CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 16 de agosto de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


  

              "EU E O DOUTOR SANDRINE" (Ez 18, 1-10. 13b. 30-32).
                                    Pe Natalício.
                                                  Era o ano de 1975. Dia 4 de março, saí da casa de meu pai e fui para o Seminário. Por 5 meses morei na cidade Santo Inácio. Em agosto de 1975, vim morar em Apucarana e estudar no Colégio São José. Ali, fiz a quinta, sexta e sétima série ginasial. Enfrentei muitas dificuldades, até porque era um curso supletivo. No final de 1976, passei por forte crise vocacional. Pedi socorro ao Bispo da época, Dom Romeu Alberti. Passei o período de férias em Jacutinga com o Padre Zezinho Meira.
                                                       Não sendo possível continuar os estudos em Jacutinga, voltei a falar com o Senhor Bispo que me fez três propostas: Devia escolher entre Jardim Alegre, Colorado ou Santa Fé. Em Jardim Alegre estava o Padre Aristides. Em Colorado, Padre Amauri de Aviz e em Santa Fé, o Padre Dé. Seguindo orientação do Padre Tito, que era Reitor, acabei indo para Santa Fé. Na primeira conversa que tivemos, (o Bispo, Padre Dé, Padre Tito e eu) recebi uma série de broncas, uma delas é que eu devia arrumar os meus dentes. Havia uns dois ou três fortemente cariados. Inclusive um da frente estava quebrado no meio.
                                                       Não gostei de receber a bronca, porém depois agradeci! Recebi a bronca mas recebi ajuda também! Foi assim que conheci o Doutor Sandrine que fez o primeiro tratamento dos meus dentes. Nunca tinha ido ao dentista! Nunca tinha escovado os dentes! Não fazia parte de nossa cultura familiar. Poderia dizer que é culpa de meus pais? Sim. Mas eles também receberam essa cultura. Portanto, os filhos pagam pelos erros dos pais. É uma questão de causa e consequência diretas. Porém no sentido espiritual não é assim!
                                                        Ao ler o Livro do Profeta Ezequiel, podemos entender isso facilmente! Através do Profeta o Senhor Deus afirma, que cada um paga pelo seu próprio pecado. Confiramos o texto: “Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados?’ Juro por minha vida —oráculo do Senhor Deus —, já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar é que deve morrer"(Ez 18, 1-10. 13b. 30-32).  Podemos perceber que o texto é claro sobre o que estou afirmando. Deus seria muito injusto se fizesse um inocente pagar pelo pecador.
                                                          Entre nós a um ditado maldoso que diz o seguinte: "Pau que nasce torto, morre torto"! Com isso querem afirmar que a pessoa que nasceu de família problemática, será sempre um problemático. Porém, isso não é sempre verdade! A afirmação pode até ser verdade em se tratando de pau, madeira... Mas pessoas são diferentes. Testemunhos é que não faltam. Há milhares pelo mundo afora, inclusive o meu! Sei que muita gente que se acha incompetente, desajeitado, "vida torta", pode mudar e realizar grandes projetos! Creio nisso! Prego isso! Trabalho para isso! E que ASSIM SEJA...

                   

ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos pessimistas!
- Dai-nos a compreensão do grande poder que temos!
- Tornai-nos sábios pra conduzir bem a nossa história!
- Perdoai-nos pelas vezes por ficarmos acomodados diante dos acontecimentos!
- Recebei nossos louvores por não castigar Vossos filhos!
                                                                                            AMÉM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário