"AVENTURA NAS ESTRADAS" (At 12, 24 - 13, 5).
Pe. Natalício.
No próximo dia primeiro de maio, devo presidir Missa na Paróquia São João Batista em São João do Ivai. Ali foi minha primeira Paróquia! Fui empossado no dia 15 de janeiro de 1989 e desempenhei minha missão de Pároco, até 12 de fevereiro de 1994, quando fui empossado Pároco da Paróquia Bom Jesus de Ivaiporã. Foram 5 anos e 27 dias de vida doada em São João do Ivai. Agora, por ocasião do meu jubileu de 25 anos de ordenação presbiteral, terei a alegria de rever muita gente.
Além de São João do Ivai, devo fazer outras viagens. Aliás minha vida tem sido marcada por tantas viagens missionárias. "Ir pelo mundo" é algo que faz parte de minha vocação. Aqui em Marilândia do Sul não é diferente. Mesmo com o carrinho velho, no começo do trabalho, não deixava de ir pelas estradas levar a mensagem do Evangelho. Era um carro gol do ano de 1995 e já estava bem usado. Por algumas vezes deu probelmas sérios nas viagens.
Certa vez, eu e meu ministro José Ferraz, estávamos indo para Colorado, no norte da Diocese. Era uma Missa em preparação para a festa de aniversario da Paróquia. Antes de chegarmos, na saida da cidade de Igruaraçú, percebi que havia um carro nos seguindo e dava sinal de luz avisando de alguma coisa. Paramos e percebemos que a água do radiador do carro estava vazando rapidamente. Era uma magueirinha que estava muito usada e tinha a ponta rachada.
Telefonema para um lado e para outro... Já estava no fim da tarde e a noite já vinha chegando. Sei que tivemos ajuda de alguem e conseguimos chegar pra Missa. Mas não foi sempre assim! Em outra oportunidade tive que deixar o carro para buscar depois. Quantas aventuras nos caminhos da missão! Isso também acontecia no começo da evangelização. As viagens dos primeiros cristãos foram assim também. Vejamos o que aconteceu no começo das viagens. Começando em Antioquia.
"Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separei-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado. Então, jejuando e orando, empuseram-lhe as mãos e os despediram. Enviados assim pelo Espírito Santo, foram a Selêucida e dali navegaram para a ilha de Chipre. Chegados a Salamina, pregavam a Palavara de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham com eles João para auxiliá-los" (At 12, 24 - 13, 5).
Aquele entusiasmo não devia ter acabado. Mas com o passar dos anos, a Igreja foi se acomodando. Houve um golpe disfarçado na obra missionária e o ardor missionário foi sendo apagado. Quando o Império ficou de bem com a Igreja teve-se a sensação de vitória cristã. Mas foi um golpe. Perdemos nossa originalidade. Ficamos amadrinhados com o poder do Rei ou Imperador. Mas devemos resgatar a fibra missionária. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que continuemos desanimados na missão!
- Renovai, em nós, o ardor missionário dos primeiros cristãos!
- Dispertai nos jovens, o desejo de anunciar o Evangelho pelo mundo!
- Abençoai todo o trabalhor formativo em nosso Seminário!
- Aceitai nossos louvores pelas viagens missionárias de Barnabé e Saulo....
AMÉM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário