CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.


   
          
                            "PADRIM SANTIAGO" (At 17, 15.22-18,1).
                                   Pe. Natalício.

                                                            Quando fui nomeado Pároco para Marilândia do Sul, já conhecia algumas características da cidade e do município. Conhecia algumas coisas sobre o Castelo Eldorado. Também sobre a atuação da dona Senhorinha. Sabia que era a cidade da cenoura e que havia muita gente trabalhando na horta. Era conhecida também a história dos diferentes padres que viveram nesta paróquia. Houve até a morte de um, sozinho, dentro da casa paroquial. Para tirar o corpo tiveram que arrombar a porta do quarto.
                                                             Também se falava muito de um Místico Pioneiro que marcou a história desse povo. Santiago Lopes José, muito mais que uma lenda. Seus descendentes são meus paroquianos. Tem até uma capela dedicada a ele na entrada da cidade. Esse homem marcou tanto que até hoje tem uma parcela da população da cidade que segue os costumes e tradições. Muita gente o chama de "Padrim Santiago".  Claro que todo Líder não agrada a todos e sempre tem oposição. Com Santiago não é diferente...
                                                              Ao chegar nesta Terra Mariana, procurei me inculturar. Me informei melhor sobre a fé, costumes e tradições que tem essa gente. Procurei respeitar a caminhada de fé procurando valorizar o que há de bom. Sei que alguns padres tentaram enfrentar as tradições do Patriarca, mas não levaram sucesso. O que aprendemos no seminário é que devemos inculturar nas diferentes comunidades por onde formos evangelizando. Foi isso que Jesus Cristo fez quando se tornou humano no ventre de Maria Santíssima.
                                                             Testemunho maravilhoso sobre isso teve o Apóstolo Paulo na cidade de Atenas. Ao falar com aquele povo politeísta reunido, disse: "Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido"’. O homem de Deus reconhece os valores daquele povo e parte disso para falar do Deus Eterno, Criador do céu e da terra.
                                                             Mas inculturação não é aceitar tudo e renunciar sua fé e forma de crê. Com respeito ao diferente, apresentar sua posição com calma e serenidade. Foi isso que aconteceu com Paulo quando afirmou: "Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. Também não é servido por mãos humanas"...(At 17, 15.22-18,1).
                                                              De fato, a inculturação é elemento essencial no processo de evangelização. Quero continuar progredindo nesse sentido. Agora que vou assumir minha quarta Paróquia, em Jardim Alegre, devo conviver com aquela porção maravilhosa do povo de Deus. Na convivência iremos ensinar e aprender. Será um intercâmbio maravilhoso. Creio nisso! Prego isso! Trabalho pra isso! E que ASSIM SEJA...
                                                          
                                                       

ORAÇÃO:



Ó Deus, Pai de Poder!
Pelo Vosso Poder Infinito:
- Não permitas que sejamos arrogantes no processo de evangelizar!
- Dai-nos sabedoria para evangelizar as culturas!
- Fazei-nos humildes para aprender sempre mais na inculturação!
- Perdoai-nos pelas vazes que somos arrogantes na evangelização!
- Aceitai nosso louvores pela inculturação dos Vossos Apóstolos e profetas....
                                                                                                                                 AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário