CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


     

                        "PERGUNTA DE CIENTISTA" (Ez 24, 15-24).
                                                    Pe. Natalício.

                                                                  No meu tempo de Seminário, quando fazia Teologia, no Instituto Paulo VI em Londrina, aconteceram umas coisas interessantes. Havia um dia, durante toda semana, reservado para trabalhos de limpeza e conservação da casa. Naquele dia era feito uma escala para os vários serviços. O serviço era feito só na parte da tarde, pois toda manhã tínhamos aulas. No fim da tarde, depois do serviço feito, sentávamos na escadaria em frente ao prédio do Seminário e, antes de tomar banho saboreávamos uma cachacinha!
                                                                  Não era muita coisa, era só um golinho! Todos tomavam um pouquinho. As vezes era "Velho Barreiro" "Cinquenta e um" ou até mesmo uma artesanal. Mas nunca tomávamos demais. Com o passar dos anos, depois que fui ordenado Padre, aquela cachacinha começou a fazer muito mal. Provocava gastrite e deixava os dentes "dormentes". Tive que eliminar esse costume! Hoje não posso tomar nenhuma bebida alcoólica. Muitas vezes tenho vontade enorme! Pessoas amigas me convidam e sempre tenho que dizer não! E sempre a pergunta: "Porque" acontece isso comigo?
                                                                  Na verdade, nós gostamos muito de fazer a pergunta "PORQUE"?  Devíamos perguntar: "PARA QUE"? A primeira pergunta é própria de cientistas que buscam a causa das coisas. Muitas vezes não conseguimos achar as causas, até porque teríamos que entrar no Mistério de Deus e o Mistério de Deus é insondável! A segunda pergunta é própria dos moralistas que procuram aproveitar os acontecimentos para olhar em frente! Enquanto que o PORQUE aponta para trás, o PARA QUE aponta para frente, para o destino!
                                                                  Ao ler a Bíblia, encontramos vários fatos curiosos, onde os personagens passam por sofrimentos com objetivos claros. São fatos que provocam sofrimento, mas servem para orientar o povo. Um desses fatos aconteceu com o Profeta Ezequiel. Vamos ler o texto?
“Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados”. Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu".
                                                                  Esses acontecimentos com  o profeta, provocaram questionamento e natural mudança de atitude do povo. Voltemos ao texto:
"Então o povo perguntou-me: “Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes? ”Eu respondi-lhes: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas, que lá deixastes, tombarão pela espada". Depois que o Profeta explicou o PARA QUE, há uma conclusão importante: "Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus” (Ez 24, 15-24).
                                                                      Com isso podemos perceber que na vida da gente nada acontece por acaso! É muito importante perceber o que Deus deseja com esse ou aquele acontecimento. Por outro lado é importante saber que Deus comanda os acontecimentos na vida daqueles que o ama. É muito importante confiar neste comando! Como diz o Apóstolo Paulo, tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus! Quando isso acontece a gente tem mais serenidade e a vida é mais feliz! Creio nisso! Prego isso! Trabalho para isso! E que ASSIM SEJA...
                                                                               
ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas nossa revolta diante dos acontecimentos negativos!
- Tornai-nos sábios para entendermos Vossa Santa Vontade!
- Dai-nos entendimento para aprendermos as lições de cada acontecimento!
- Perdoai-nos pelas vezes que ficamos revoltados diante de certos fatos!
- Recebei nossa gratidão por se servir de nós na orientação do Vosso povo!
                                                                                                                            AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário