CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 14 de dezembro de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


 
    
   

                           "CAPADO GORDO"(Eclo 48, 1-4. 9-11).
                                                 Pe. Natalício.

                                                   
                                                                                   Desde que me lembro, meu pai sempre criou e engordou porcos. Com fubá do nosso moinho, era fácil a engorda. Cozinhava abóbora, mamão ou mesmo folha de inhame junto com o fubá e a porcada fazia a festa. Festa mesmo fazíamos nós quando papai matava um capado gordo. Ele mesmo castrava os leitões e colocava pra engorda. Meus irmãos e eu cuidávamos de alimentá-los pela manhã e pela tarde. Mas na hora de matar o capado era muita alegria. Papai cortava folha seca de bananeira e queimava em cima do porco. Raspava os pelos e sapecava bem o rabo do bicho e comíamos ali mesmo no chiqueiro.
                                                                                    Como era bom comer os pedaços de carnes fritas e guardados na banha dentro de uma lata grande! O triste era quando chegava na quarta feira ou no sábado. Todas as semanas, nestes dois dias, papai e mamãe não comiam carne. Era o compromisso que assumiram quando entraram na Irmandade do Carmo. Seguindo a tradição dos meus avós, eles também tornaram-se carmelitas. Está relacionado com o Monte Carmelo e com o Profeta Elias. Quantas revelações e milagres aconteceram naquele monte! Quando fui a Terra Santa tive a alegria de presidir uma missa naquele lugar. Estivemos na caverna de Elias.
                                                                                     Este, foi um grande profeta. Embora no Cânon Bíblico não consta nenhum livro escrito por Elias, teve forte participação no período da monarquia e é citado muitas vezes nos textos bíblicos. O próprio Jesus fala muito dele. É citado nos quatro Evangelhos. Na transfiguração ele aparece ao lado de Moisés com Jesus. O Mestre fala do seu sofrimento comparando-o com João Batista (Mt 17, 10 - 13).  Mas o Livro do Eclesiástico fala algo impressionante desse profeta. Podemos perceber que é posterior a assunção dele. Vejamos...
                                                                                     "Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!" (Eclo 48,1-4.9-11). Notem que o escritor sagrado conversa com o Profeta depois que tinha sido arrebatado. É interessante essa comunicação! Comprova que podemos falar com alguém depois que parte deste mundo.
                                                                                         A última frase do texto que lemos, nos chama muito a atenção: " Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!" O testemunho de Elias permanece até hoje! Sua fidelidade ao Deus de Israel é impressionante! É um convite a todos nós a fazer o mesmo! Rejeitar toda idolatria e confiar na Fidelidade de Deus no cumprimento de Suas Promessas. Da mesma forma que Elias foi corajoso perante os pagãos e não retrocedeu diante do sofrimento. O povo cristão também é estimulado a este comportamento. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...



ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que esqueçamos o testemunho do Profeta Elias!
- Fazei-nos conhecer melhor o testemunho de Elias!
- Dai-nos coragem e sabedoria diante dos ídolos modernos!
- Perdoa-nos pelas vezes que fracassamos diante dos sofrimentos!
- Recebei nossa louvação, pelo testemunho do Profeta Elias!
                                                                                             AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário