CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

    
                                                                   "OLHO DE CANA" (Is 40, 1-11).
                                                                                                                    Pe. Natalício.






                                                                   Nessa última viagem que fiz com minha mãe à Minas Gerais, tive algumas surpresas agradáveis. Uma delas aconteceu na casa de meu primo Antonio, no Córrego do Engenho, local onde nasci. A casa é a mesma onde morava o tio Sebastião, irmão do papai casado com a irmã de minha mãe; tio Sebastião e tia Maria. A casa foi remodelada com energia elétrica, geladeira e televisão; bem diferente do meu tempo de criança. Apesar das modernidades algumas coisas permanecem como antes, por exemplo o engenho de cana de fazer rapadura.
                                                                   Tivemos a alegria de ajudar o meu primo Antonio a enformar um tacho de melado. Aquilo me trouxe uma saudade enorme do papai! Cresci trabalhando com ele. Tínhamos o engenho e uma junta de boi para moer cana e fazer rapadura. É um processo longo plantar e cuidar do canavial. Cortar árvores pra fazer lenha que era utilizada para ferver a garapa e ferver a rapadura. Tudo no tempo certo. Papai fazia tudo corretamente. Eu e meus irmãos , ainda criança ajudávamos. Era um processo educativo, não era trabalho escravo. Aprendemos que o trabalho dignifica a pessoa e que a convivência com a família é a melhor escola!
                                                                  Quando a cana estava no ponto (antes de soltar pendão), normalmente no mês de junho, papai montava toda estrutura para a grande obra. Com um grande facão papai cortava cada pé de cana, tirava  a parte de cima com as folhas verdes e separava o tronco principal para ser levada ao engenho. Quando a cana era grande, o tronco era partido em duas partes. Enquanto papai fazia este trabalho, o meu irmão e eu, fazíamos grandes feixes de cana que eram levadas até o engenho. Também fazíamos o mesmo com os ponteiros da cana para levar até o curral para alimentar as vacas. Os ponteiros eram chamados de olho de cana. Esses feixes, eram transportados em nosso cavalo.
                                                                  Quase sempre, no meio do ano o gado sofre com a falta de pasto e o olho de cana é um reforço. Era muito bonito ver o papai cuidando do gado distribuindo olho de cana. Ele cuidava de todos animais com muito carinho. Mas havia um carinho especial, com os mais novos e mais fracos. Ao lembrar disso, penso no grande carinho que Deus tem com seu povo. Isso está bem expresso, no Livro do Profeta Isaías. Onde podemos ler o seguinte: “Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães” (Is 40, 1-11).
                                                                   As Promessas Divinas foram concretizadas em Seu Filho Jesus Cristo e, ainda hoje, atraves da Igreja. Jesus se intitulou o Bom Pastor e contou Parabolas sobre o Pastor que busca a ovelha perdida. Por fim Jesus criou a Igreja que continua a Missao de pastorear. As varias pastorais da Igreja devem procurar as pessoas afastadas e sofridas e conduzi-las ao Bom Pastor. A novena de Natal e um metodo muito eficaz nesse sentido. As Santas Missoes Populares contribuem maravilhosamente no resgate de ovelhas perdidas. A Igreja deve investir mais nas pastorais. Creio nisso! Prego isso! Trabalho para isso! E que ASSIM SEJA...
                      

ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito
- Nao permitas que hajam ovelhas perdidas!
- Abencoai todo trabalho pastoral da Igreja!
- Continuai realizando Vossas promessas!
- Perdoai-nos por nao sermos melhores no trabalho pastoral!
- Aceitai nossa gratidao pelo Vosso carinho pastoral...
                                                                                                  AMEM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário