a parábola do joio e do trigo. Então está provado que esta batalha é real.
                                                                                         Mas a pergunta do Apóstolo continua viva até hoje: Quem vai me libertar?  A resposta parece ser aquela do sábio: Devemos alimentar o bem que temos em nós e deixar de alimentar o mal. Numa linguagem simples, podemos dizer que o bem vencerá se o alimentarmos com valores celestes: Sacramentos, Orações, Jejuns, Perdão, etc. Conhecemos muita gente que assim fez e alcançou a vitória, inclusive o próprio Paulo. Creio nisso! prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que a luta do bem e do mal nos desanime!
- Dai-nos sabedoria para alimentar o bem que há em nós!
- Libertai-nos da força do mal que reina em nossos corações!
- Iluminai-nos, para não alimentar o mal que há em nós!
- Recebei a nossa louvação pelas pessoas vitoriosas no combate do mal!
                                                                                                                                             AMÉM!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     





                                                                           "CAMPEONATO DE VIRA COPO" (Rm 6, 19-23)
                                                                                                                                                Pe. Natalício.

                                                                            Rua Tomé de Souza, número 303, Bairro Bom Jesus, Curvelo, Minas Gerais. Este é o endereço do Bar e Mercearia Cipoeiro. José Fernandes Ribeiro, ou simplesmente Zezinho, é o proprietário. É meu primo duas vezes, pelo lado da mãe e pelo lado do pai. Casado com Maria Geralda teve um casal de filhos: Alex e Tatiana. Seu filho Alex já lhe deu dois netos. Zezinho nasceu no Córrego do Engenho, no Bairro da Raiz, onde viveu grande parte de sua vida! Já faz alguns anos que mudou pra Curvelo e se tornou comerciante. Quando visitamos nossa terra, frequentemente, nos hospedamos na sua casa e somos bem acolhidos.
                                                                           Gosto de escutar as histórias que Zezinho conta! Comerciantes e pescadores tem cada uma! Desta última vez que estivemos na sua casa, nos contou algumas coisas do começo de sua vida de comerciante. Muitas pessoas frequentavam o bar e bebiam muito e ele tomava junto. Era uma forma de incentivar o freguês a gastar! Parecia até um "campeonato de vira copos". No final do dia, Zezinho estava bêbado! Era um sofrimento pra ele e pra família dele! Não percebia que estava sendo escravo do dinheiro, do lucro, do vício... Seus membros eram usados pro pecado.
                                                                             Algum tempo depois, teve a Graça de se converter e percebeu a burrice que fazia, parando de beber definitivamente! Foi uma vitória! Hoje Zezinho conta essas histórias descontraidamente e dá risadas do seu "torneio de vira copos". Pena que muita gente ainda não conseguiu fazer o que ele fez! Usar os membros do nosso corpo para o pecado é uma escravidão. Deveríamos usá-los para praticar o bem! Enquanto isso não acontece permanecemos escravos. Vejamos o que diz o Apóstolo Paulo na Carta aos Romanos:
                                                                              "Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral. Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação" (Rm 6, 19-23). Percebemos que o Apóstolo fala de membros servindo o pecado e depois convertido praticando a justiça. Isto é fruto de conversão! Deveria acontecer com todo ser humano, como aconteceu com o meu primo Zezinho. Suas mãos que eram usadas pra praticar o vício da bebedeira, agora usa-as na prática de ações caritativas em favor do ser humano.
                                                                                Quando era escravo da bebida, tinha séria dificuldade para dirigir o seu carro e ajudar as pessoas. Agora tudo mudou! É muito bom o que ele faz conosco, conduzindo-nos pelas estradas urbanas e rurais. A prática da Caridade é Obra de Deus e dignifica as pessoas. É muito bom ver homens e mulheres levando a Santa Eucaristia para os doentes. É muito nobre o trabalho feito nas Pastorais como a Carcerária, da Sobriedade, da Criança e outras. Estas Obras são Divinas e prova que o Reino de Deus está acontecendo entre nós. Mas, precisamos aperfeiçoar cada vez mais! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder! 
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que nossos membros estejam a serviço do mal!
- Libertai-nos de toda forma de escravidão!
- Abençoai os nossos membros para progredirem a caridade!
- Exorcizai o nosso cérebro para comandar nossos membros na prática do bem!
- Aceitai nossa humilde louvação pelas pessoas que praticam a Caridade...
                                                                                                                  AMÉM!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


        

                                                          "CAFÉ DA MANHÃ COM A PRIMA" (Rm 6, 12-18).
                                                                                                                                           Pe. Natalício.



                                                           Para celebrar meu Jubileu de Ordenação Sacerdotal, viajei com minha mãe para o Estado de Minas Gerais. Foram duas semanas nas terras de Juscelino Kubitschek . No dia 7 de outubro chegamos em Matozinhos onde celebramos missa na casa do primo Antonio Ataíde. Seguimos para Curvelo, onde fomos hospedados na casa do primo Zezinho Fernandes da Mercearia Cipoeiro. Estivemos também na casa de sua irmã Maria Francisca, na cidade de Felizlândia.
                                                            Tivemos oportunidade de tomar um café da manhã na casa de Tatiane, filha de Maria Francisca que reside em Curvelo. Foram momentos maravilhosos que tivemos naquela casa aconchegante. Tatiane e Luiz são casados recentemente e não tem filhos. Ela é minha prima em segundo grau. A vó dela é irmã de minha mãe e o vô é irmão do meu pai.  Na família dos Silvério Ribeiro tem muitos casamentos entre primos.
                                                             Depois de tomar café, Tatiane mostrou fotos do seu casamento civil e passeio na Região de Diamantina. Lugares lindos, em contato com a natureza. Mostrou fotos também dos lugares histórico de Diamantina. Coisas maravilhosas! Enquanto mostrava as fotos, comentou que sentia um misto de alegria e dor. Alegria por ver coisas maravilhosas. Tristeza por saber que quase tudo aquilo foi feito com trabalho escravo. Quantas vidas destruídas ali....
                                                              Concordei com ela mas pensei num outro tipo de escravidão. Há uma escravidão humilhante e destruidora. É terrível ser escravo de um ser humano dominante e ditador. Mas há uma escravidão vital e cheia de sentidos. Um trecho da Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos fala destes dois tipos de escravidão. A escravidão do pecado e a escravidão da justiça. Vejamos um trecho:
"Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer, de coração, aos ensinamentos, aos quais fostes entregues. Libertados do pecado, vos tornastes escravos da justiça" (Rm 6, 12-18).
                                                                A escravidão do pecado faz mal. A escravidão da justiça faz muito bem. A Mãe de Jesus se colocou como "ESCRAVA" do Senhor. Aquela que serve. Jesus também disse que veio para servir e não para ser servido. Eis a grande diferença. Os seguidores de Jesus devem ser assim também. Quanto mais escravo de Jesus, mais livres seremos. O senhorio de Jesus é dignificante. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA....   



ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos escravos do pecado!
- Fazei-nos servidores eficientes e eficazes de Jesus!
- Libertai-nos dos traumas dos pecados cometidos!
- Ajudai-nos na missão de servir mais como fez a Mãe de Jesus!
- Recebei nossos louvores pelas pessoas servidoras...
                                                                                                                 AMÉM.



terça-feira, 22 de outubro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

                
 
 
OBS: Esta mensagem já foi publicada em 2012, hoje, está sendo reeditada, por motivo da viagem do Padre Natalício.


                                                                      "PADRE CIUMENTO" (2º Cor 10, 17-11,2)
                                                                                                                                Pe. Natalício

 
 
                                                                   
                                                                      Ter ciúme é uma virtude ou um defeito? Depende das motivações. Se for motivado pelo orgulho e pela posse de pessoas ou de objetos é um defeito e até mesmo um pecado. Ninguém deve ser egoísta de ter as coisas só pra si. Por outro lado, ninguem deve tratar as pessoas como posse. Pessoas não são coisas nem objetos. Acredito que, muita gente tem essa limitação ou defeito. Porém, existe um ciúme que é virtude, valor! Esse ciúme é motivado pela preocupação e pela felicidade da pessoa amada ou do objeto de estimação. Esse ciúme pode ser chamado de preocupação com o bem estar da pessoa ou a conservação do objeto. Conheço namorados, noivos e casais casados super ciumentos nos dois sentidos. Mas também conheço Padres que tem ciúmes da Paróquia e de seus Paroquianos.
                                                                     Nas Paróquias onde trabalhei, sempre permiti (e com alegria) que outros Padres pudessem visitar famílias, presidir casamentos, batizados, missas, funerais, etc. Sempre incentivei a comunidade a visitar o Pároco antecessor e convidá-lo para presidir na Paróquia. Em São João do Ivaí, minha primeira Paróquia, tivemos até a honra de acompanhar e celebrar a entregar o título de Cidadão Honorário para o Padre Osvaldo. Sei que há alguns colegas Padres que não gostam e nem permitem, que outros Padres celebrem nas suas Paróquias. Porém,  acho isso até muito bom! E o povo também gosta desta soledariedade e partilha entre nós Padres. Fico feliz quando alguns casais de noivos convidam Padres amigos para presidirem a celebração matrimonial. É maravilhoso ouvir as pessoas falando bem dos Padres que nos visitam.
                                                                      Porém é muito triste, ouvir as pessoas reclamando, que esse ou aquele Padre foi grosso ou mal educado com as pessoas. Nesse sentido, há dois ou três Padres que não desejo que celebrassem na minha Paróquia. Um desses Padres debochou de uma pessoa que foi pedir para benzer um terço, dizendo que aquilo era bobagem! Padres assim não quero em minha Paróquia. Um outro Padre criticou humilhando a Equipe de Liturgia. Acredito que, nós Padres, quando celebramos nas Paróquias, devemos respeitar a fé e os costumes das pessoas. É o Padre que deve se adaptar ao povo e não o povo ao Padre! Nesse sentido, sou um Padre ciumento! Não gosto que maltratem a Fé do meu povo! Acredito que esse ciúme é um ciúme bom! Neste caso até Deus é ciumento!
                                                                     O Livro do Êxodo, pelo menos duas vezes, fala disso (Ex 20, 5 e 34, 14)! Também o Apóstolo Paulo sentiu ciúmes de seu povo. Na segunda Carta aos Coríntios podemos ler: "Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura"  (2º Cor 10, 17-11,2). Podemos notar que o Apóstolo preparou a comunidade para que, como "virgem pura" se unisse a Cristo. Esse ciúme de Paulo, certamente está ligado à preocupação com os falsos profetas e pastores que enganavam o povo levando-o a infidelidade na aliança. A Missão de Paulo continua agora conosco e devemos firmar e conservar a aliança. Não devemos permitir o ataque os falsos profetas...
                                                                     O Apóstolo Paulo fala de "Virgem Pura". Claro que está falando da comunidade! Mas aqui é oportuno falar das milhares de mulheres que se consagram ao trabalho de Jesus! Entre tantas, lembro de Santa Rosa de Lima: Se chamava Isabel Flores de Oliva! Nascida nas terras Peruanas, em 30 de abril de 1586 e faleceu na madrugada de 24 de agosto de 1617, ainda menina, aos quatorze anos, ao olhar uma imagem de Cristo e contemplar Sua coroa de espinhos, decidiu imitar o seu gesto, consagrando toda sua vida a Obra Cristã. O testemunho dela é modelo para todos nós! Creio nisso! prego isso! E que ASSIM SEJA...

    
ORAÇÃO:

 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos vítimas do ciúme doentio!
- Fazei-nos ciumento de acordo com a Vossa Vontade!
- Dai-nos a Graça de sermos fiéis a Vossa Santa Aliança!
- Concedei-nos Vossa Sabedoria para seguirmos o exemplo de Vossos Santos e Santas!
- Aceitai nossa gratidão pelo testemunho de Santa Rosa de Lima...
                                                                                          AMÉM!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

         


OBS: Esta mensagem já foi publicada em 2012, hoje, está sendo reeditada, por motivo da viagem do Padre Natalício.


                                                                "PIROGRAFAR CORAÇÕES" (Jr 31, 31-34)
                                                                                                                           Pe. Natalício.





                                                               No tempo do meu curso de Filosofia, na Colônia Esperança, no município de Arapongas, comecei a apreciar mais as artes de Charles Chapllin. Com seu jeito simples conseguia passar uma forte mensagem filosófica. Eram filmes em preto e branco e sem palavras! Mas conseguia, com muito humor, comunicar fortes pensamentos e crítica aos governos e modos de vida. Quanto sentimento humano havia naquele homem desajeitado! Quanta gente se via retratada em suas obras! Foi isso que me cativou e procurei conhecer melhor a vida e a obra deste inglês que nasceu em Londres em 1889 e faleceu em 1977, com 88 anos de vida.
                                                                Entre tantos pensamentos dele, destaco alguns de que gosto mais: "Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado." Ele ainda hoje nos faz sorrir muito. "A persistência é o caminho do sucesso." Até hoje está fazendo sucesso.  "Mais do que máquinas, necessitamos de humanidade." De fato, as máquinas podem fazer muitas coisas mas não podem amar. Copiei muitos filmes dele quando passava o Festival Charles Chapllin na TV Globo. Também na TV Cultura pude ver os filmes mais antigos e ouvir belos comentários. Ainda hoje, tenho vários filmes dele em VHS e em DVD. Ganhei muitos pôsters, cartões, camisetas, etc. Li alguns livros sobre ele...
                                                                Já depois de ordenado Padre, ganhei uns quadros de madeira (compensado) onde alguém fez um trabalho pirográfico com sua figura e com algumas frases. Achei aquilo incrível! Era um amigo de Godoy Moreira que deu-me aquele presente. Aquele pirógrafo deve ter levado muitos dias para concluir aquela obra. Não é fácil fazer todos aqueles contornos com um ponteiro de ferro em brasa! Mas a arte fica gravada na madeira de modo permanente. É muito importante pirografar madeira com as frases do Charles Chapllin. Porém, é muito mais importante pirografar corações com a Palavra de Senhor!
                                                                Por meio do Profeta Jeremias, Deus disse: "Imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração". Essa é uma promessa maravilhosa de Deus nosso Pai. "Concluirei, com a casa de Israel e a casa de Judá, uma nova aliança; não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles...Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel... Serei seu Deus e eles serão meu Povo... Perdoarei sua maldade e não mais lembrarei o seu pecado” (Jr 31, 31-34).
                                                                Essas Palavras, essa Aliança, deve ser pirografada no coração das pessoas. Deus continua precisando de novos "PIRÓGRAFOS" e nós podemos dar nossa colaboração. Toda obra na evangelização é uma forma de pirografar a Lei do Senhor no coração das pessoas. Todo mundo deve saber e não esquecer que temos um Deus que fez Aliança conosco e que é Fiel eternamente. Assim como cuidou dos nossos antepassados quando os tomou pela mão e os libertando do Egito, cuida de nós, também agora! Faz e fará valer Sua Força a nosso favor! Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 



ORAÇÃO: 


 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas a insensibilidade dos nossos corações!
- Conservai indelével Vossos Preceitos em nosso pensamento!
- Continuai gravando em nossos corações a Vossa Santa Aliança!
- Ajudai-nos a gravar os Vossos Mandamentos no coração das pessoas!
- Confirmai nossa gratidão pela Vossa Fidelidade na Santa Aliança...
                                                                                                    AMÉM.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


   
                                                                                    "TERAPIA DE CARIDADE"  (São Lucas)
                                                                                                                                                      Pe. Natalício.







Todo ano, dezoito de outubro, dia feliz e abençoado!
Celebramos São Lucas, e seu importante Apostolado!
Em homenagem faço um poema singelo, mas rimado!
Pedirei a Benção de Jesus, e de Seu Coração Sagrado!
São Lucas, o protetor do médico e seu ofício honrado!
Por meio desta obra, quero que Deus seja glorificado!

                                                                                    O quarto Evangelho, com carinho, por ele foi escrito!
                                                                                    Ali, falou do Poder da Palavra e Ação de Jesus Cristo!
                                                                                    O Senhor é poderoso, derrotando o espírito maldito!
                                                                                    Pessoa doente sofre e, por súplicas, pede num grito!
                                                                                    Jesus veio destruir doenças, com Seu Poder Bendito!
                                                                                    São Lucas interceda pelos doentes e seu viver aflito!

São Lucas falou do Mestre e Sua Missão na Palestina!
Jesus chegou, com os Seus Mandamentos e Doutrina.
Compadecendo-se dos doentes muda sua triste sina!
O Cristo que cura, o Evangelho que São Lucas ensina!
São Lucas, protegei nossos profissionais da medicina!
Acompanhai-os, todo dia e toda noite em sua rotina!

                                                                                    Nossa sociedade caminha doente e sofre em aflição!
                                                                                    Doenças feito o câncer, causam pavor e perturbação!
                                                                                    Vai aumentando o número de pessoas na depressão!
                                                                                    O sistema de saúde está doente, pela forte corrução!
                                                                                    Sem ter a Graça Divina tudo se resume em escuridão.
                                                                                    Ó São Lucas, socorrei-nos com Vossa Santa Proteção!

Todos nós, temos um médico, que seja de confiança;
Quem cuida da família: Dos velhos, jovens e crianças!
Médico é um sacerdote que, quase nunca edescansa!
Saúde do ser humano, sem dúvida a melhor herança!
O Médico, muitas vezes, nem pensa nas suas finaças!
Pelos cuidados médicos, a enfermidade não avança!

                                                                                   São Lucas abençoai todos hospitais e departamentos.
                                                                                   Protegei as UTIs, em seus cuidados e procedimentos.
                                                                                   Abençoai o agente de saúde, que traz medicamento!
                                                                                   Dar carinho ao doente, é forma eficaz de tratamento!
                                                                                   Fazei que Postos de Saúde, façam bom acolhimento!
                                                                                   Ter amor ao próximo, é o melhor dos Mandamentos!




ORAÇÃO:


Neosaldina, um remédio inventado por um cientista!
Anador cura, mas na cirurgia buscamos o anestesista!
Terapia de Caridade, remédio certo pra curar egoísta!
Ato de Evangelizar não é Obra para pessoa calculista!
Lucas, grande missionário a exemplo de João Batista!
Inclui em nós, ó Senhor, os sentimentos do Salmista!
Cantaremos louvores repudiando o poder capitalista.
igual São Lucas, seguiremos Jesus Cristo na sua pista!
Obrigado, Senhor Jesus, por São Lucas, o Evangelista...
                                                                                                        AMÉM!