CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


 


                                                              "SINAL DE DIVISÃO"   (At 6, 8-15).
                                                                                                                         Pe. Natalício.


                                                                Esse tema é ambíguo.  Que sinal? De que divisão?  Sinal de divisão pode ser um marco de pedra ou de madeira colocado em algum lugar de um terreno mostrando a divisa de propriedade. Nas terras do meu pai, em Minas e aqui no Paraná, havia vários marcos. Ali nas terras do Jacutinga, havia um marco na divisa com o "Seu Joaquim Mineiro" e outro na divisa com o Zezinho Vilasboas. Mas sinal de divisão pode ser um símbolo gráfico numa operação matemática. Há um sinal que simboliza divisão de algarismos.
                                                                 Mas não quero falar disso aqui. Quero falar de uma outra divisão! Divisão da comunidade promovida por intrigas, disputas e rivalidades. Isso é coisa velha. Sempre houve divisão maldosa entre pessoas, famílias e povos. Já no começo da Bíblia aparece a divisão entre Abel e Caim, cuja consequência foi desastrosa: um irmão assassinou o outro. Esse tipo de divisão é provocada pelo espírito maligno. Conhecemos também a história de Isau e Jacó, dois filhos de Isaac. São divisões que levam à morte.
                                                                   Ao ler o Livro dos Atos dos Apóstolos, encontramos uma outra história sofrida por causa da inveja. Dessa vez a vítima foi Estêvão. Vejamos o texto: "Naqueles dias, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e ale­xandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão... "Subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moi­sés e contra Deus... Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei" (At 6, 8-15).
                                                                    A inveja é grande sinal de divisão. Pessoa invejosa não consegue ver o progresso dos outros. Faz tudo para pejudicar a felicidade alheia. Quantas comunidades acabam fracassando por causa da inveja das pessoas que não fazem nada a ainda prejudicam quem quer fazer alguma coisa pelo bem comum. Devemos pedir sempre a Deus pra nos proteger contra esse tipo de gente. Por outro lado, devemos esforçar para não nos tornarmos semelhante a essa gente.Creio nisso! Prego isso! E que ASSIM SEJA...




ORAÇÃO:


Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que prejudiquemos a felicidade alheia!
- Libertai-nos do ataque dos invejosos!
- Dai-nos sabedoria para não sermos causas de divisões da comunidade!
- Fazei-nos trabalharmos em comunidade!
- Recebei nossos louvores pela perseverança do jovem Estevão...
                                                                                                                   AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário