CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sábado, 30 de agosto de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


   

                              "SEPULCRO AMBULANTE" (1 Cor 1, 26-31).
                                            Pe. Natalício.

                                                          Terminando a Semana do Excepcional, quero fazer uma mensagem sobre isso. Tivemos na quarta feira passada uma Missa Especial com alunos e funcionários da APAE. No Evangelho Jesus falava de sepulcros caiados. Bonitos por fora e sujeira por dentro. Aproveitei para falar sobre o nosso comportamento. Muitas pessoas que não tem a beleza requisitada para o cinema, as revistas e novelas, possuem uma beleza interior que os olhos não veem. Por outro lado, pessoas que possuem uma beleza padrão, reconhecida e aplaudida por todos, tem um coração cheio de podridão!
                                                           Essa reflecção tem muito a ver com alunos e alunas da APAE. São bem diferentes da maioria. Muitas vezes são rejeitados e discriminados. Suas famílias sofrem muito e, muitas vezes, são discriminadas também. Acredito que algumas pessoas sentem nojo de conviver com essas pessoas ou até acham que é uma doença contagiosa. No entanto essas pessoas portadoras de deficiências tem o coração tão puro e tão simples como crianças. Jesus avisou que: "Quem não se tornar como criança não entra no Reino". Deveríamos aprender com essas pessoas.
                                                           As famílias, especialmente os pais, que tem pessoas assim, apesar do sofrimento, tem uma chance especial de santidade. Mas isso não é muito fácil! Muitas vezes cria revolta e cansaço. A minha família tem uma experiência dessa. Vai fazer 20 anos que nasceu o meu sobrinho Evandro, filho do Francisco e da Tereza. Quanta esperança, quantos sonhos durante a gravidez! Mas, ele nunca conseguiu falar e nem andar. Depende, em tudo, do pai e da mãe. A situação é tão séria que o casal não pode arrumar mais filhos. No entanto, esse menino é um sinal da Graça de Deus em nossa família!
                                                           Dentro daquele corpo deformado tem um anjinho de Deus nos advertindo sobre o nosso comportamento, muitas vezes, elegante, cheio de etiquetas, mas injusto, corrupto e maldoso. Dá pra perceber que o mal é muito maior do que conviver com aquele menino diferente. Fica comprovado a afirmação do Apóstolo Paulo, ali na Primeira Carta aos Corintios: "Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte. Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, para que ninguém possa gloriar-se diante Dele" (1 Cor 1, 26-31).
                                                          Diante dessa afirmação devemos rever nossas posições. Percebo que devemos nos converter muito mais. Todo charme da beleza das propagandas e dos outdoors, pode ser ilusório e servir para encobrir um monte de pecados. Muitas vezes podemos nos comportar como diz o ditado popular: "Tapar o sol com a peneira" . De fato, Deus não leva em conta a aparência. O que vale mesmo é o que temos por dentro. Seria muito bom se tivéssemos beleza por fora e por dentro. A beleza externa é relativa, depende de várias circunstâncias e de vários gostos. Porém, a beleza interior, essa pode ser eterna e podemos aperfeiçoa-la! Creio nisso! Prego isso! Trabalho para isso! E que ASSIM SEJA...


ORAÇÃO:

Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo vosso Poder Infinito:
- Não permitas que discriminemos as pessoas!
- Ajudai-nos a melhorar nossa beleza interior!
- Tornai-nos solidários com as pessoas diferentes!
- Perdoai-nos pelas vezes que sentimos dificuldade em conviver com pessoas diferentes!
- Acolhei nossa gratidão pelas pessoas que praticam a solidariedade!
                                                                                                       AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário