CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

        Foto     Foto   
   
                                                                          "UM PAR DE ÓCULOS" (At 3, 1-10).
                                                                                                                           Pe. Natalício. 
 
 





                                                                                                    Constantemente vou atender confissões na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rio Bom. Todos os anos, na preparação para o Natal e para a Páscoa, tenho colaborado com o Pároco. Primeiramente era o Pe. João Osório. Agora, recentemente, o Pe. Edson Zamiro. Tem algumas pessoas que frequentemente confessam comigo. Isso é até normal. Acontece em qualquer Paróquia. O atendimento nas confissões é parecido com um consulta médica. Todos nós temos nosso médico de preferência. Claro que nas emergênciasaceitamos aquele que estiver disponível! Isso é muito normal e aceitável.
                                                                            Em Rio Bom, há um senhor que confessa sempre comigo. É uma pessoa deficiente visual e faz uma confissão bem feita. Nós crescemos juntos. Tenho aprendido muito com esse momento precioso. Conversamos muito mas ele não me vê. Sei que enxergar é muito precioso! Tão precioso que os oculistas tem caprichado cada vez mais para nos facilitar neste sentido. Lembro-me do meu primeiro par de óculos. Foi no começo de minha vida nos estudos no seminário. Estava fazendo a oitava série na cidade de Santa Fé. Não me lembro qual foi o médico oculista que fez minha primeira receita.
                                                                            Não me lembro quantas vezes já troquei de óculos, mas ultimamente sou atendido pelo Dr. Lino de Ivaiporã, ali na praça da Igreja Bom Jesus. Este que uso agora é multifocal e foi difícil acostumar-me ao seu uso. Mas, como tem sido útil nos meus trabalhos! Tão importante para fazer minhas leituras, para os trabalho no computador, para dirigir o carro no trabalho missionário. Mas também tão importante para contemplar o rosto das pessoas. É muito importante olhar nas faces que quem fala conosco. Olhar é uma forma de comunicação muito importante. O próprio Jesus mandou olhar os lírios do campo e os pássaros do céu. (Mt 6, 28 e Lc 12, 27).
                                                                            Ao ler o Livro do Atos dos Apóstolos, na cura do paralítico na porta Formosa do Templo em Jerusalém, no momento em que o homem pedia esmola, antes da cura, há um pequeno detalhe pouco percebido pelos leitores. Os Apóstolos pedem uma troca de olhares. Vejamos o texto:  "
Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: Olha para nós. Ele os olhou com atenção esperando receber deles alguma coisa.Pedro, porém, disse: Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda! E tomando-o pela mão direita, levantou-o"(At 3, 1-10).
                                                                                                      Olhar nos olhos! A troca de olhares é tão importante que Padre Zezinho compôs e cantou uma canção falando nisso. "Olhares" é o nome dessa música que fala dos tres olhares mais lindos do mundo. Mas não basta ter olhos lindos e funcionando bem. É preciso ter sentimento. é preciso enxergar com os olhos do coração. Devemos trabalhar essa dimensão tão preciosa na convivência com as pessoas. Mais do que esmola, as pessoas precisam de atenção. Não podemos dar esmola apenas por obrigação. Devemos, antes de tudo, amar as pessoas. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
 
 
 
 
ORAÇÃO:
 
 
Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos indiferentes ao sofrimento das pessoas!
- Fazei-nos solidários com as pessoas que sofrem!

- Protegei nossos olhos para praticarmos a Caridade a quem precisa!
- Dai-nos entendimento de que as pessoas precisam mais de carinho do que matéria!
- Recebei nossa gratidão pelos milagres realizados pelos cristãos...
                                                                                               AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário