"TENTE OUTRA VEZ" (Br 4,5-12.27-29).
Pe. Natalício.
Pe. Natalício.
Uma das doenças que mais ataca as pessoas nestes tempos é depressão. Pessoa deprimida sofre muito. Não tem nenhum sinal físico que a caracteriza. Aparentemente, é uma pessoa sadia com vida normal como as demais. Por isso mesmo, pessoas deprimidas, quase sempre, não são compreendidas, especialmente pelos familiares. Normalmente são acusadas de "manhosas, preguiçosas e acomodadas". Mas a depressão não é uma doença física. Não é medida nos exames comuns....
Pessoa deprimida, quase sempre, tem muita tristeza e angústia. Muitas vezes chora bastante e prefere ficar isolada. Gosta muito da sua cama e se trancar em seu quarto. Isso provoca mais tristeza e desânimo. Os pensamentos são, quase sempre, negativos. Acumulam-se as ideias que nada dá certo na vida. Que sempre foi uma pessoa fracassada. As outras pessoas conseguem vitórias mas ela, pessoa deprimida, será sempre derrotada. Nem adianta tentar! Claro que esse raciocínio piora mais ainda.
Para combater essa forma de pensar, surgiram e surgem ainda, muitos livros e canções para elevar a estima. Entre os livros deste tipo, recomendo os de Augusto Cury. Linguagem simples e direta de fácil entendimento. Vale a pena fazer essa leitura. Neste sentido uma música muito boa é "Tente outra vez". Com Sílvio Brito ou com Raul Seixas, a letra insiste que nunca devemos desanimar diante das derrotas. Devemos até aprender com as quedas. Vejamos a letra da música:
"Veja! Não diga que a canção. Está perdida. Tenha fé em Deus. Tenha fé na vida. Tente outra vez!...Tente! Levante sua mão sedenta. E recomece a andar. Não pense. Que a cabeça aguenta. Se você parar. Tente! E não diga. Que a vitória está perdida. Se é de batalhas Que se vive a vida. Tente outra vez". De alguma forma, os líderes da Igreja tem essa nobre missão de animar o povo e manter as esperanças. Que missão nobre é alimentar a fé do povo em caminho.. Foi isso que fez o Profeta Baruc.
Vamos conferir: "Coragem, meu povo, que sois a lembrança viva de Israel...Animai-vos, meus filhos, e clamai a Deus; ele, que vos fez sofrer, há de lembrar-se de vós. Como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes maior. Aquele que trouxe sofrimento para vós, para vós trará, com a vossa salvação, eterna alegria"(Br 4,5-12.27-29). Nós que cremos em Deus e somos batizados na Igreja de Jesus Cristo devemos continuar essa missão de animar o povo e alimentar as esperanças. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que percamos o ânimo e a esperança!
- Libertai-nos das armadilhas do desânimo!
- Curai as pessoas deprimidas!
- Dai-nos coragem para sempre recomeçar, se cairmos!
- Recebei nossos louvores por conservar nossas esperanças...
AMÉM.
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que percamos o ânimo e a esperança!
- Libertai-nos das armadilhas do desânimo!
- Curai as pessoas deprimidas!
- Dai-nos coragem para sempre recomeçar, se cairmos!
- Recebei nossos louvores por conservar nossas esperanças...
AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário